Como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios

02/09/2020

Quando se pensa em como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios logo se imagina o desafio de diminuir as despesas sem que a empresa perca a competitividade empresarial. O setor de agronegócios, inclusive, é o único que apresentou resultado positivo no PIB do primeiro trimestre de 2020, de acordo com dados do IBGE. E a expectativa é de que esse setor seja o motor para a retomada econômica do Brasil após a crise desencadeada pelo coronavírus. Por isso, reduzir despesas em uma empresa de agronegócios não é uma tarefa simples, porém, pode ser fundamental para aumentar a lucratividade e o sucesso de uma empresa. Saiba mais!

Leia também: Sistema de gestão na nuvem: saiba como reduzir as despesas corporativas

Saiba como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios

Reavalie suas despesas

O primeiro passo quando se pensa sobre como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios é reavaliar todas as despesas do seu negócio. Para isso, é preciso avaliar item por item de todos os setores. Certamente, gargalos serão identificados e podem ser reduzidos sem que prejudique a produtividade e, consequentemente, a operação da empresa.

Saiba quando investir em novos equipamentos

Apesar da evolução constante da tecnologia com o lançamento de novos equipamentos mais modernos e eficientes, é difícil manter o controle financeiro da organização caso o gestor opte pela compra frequente de novos equipamentos. Por isso, quando se estrutura uma cultura sobre como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios é importante saber o momento ideal para investir em novos equipamentos. Essa avaliação pode passar pela queda de eficiência de algum equipamento ou até pelo ganho de produtividade que a empresa poderia alcançar com novas aparelhagens. Por isso, investir em novos equipamentos, apenas quando for realmente necessário para otimizar a operação.

Reestruture os processos internos

A parte administrativa também é crucial para o sucesso de uma empresa do setor de agronegócios. Desta maneira, é preciso avaliar todos os processos internos, como, por exemplo, as tarefas referentes à logística, para identificar possíveis atividades que possam ser melhoradas e ainda aproveitar melhor os recursos da empresa.

Realize a gestão de estoque

Quando se pensa em como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios é importante atentar-se à gestão de estoque. Afinal, o armazenamento correto é fundamental para organizações deste setor. O excesso ou a falta de materiais no estoque podem causar prejuízos para a empresa no que diz respeito aos custos de armazenamento e desperdício ou até a interrupção de alguma atividade por falta de materiais disponíveis. Por isso, é importante realizar a gestão completa do estoque de sua empresa, com todas as entradas e saídas, bem como informações de todos os itens, desde especificação até local de armazenagem.

Modernize a gestão da empresa

Para que obtenha o sucesso esperado no planejamento sobre como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios também é preciso o investimento em tecnologia para modernizar a gestão da organização. A partir de um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores, por exemplo, a empresa otimiza atividades, garante a eficiência nos processos e ainda pode acompanhar as métricas-chave em tempo real. Assim, os gestores não perdem tempo e podem tomar decisões assertivas a partir de dados e informações precisas para assegurar a competitividade do negócio.

Leia mais: Gerenciamento de despesas: 4 dicas para redução de custos

Conheça o SAP Concur Expense

Como visto, quando se pensa em como reduzir despesas em uma empresa de agronegócios não é tarefa fácil, mas com planejamento e ações inteligentes é possível obter o sucesso esperado. Uma dessas ações inteligentes é o investimento em uma plataforma de controle de despesas iniciadas pelos colaboradores. Nesse sentido, o SAP Concur Expense é um sistema de gestão de custos corporativos que proporciona a administração financeira completa da sua empresa do setor de agronegócios.  

A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos de até 8% nas empresas.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.