Crescimento e Otimização

Aprenda a criar estratégias empresariais com análise de dados

SAP Concur |

Hoje em dia, é muito difícil conseguir estruturar uma empresa sem nenhum tipo de análise de dados, visto que, ao longo dos anos, as empresas passaram a coletar informações cruciais que ajudam na hora de tomar decisões.

O procedimento de análise de dados pode ser utilizado em inúmeras áreas, no entanto, o uso no universo corporativo tem ganhado mais destaque, já que as empresas sofrem o grande impacto da transformação digital.

Além disso, a utilização desse procedimento beneficia não somente as empresas, mas também o meio ambiente, já que traz a preservação dos recursos naturais do planeta, pois permite monitorar o desempenho da empresa, assim evitando gastos, desperdícios desnecessários, e favorecendo os resultados e as tomadas de decisões.

Em 2021, a pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), mostrou que 95% das empresas brasileiras prezam pelo tema ESG (que em português significa governança socioambiental e corporativa), mostrando o aumento da procura pela sustentabilidade.

Além do mais, a Forrester relata em seu estudo, Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, que empresas orientadas por dados aumentam o faturamento em 30% ao ano.

Por isso é tão importante saber o que é análise de dados e como criar estratégias empresariais que trazem benefícios.

Veja também: Quais os principais pilares da ESG em viagens corporativas

O que é análise de dados?

Análise de dados é a utilização de informações a partir de estatísticas para facilitar a tomada de decisões de uma empresa e torná-las mais assertivas.

Neste artigo veremos mais sobre 4 tipos de análise de dados que auxiliam na criação de novos caminhos estratégicos para a sua empresa:

  • Descritiva

  • Preditiva

  • Prescritiva

  • Diagnóstica

Veja também: Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente

4 tipos de análise de dados para criar estratégias

É importante compreender quais os tipos de análises para determinar qual a mais produtiva para o seu negócio. Veja abaixo:

1. Análise descritiva

Este tipo de análise é baseado em fatos, feito a partir de resultados obtidos. Um de seus principais objetivos é construir estratégias para o presente, não para o futuro.

2. Análise preditiva

O modelo mais popular de análise de dados é o de análise preditiva, pois, por mais que não possamos prever o futuro, podemos utilizar o passado como referência para criar cenários futuros tanto para o lado positivo, quanto para o lado negativo. Ou seja, dá para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.

É válido ressaltar que, em uma análise preditiva, não é possível prever o futuro, mas é possível se preparar para o pior, por exemplo.

3. Análise prescritiva

A análise prescritiva, no entanto, pode se dizer que é seguida da análise preditiva, pois ela surge após os resultados da preditiva. E isso se dá pois ela não conta com a possibilidade de enxergar o futuro, mas sim com as opções existentes após as tomadas de decisão.

Esse tipo de análise de dados foca em identificar estratégias com padrões que já existem, tornando as decisões mais assertivas.

4. Análise diagnóstica

A análise diagnóstica avalia os resultados após as decisões. Isto é, ela analisa todas as decisões e identifica os tipos de resultados obtidos.

Esse tipo de análise ajuda a criar estratégias para a empresa, pois precisa de uma participação ativa do ser humano durante a avaliação dos dados para saber o que deu certo e o que não deu.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

Benefícios da análise de dados

Se torna mais fácil aumentar a chance de crescimento de uma empresa quando ela se baseia em fatos, não em achismos. Por isso, é preciso ter estratégias e planejamentos para definir o que vai ser mais vantajoso para a empresa.

Saiba mais: É possível realizar a previsão financeira no seu negócio?

Visibilidade no mercado

É preciso ter uma ideia de como está o mercado na hora de abrir um negócio, ou até mesmo na hora de investir para obter um bom retorno.

A análise de dados é responsável por identificar o perfil de cada cliente, as estratégias dos concorrentes, e as melhorias que a sua empresa pode apresentar.

Compreender o cliente

O cliente é o motivo e a razão do seu negócio existir, por isso, é importante que ele esteja satisfeito com o que você oferece.

Compreender o cliente é uma obrigação, e utilizar a análise de dados é uma necessidade quando você deseja melhorar e aumentar o seu empreendimento.

Redução de custos e riscos

Utilizar a análise de dados beneficia as empresas quanto à redução de custos e riscos, pois, com tomadas de decisões mais precisas, os resultados são mais eficientes, assim podendo se preparar para imprevistos.

Ela ajuda a reduzir custos pois, depois de uma análise, a empresa consegue identificar as áreas operacionais que necessitam de mais investimento, assim podendo reduzir custos desnecessários.

Veja também: 9 dicas para realizar uma boa gestão de custos empresariais

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo e-mail: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Crescimento e Otimização
O tempo é nosso bem mais preciosos, decidir como gastá-lo é uma tarefa muito importante para uma qualidade de vida melhor, confira como fazer a gestão de tempo em viagens
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Montar uma cultura organizacional fortalecida é um dos maiores desafios atuais. Aprenda como montar com eficiência uma cultura inovadora.
Continue lendo
Crescimento e Otimização
Se você quer estar por dentro dos 5 passos para conseguir economizar nas viagens corporativas, confira este artigo.
Continue lendo