Valor da franquia de bagagem: o que é e como calcular

27/04/2022

O valor da franquia de bagagem é uma das taxas que mais preocupam os viajantes, especialmente quando falamos de deslocamentos corporativos.
Na prática, consiste no custo referente ao despacho de bagagem. Ou seja, são aquelas malas que vão no bagageiro do avião e que o passageiro apenas as pega quando chega no seu destino.
Por sua vez, grande parte das companhias aéreas cobram o valor da bagagem despachada e esse gasto pode estar incluso na compra da passagem aérea ou aparecer durante o check-in, caso seja necessário despachar alguma mala.
Entenda abaixo qual é a importância de calcular corretamente o valor da franquia de bagagem nas viagens corporativas e como projetar esses gastos no planejamento financeiro e orçamentário da organização.
 

Qual é a importância de calcular corretamente o valor da franquia de bagagem?

Ao calcular corretamente o valor da franquia de bagagem, as empresas conseguem implementar um plano financeiro muito mais robusto e realístico, garantindo melhor distribuição do orçamento disponível e sustentabilidade.
Além disso, é possível evitar surpresas desagradáveis por gastos exorbitantes com as bagagens despachadas, minimizando riscos de gargalos na operação ou, até mesmo, prejudicar a experiência dos colaboradores durante os deslocamentos.
Por fim, quando se entende quais são as regras do despacho de bagagem, as organizações conseguem estipular melhores estratégias para conseguir boas condições de viagem sem afetar a segurança ou conforto dos funcionários.
 

Como calcular essa despesa na viagem corporativa?

Para calcular o valor da franquia de bagagem é preciso ter em mente que cada companhia aérea possui as suas regras, que se estendem tanto ao tamanho da mala, quanto ao peso permitido e valores praticados.
Geralmente, as companhias aéreas que operam no Brasil permitem que os viajantes embarquem com uma mala de mão sem custo adicional. No entanto, é necessário considerar todo o roteiro do colaborador, pois as regras podem mudar em outros países.
Já as malas despachadas, como citado, podem estar incluídas ou não na passagem. Caso o seu funcionário precise levar uma mala maior, o ideal é já comprar passagens com esse serviço incluso, isso porque é muito mais barato do que adquirir posteriormente ou comprar durante o check-in.
Aqui é válido citar a importância de se atentar ao tamanho e peso da mala. No geral, o peso permitido pelas companhias aéreas nacionais e internacionais para transporte das malas de mão varia de 7 kg a 10 kg. Já nas bagagens despachadas, esse peso varia entre 23 kg e 32 kg nas classes econômicas.
Ao ultrapassar esse número, a empresa precisará pagar um valor extra para a companhia aérea e, geralmente, esse custo não é barato.
Além disso, dependendo da viagem, oriente os seus colaboradores a viajarem apenas com a mala de mão, facilitando não somente o deslocamento do funcionário dentro da cidade, mas também minimizando custos com o valor da franquia de bagagem.
 

Conte com o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua organização em todo o processo de mapeamento e cálculo do valor da franquia de bagagem.
Consistindo em um sistema de gestão de viagens e despesas, o SAP Concur Travel & Expense permite o planejamento end to end dos deslocamentos corporativos, desde a reserva de passagens e acomodação, até o recebimento dos relatórios e controle de reembolsos.
O SAP Concur Travel & Expense se adapta às necessidades da sua empresa e possui informações completas a respeito dos fornecedores de serviços, tornando a compra das passagens muito mais simples, inclusive a visualização e cálculo dos valores referentes às bagagens despachadas.