Mais do que uma questão de segurança

A mobilidade no local de trabalho já era um tópico em rápida mudança antes de 2020. Depois, no decorrer de apenas um ano civil, quase tudo mudou. Empresas de todo o mundo foram forçadas a repensar o que achavam que sabiam sobre como e onde o trabalho é feito. Isso significou reinventar muitas políticas e procedimentos desenvolvidos para gerenciar colaboradores, quer eles trabalhassem no escritório, em casa ou em campo. Devido a um ritmo vertiginoso de mudança e ao surgimento de novas categorias de risco graves, os empregadores desenvolveram um novo senso de urgência quando se tratava de proteger a saúde e a segurança de seus colaboradores.

Com a ênfase renovada no dever de diligência, as empresas estão adotando o fato de que os viajantes de negócios estão expostos a riscos em constante mudança e, às vezes, significativos para sua saúde e segurança. Do ponto de vista dos negócios, o dever de diligência agora é visto como uma ferramenta estratégica; uma maneira não somente de proteger os trabalhadores e aumentar a segurança nas viagens, mas também de fortalecer e sustentar as organizações.

À medida que os modelos de trabalho móvel e remoto se tornam cada vez mais predominantes, certas tendências estão moldando a força de trabalho global, influenciando a experiência dos colaboradores e afetando a abordagem das empresas quanto ao dever de diligência. Essas são apenas algumas tendências:

  • Trabalho remoto. Ordens para ficar em casa relacionadas à COVID provaram que trabalhar remotamente pode funcionar de verdade. A produtividade não é afetada, as ferramentas virtuais mantêm os canais de comunicação abertos e muitos colaboradores desfrutam de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Digitalização. Há um ecossistema de dados sensível e em constante mudança no centro de cada organização com uma força de trabalho remota ou que viaja. Quanto mais complexa a rede de colaboradores, maior a necessidade de ferramentas tecnológicas que protejam tanto as pessoas quanto os dados.
  • Bem-estar do trabalhador. Cada vez mais, os empregadores estão operacionalizando as conexões entre o bem-estar e o desempenho dos colaboradores. Em outras palavras, as empresas estão se apoiando no fato de que colaboradores felizes são colaboradores produtivos.

Não há metodologia predefinida que determine como as empresas podem e devem operacionalizar o dever de diligência. A abordagem correta depende de muitos fatores. Independentemente disso, o programa deve conter uma estratégia coesa que seja fácil para cada departamento entender e adotar.

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