Sustentabilidade nas organizações: o impacto nas gerações Y e Z

11/05/2021
O tema sustentabilidade nas organizações vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões corporativas. Muito se fala sobre o modelo de sustentabilidade e como as empresas vão se comportar no futuro, principalmente em relação às novas gerações.
 
Com o passar dos anos, o assunto deixou de estar apenas ligado à questão ambiental e cresceu no sentido amplo do conceito, atingindo também as áreas econômica e social. Então, entender como a sustentabilidade empresarial é vista pelos futuros consumidores e formadores de opinião é crucial para que as companhias possam se preparar e enfrentar os desafios que vêm pela frente.
 
Vale sempre lembrar que a sustentabilidade nas organizações vai muito além de cuidar do meio ambiente e passa pela melhoria da imagem da empresa, redução de custos, promoção de uma maior satisfação dos funcionários e também ajuda na busca por uma lucratividade melhor.
 

A importância da sustentabilidade nas organizações

De acordo com uma pesquisa realizada pela SAP com mais de 450 companhias de médio e grande portes no Brasil, Argentina, México e Colômbia, 45% dos gestores expressaram ter uma estratégia de sustentabilidade em suas organizações.
 
O mesmo levantamento mostra que, no Brasil, 41% dos empresários concordam que a sustentabilidade traz vantagem competitiva aos seus negócios e, por isso, é fundamental ter uma estratégia bem definida para o futuro.
Com esta visão, torna-se cada vez mais essencial ter e trabalhar uma política de sustentabilidade dentro das empresas, principalmente com foco nas novas gerações.

O impacto da sustentabilidade nas organizações nas gerações Y e Z

A busca por informações sobre o que é consumido e como são produzidos os produtos comercializados pelas empresas já é uma realidade no mercado e tende a crescer nos próximos anos.
 
Até 2025, 75% da força de trabalho será composta por pessoas chamadas de “millennials” ou pertencentes à Geração Y, que vai dos nascidos de 1981 a 1996, de acordo com estudo da Deloitte. Para esse grupo, as práticas sustentáveis ​​são de vital importância, sendo que 64% deles só aceitariam um emprego se a empresa contasse com ações sustentáveis, conforme a pesquisa da SAP.
 
Outro dado da First Insight revela que 62% dos participantes da geração Z preferem comprar de marcas sustentáveis.
 
Ou seja, a origem dos produtos e a visão das companhias para a sustentabilidade serão cada vez mais importantes na hora da tomada de decisão de compra dos novos consumidores. Por isso, os gestores precisam estar mais do que atentos a este cenário.

Como superar os desafios para implantar uma gestão sustentável?

Para que a empresa tenha um olhar mais apurado para a sustentabilidade nas organizações e consiga desenvolver uma gestão sustentável, é possível seguir algumas dicas como:
 
  • Cultura sustentável: a empresa precisa investir em uma nova cultura sustentável, na qual o tema sustentabilidade não seja apenas um conceito, mas algo prático aplicado no dia a dia de todos os envolvidos nos processos.
  • Apoio da equipe: uma política sustentável é feita por pessoas. Para que a empresa consiga ampliar seu escopo de sustentabilidade, é preciso contar com o apoio irrestrito dos colaboradores.
  • Investir em tecnologia: a praticidade e a facilidade proporcionadas pela tecnologia ajudam as empresas e os colaboradores a buscarem novos caminhos e opções para tornar a sustentabilidade algo mais presente no cotidiano.
 

Veja como o SAP Concur pode ajudar

O SAP Concur é uma plataforma que otimiza o dia a dia das empresas e oferece facilidades como a gestão de viagens corporativas e despesas iniciadas por colaboradores em uma única ferramenta. Por meio do SAP Concur Expense, é possível promover automação de processos, ter acesso por qualquer dispositivo móvel e inteligência de dados para gerar análises detalhadas dos custos.
 
Com o SAP Concur Travel, é possível tornar sua viagem mais sustentável, já que a ferramenta permite:
  • Checar quais voos emitem menos carbono;
  • Quais hotéis são ecofriendly;
  • Se é possível trocar o voo por trem ou automóvel;
  • Entre outros detalhes.
Se você quer entender como a sustentabilidade nas organizações pode ser útil para sua empresa, conte com o apoio do SAP Concur e entre em contato com o nosso time de especialistas.