Agronegócio: saiba como melhorar a gestão financeira de negócios

03/02/2021

A gestão financeira de negócios é fundamental para empresas de qualquer segmento, mesmo as do agronegócio, setor que continua em alta mesmo com a crise. Nesse sentido, vale destacar que o PIB do agronegócio acumulou alta de 16,81% em 2020, de acordo com o Cepea. E para aproveitar o bom momento do setor, é importante garantir o máximo de lucratividade. Por isso, continue a leitura e conheça soluções sobre como melhorar a gestão financeira de negócios.
 

Saiba como melhorar a gestão financeira de negócios

Planejamento financeiro estratégico

O primeiro passo para obter o máximo de resultados na gestão financeira de negócios no setor agro é realizar o planejamento estratégico. Para isso, levante todas as informações financeiras da sua empresa como despesas e receitas, fluxo de caixa, orçamentos de safra, histórico de custos, fornecedores e clientes. Com esses dados em mãos, o gestor tem os insumos necessários para planejar as ações durante o próximo período de acordo com os indicadores obtidos, o que garante a previsibilidade de receitas e despesas.

Invista na tecnologia

Um passo importante para a competitividade da gestão financeira de negócios é o investimento em tecnologia. A partir de uma plataforma de gestão na nuvem, por exemplo, é possível armazenar notas fiscais de maneira digital e até automatizada, o que assegura velocidade e agilidade nos processos financeiros, além de evitar os erros e os retrabalhos que essas atividades manuais podem causar.

Automação de processos

Como citado, a automação de processos por meio da tecnologia é essencial para a inteligência e, consequentemente, competitividade da gestão financeira de negócios de uma empresa do setor agro. Vale destacar que a automação de processos é uma tendência para 2021 para os principais líderes das grandes empresas do Brasil, segundo estudo da IT Mídia.

Fluxo de caixa atualizado

Manter o fluxo de caixa atualizado é essencial para não comprometer as finanças de uma empresa do setor agro. Por isso, o atualize periodicamente e até automatize esse processo, de acordo com cada receita e despesa em sua plataforma de gestão. Desse modo, o gestor pode acompanhar com precisão a gestão financeira de negócios em tempo real e com métricas precisas.

Troque as planilhas por um sistema de gestão

É importante destacar que as planilhas para controle e gestão financeira de negócios já ficaram para trás e, atualmente, para otimizar os processos, com precisão, eficiência e agilidade, utilizar a tecnologia por meio de um sistema de gestão é a opção mais vantajosa.

Decisões baseadas em dados precisos

A tecnologia permite acompanhar métricas em tempo real e dados precisos para que os gestores tomem as melhores decisões com agilidade e a eficiência que o mercado necessita. Assim, é possível identificar problemas, corrigi-los rapidamente, e ainda aprimorar processos que já proporcionam bons resultados para minimizar ainda mais os custos e melhorar a rentabilidade.
 

Conte com a SAP Concur

Como visto, a tecnologia pode ser um diferencial competitivo para a gestão financeira de negócios de organizações do setor agro. Nesse sentido, o SAP Concur Expense é um sistema de gestão de custos corporativos iniciados pelos colaboradores que proporciona a administração financeira completa da sua empresa. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos de até 8% nas empresas.
 
Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.