Saiba como as viagens corporativas podem ser mais sustentáveis

28/10/2020

A sustentabilidade é um dos pilares indicados para a aceleração da retomada dos negócios e, inclusive, para a volta das viagens corporativas. Nesse sentido, de acordo com a Harvard Business Review, a sustentabilidade ambiental é um dos focos para as empresas atingirem alto desempenho, responsabilidade social e boa governança.

E para ter ideia sobre o panorama atual do mercado, segundo a Abracorp, o segundo trimestre de 2020 já sinalizou com a retomada das viagens corporativas e registrou vendas superiores a R$ 96 milhões, o que significa 42,7% de aumento se comparado ao período anterior. Diante deste cenário, confira algumas ações que as organizações podem tomar pensando em sustentabilidade.

Leia também: Gestão inteligente: saiba como os sistemas em nuvem contribuem para sustentabilidade

Saiba como as viagens corporativas podem ser mais sustentáveis

Desenvolvimento sustentável

O primeiro passo para que as viagens corporativas causem menos impactos ao meio ambiente é o desenvolvimento de uma política sustentável para as organizações, principalmente para as que têm maior necessidade de deslocamentos por parte de seus executivos. Desta maneira, as tecnologias de gestão de despesas e viagens corporativas incentivam os colaboradores a fazerem escolhas mais sustentáveis, como:

  • Escolher voos diretos para reduzir a emissão de carbono

  • Perguntar se o deslocamento não pode ser trocado por uma teleconferência

  • Oferecer aluguéis de carros ecológicos, como os veículos híbridos

  • Indicar hotéis que tenham também políticas sustentáveis

  • Definir um limite de emissão de carbono por viagem

Responsabilidade pela condução sustentável dos negócios

Os colaboradores também devem cumprir o seu papel e promover ações de responsabilidade sustentável, como escolher assentos de classe econômica em aviões, realizar rotas compartilhadas em serviços como Uber ou Lyft, utilizar bicicletas, patinetes e até optar por caminhadas em trajetos menores. Além disso, também é importante utilizar aplicativos como o TripIt para organização de viagens que exibe a quantidade de carbono emitido em cada deslocamento aéreo e dá dicas sobre como reduzir ou compensar esse impacto. Evitar os recibos em papel também contribui para o meio ambiente, já que só em 2018, cerca de 11 bilhões de recibos foram impressos na Grã-Bretanha, o equivalente a 53 mil árvores, de acordo com a Green America.

Tecnologia

Por fim, como já citado, investir em tecnologia de gestão de despesas e viagens corporativas é fundamental para garantir que os deslocamentos provoquem menos impactos ao meio ambiente. Os sistemas mais modernos, inclusive, indicam as melhores escolhas de acordo com as políticas de desenvolvimento sustentável da sua organização.

Veja também: Planejamento financeiro empresarial: como implementar práticas sustentáveis e reduzir custos

Conte com a SAP Concur

Para desenvolver, estimular e seguir políticas sustentáveis, que, como visto, são fundamentais para essa retomada de negócios e, consequentemente, para a volta das viagens corporativas é essencial contar com um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores. Para isso, o SAP Concur Travel Expense é uma ferramenta completa que integra os processos de Travel & Expense em um só lugar e disponibiliza a visualização de reservas e detalhes de gastos na mesma plataforma. Além disso, a SAP Concur Travel Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

As empresas que escolhem o SAP Concur Travel Expense ainda têm os seguintes benefícios:

  • Decisões mais inteligentes e baseadas em dados com uma visão macro dos gastos

  • Alerta de violações de conformidade de política automaticamente

  • Economia de tempo a partir do lançamento automático de dados de reservas em relatórios de despesas

  • Orçamentos simplificados, previsão de gastos com mais precisão e melhores negociações com fornecedores

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba como o SAP Concur Travel Expense pode auxiliar sua empresa na gestão de viagens corporativas com práticas sustentáveis e redução de custos!