Crescimento e Otimização

Descubra as etapas essenciais de um planejamento estratégico de negócio

SAP Concur |

O sonho de todo empresário é ver a sua empresa crescer, dar lucros e alcançar o sucesso. Mas esse caminho não é fácil de ser traçado e precisa de muita visão de negócio e de boas estratégias para que sua empresa possa se manter saudável financeiramente, competitiva e com destaque no mercado.

Muitas empresas acabam por entrar em uma zona de conforto onde não conseguem sair por falta de visão de futuro e, quando tentam, sem preparo e sem boas estratégias, tomam grandes prejuízos que podem trazer muitos problemas para a empresa e, em alguns casos, até mesmo fechar.

Por isso, saber como montar um planejamento estratégico de negócios é tão importante, com ele, é possível guiar sua empresa pelo caminho certo que você deseja seguir e alcançar. Dessa forma, no artigo de hoje, falaremos tudo sobre planejamento estratégico de negócios, suas etapas e como você pode montar um para a sua empresa.

Veja mais: Sistema de viagens corporativas: por que é tão necessário?

O que é planejamento estratégico de negócios?

Porém, antes de começarmos com as dicas e o passo a passo para montar o seu próprio planejamento estratégico de negócios, vamos entender o que é isso.

O planejamento estratégico de negócios, nada mais é do que uma metodologia utilizada para estabelecer metas, objetivos, recursos e identificar ações necessárias para que a sua empresa alcance o sucesso desejado.

Ou seja, o planejamento estratégico de negócios é um documento que aborda o que sua empresa precisa fazer para ter sucesso. Para chegar a essas informações, é necessário fazer muitas pesquisas, conhecer o mercado em que sua empresa está inserida e muita eficiência para alcançar os objetivos.

Leia também: Relatório integrado: como otimizar as informações com as melhores práticas

Quais as vantagens de um planejamento estratégico de negócios?

Realizar um bom planejamento estratégico de negócios pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. O principal objetivo de se realizar esse planejamento é, como já falamos, ajudar sua empresa a alcançar o sucesso tão almejado.

Porém, esse não é o único benefício que sua empresa pode ter. Por isso, separamos alguns dos principais exemplos que sua empresa pode ter.

  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;

  • Permite mais agilidade e assertividade na hora de tomar decisões;

  • Garante que sua empresa esteja preparada para as mudanças que o mercado apresenta;

  • Otimização de recursos;

  • Integração e motivação das equipes;

  • Projeção de desafios que possam aparecer;

  • E muito mais.

Veja mais: Plano de gestão de crises: como criar um em 6 passos simples

Etapas do planejamento estratégico de negócios?

Antes de falarmos sobre as dicas de como montar um planejamento estratégico de negócios, vamos entender quais são as etapas que compõem esse planejamento.

De acordo com o Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, existem basicamente quatro etapas a serem definidas para se colocar em prática o planejamento estratégico de negócios.

Definir o negócio

A primeira etapa é dar um significado único para as suas atividades da empresa, a fim de evitar que ela seja percebida de maneira imprecisa.

Definir a visão de futuro

A próxima etapa é realizada com o propósito de definir o futuro da sua empresa, ou seja, criar a imagem da empresa em um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado essa imagem com a máxima satisfação dos clientes;

Definir a missão

Missão tem como origem o vocábulo “mitere”, que significa, a que foi enviado. É a razão de ser da empresa;

Definir os valores

Por último, é necessário que seja definido os valores ou princípios filosóficos que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age.

Veja também: O que é ESG aplicada à realidade de pequenas e médias empresas?

Como montar um planejamento estratégico de negócios

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para montar um planejamento estratégico de negócio eficiente e fácil. Vamos para as nossas dicas que ajudarão ainda mais na sua tarefa.

1 - Faça uma análise dos cenários

Para fazer um bom planejamento é necessária muita análise e estudo de mercado, tanto do cenário atual quanto do cenário futuro no qual você quer alcançar. Isso ajuda a trazer o seu planejamento estratégico para a situação real e específica da empresa.

Assim, fica mais tangível pensar sobre onde quer que ela esteja dentro de um determinado período. Além disso, fazer essas análises ajuda a prever possíveis obstáculos e problemas que podem surgir no dia a dia da sua empresa.

2 - Estabeleça metas e objetivos

Como já falamos anteriormente neste texto, o propósito do planejamento estratégico de negócios é ajudar sua empresa a alcançar o sucesso, mas para que isso seja possível é necessário que sejam estabelecidas metas e objetivos mensuráveis.

As metas devem ser atingidas a curto prazo e são quebradas em atividades menores. Já os objetivos, são realizações maiores que são realizadas a longo prazo.

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3 - Analise o ambiente interno

O próximo passo é entender e identificar os recursos disponíveis na sua empresa para que possa ser alcançado os objetivos desejados. Afinal, nada vai dar certo sem colaboradores motivados, insumos suficientes, instalações adequadas, processos claros e verba disponível, obviamente.

Para analisar o ambiente interno, liste quais recursos precisa utilizar para alcançar suas metas e objetivos.

4 - Público-alvo

Outro passo importante para a criação do seu planejamento estratégico de negócios é a identificação do seu público-alvo. Entender quem ele é pode trazer muitas informações sobre quais produtos e serviços eles preferem, quais os hábitos de consumo deles e, consequentemente, facilitar sua vida na hora de encontrar e se aproximar desses clientes.

Sem um público-alvo bem definido e uma estratégia clara, seus objetivos não poderão ser alcançados e sua empresa não alcançará o tão desejado sucesso.

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5 - Defina as estratégias

Após fazer todas as análises pertinentes, é importante começar a definir quais serão as estratégias utilizadas pela sua empresa para alcançar os objetivos definidos. Ou seja, você deve definir qual será o caminho percorrido pela sua empresa para que, no final, possa alcançar aqueles objetivos traçados anteriormente.

6 - Definas os KPIs

Por último, mas não menos importante, é hora de definir os indicadores chave de desempenho ou também chamados de KPIs. Com eles é possível mensurar como estão os resultados obtidos pela sua empresa e saber se ela está indo para a direção certa.

Em caso de precisar realizar mudanças, os KPIs servem, justamente, para identificar onde o seu planejamento necessita de alterações e melhorias para que os objetivos sejam conquistados.

Saiba mais: Quais os principais pilares da ESG em viagens corporativas

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