Crescimento e Otimização

7 passos de como montar um plano de ação na empresa

SAP Concur |

Empresas que desejam se destacar no mercado precisam ter boas estratégias e organização para o bom andamento do empreendimento. Nesse sentido, é importante saber como montar um plano de ação, afinal, trata-se de uma excelente ferramenta que ajuda na potencialização de resultados.

Somado a isso, o plano de atividade ajuda na produtividade da empresa, aumenta os indicadores de desempenho, detalha as ações que serão tomadas e contribuem para alcançar as metas e gerar visibilidade para a marca.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, neste post, vamos explicar o conceito de plano de ação, sua importância, como implementá-lo e quais ferramentas utilizar para obter êxito. Boa leitura!

O que é o plano de ação e para que ele serve?

O plano de ação é uma alternativa criada a fim de ajudar as empresas a saberem o que fazer e as prioridades do momento, ou seja, usa como molde metodologias e cronogramas. Dessa maneira, o trabalho fica mais dinâmico, a equipe se une a fim de bater a meta, além de fornecer a coleta e análise de dados para propor soluções.

Somado a isso, é importante frisar os elementos imprescindíveis para a construção de um bom plano de ação: objetivo geral, metas, lista de ações e tarefas a serem realizadas, recursos financeiros e objetivos gerais.

Qual a importância do plano de ação em uma empresa?

É fato que toda grande empresa visa a lucratividade e prestígio social. Diante disso, o plano de ação é um recurso que ajuda muito no controle financeiro, ou seja, quando a atividade é bem executada, o lucro é uma consequência.

Somado a isso, o plano de ação ajuda os gestores a desenvolver projetos e planos de negócio com um planejamento detalhado com o intuito de maximizar as vendas e os serviços oferecidos, além de agradar os clientes que, por sua vez, é alma de todo e qualquer marca.

Quais são os passos para quem deseja montar um plano de ação para a empresa?

Depois de você entender um pouco sobre conceitos básicos relacionados ao plano de ação e a sua importância, agora abordaremos como funciona, na prática, o início do seu desenvolvimento. A seguir, acompanhe alguns passos importantes para criar um pano de atividade coerente e preciso.

1. Trace seu objetivo principal

A primeira conduta a ser tomada é saber onde quer chegar, quais são as metas e perspectivas. Desse modo, é preciso informar à equipe de trabalho o que precisa ser feito, com o intuito de que todos lutem por esse mesmo ideal. Assim, com uma rede colaborativa criada, o plano de ação é desenvolvido de maneira mais leve e o processo de execução torna-se mais rápido.

2. Crie metas realísticas

É importante sonhar grande e ter metas mais ambiciosas, porém é fundamental ter os pés no chão e realizar tarefas que estejam conforme a realidade da sua empresa. Logo, crie prazos longos, não sobrecarregue os seus funcionários, seja flexível e tenha na sua empresa um ambiente harmônico.

3. Liste todas as tarefas necessárias

É importante inserir no plano de ação as atividades que deseja realizar, desde as pequenas até as grandes. Todo o processo precisa ser registrado, assim como os gastos e o tempo necessário para a realização de cada etapa. Logo, com essa organização é mais fácil atingir os objetivos e os funcionários saberão exatamente quais são as suas responsabilidades frente à empresa.

4. Divida tarefas complexas em partes menores

Na maioria das vezes é preciso ser coerente e consciente a fim de se conquistar algo. Nesse contexto, em vez de demandar uma tarefa complexa para uma única pessoa, fragmente-a para o trabalho ser melhor gerenciado. Afinal, quando há muitas pessoas executando um plano, a chance de sucesso é maior. Logo, ter uma gestão de tarefas bem dividida colabora para o processo.

Além disso, saiba delegar tarefas às pessoas certas. Considere as habilidades que cada profissional oferece para desenvolver determinadas atividades. Assim, realizando boas escolhas, os colaboradores ficam mais motivados e os serviços são entregues com mais qualidade e em tempo hábil.

Nenhuma gestão funciona sem um plano organizado com prazo e datas limites. Nessa perspectiva, aquela sensação de imediatismo e alto rendimento em pouco tempo acaba substituindo a procrastinação. Assim, o colaborador consegue se programar bem, a fim de entregar a tarefa no período proposto.

6. Torne seu plano de ação visual

Muitas pessoas gostam de trabalhar a partir de uma representação visual, ou seja, analisar tabelas e gráficos sobre o rendimento da equipe durante um intervalo de tempo. Assim, é possível verificar em detalhes qual o setor teve maior destaque, quais colaboradores cumpriram efetivamente as tarefas e como está o andamento geral do projeto.

7. Acompanhe o andamento de todo processo

Uma empresa visionária é aquela que compartilha com os seus colaboradores o plano de ação e recebe opiniões acerca de como está sendo o desenvolvimento. Assim, criar um cronograma e relatórios integrados com todos os dados desde o início do plano de ação, é uma excelente ideia, por permitir acompanhar de perto toda a evolução.

Quais ferramentas podem auxiliar na criação e acompanhamento dos planos de ação?

Para a execução de um plano de ação é preciso ter em mente que alguns desafios podem surgir. Assim, algumas ferramentas devem ser utilizadas a fim de facilitar o processo, como a Matriz RACI, que é uma forma simples e segura de documentar diferentes funções em um plano de atividades laborais.

Para desenvolver uma matriz RACI é importante identificar as tarefas envolvidas no plano de ação e listar todas em um gráfico, sempre em ordem de conclusão. Preencha a matriz de maneira correta anotando cada tarefa e quem é responsável por ela.

Somado a isso, outra estratégia viável é o plano de ação denominado de 5W2H. Nesse sentido, são feitas perguntas básicas que ajudar de forma direta no plano de ação como: o que fazer, por que, onde, quem, quando, como e quanto. A ideia central é que após responder essas perguntas você tenha noção dos principais objetivos da sua marca.

A metodologia chamada SMART foi criada com o intuito de ajudar os empreendedores a definir metas inteligentes. Essa ferramenta tem como composição de sua sigla: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Por fim, agora que você já sabe como montar um plano de ação, tente aplicá-lo em seu empreendimento, adapte o que for preciso e busque sempre prezar pela eficácia na entrega dos serviços. Afinal, não adianta fornecer serviços em tempo recorde se eles não oferecem um mínimo de qualidade.

Gostou das informações apresentadas? Então, aproveite para deixar um comentário nesse post para sabermos o que você achou sobre o assunto abordado.

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