7 fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação

10/11/2021

Fortalecer e incentivar a inovação dentro das empresas é imprescindível para ganhar maior competitividade no concorrido mercado atual e aumentar os resultados. No entanto, no desafio de estimular a equipe a participar desse processo de criatividade e inovação, muitos gestores buscam descobrir quais os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação.
 
Afinal, essa capacidade inovadora pode gerar inúmeros benefícios para as empresas, desde a criação de novos produtos, a alteração de modelos de negócios e o uso de novas tecnologias até a maior atração e retenção de talentos.
Então, com certeza, os líderes querem saber como se adequar a essa situação e como alinhar a cultura organizacional inovadora. Para te ajudar, este artigo do nosso blog vai trazer os principais requisitos que você deve considerar na hora de desenvolver uma gestão voltada para a inovação, a fim de impulsionar essa cultura.
 

Por que estimular os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação?

Você ainda tem dúvidas se vale a pena fortalecer os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação nas empresas? Neste caso, é importante pensar em quem traz ideias inovadoras e criativas para o seu negócio, ajudando desde a simples otimização de processos internos, até o desenvolvimento de novas estratégias.
 
E a resposta para essa questão é a equipe. Ou seja, na prática, os colaboradores são os responsáveis por sugerir ideias e mudanças, apontar melhorias e trazer inovação. Assim, ao adaptar a cultura organizacional com foco em inovação, as empresas conseguem reter os profissionais por mais tempo.
 
Segundo o estudo da Academy of Management Journal, os talentos ficaram, em média, 13 meses a mais no emprego, com essa adequação de cultura. Além deste ponto positivo, outros benefícios são alcançados com a cultura de inovação, como por exemplo:
  • Maior agilidade nos processos;
  • Melhora na ambiente de trabalho;
  • Uso mais eficiente de recursos;
  • Maior atração e satisfação de clientes;
  • Análise crítica de problemas e criação de soluções;
  • Abordagem proativa em busca de inovações em processos, serviços, tecnologias, gestão, entre outros.

Principais fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação

Agora, certamente, você está pronto para começar a incorporar novos fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação na sua empresa, não é mesmo? Para isso, vamos listar as 7 principais características que podem fazer a diferença na adaptação da sua cultura organizacional.

1. Apoio à diversidade e inclusão

O primeiro fator organizacional para estimular a inovação é a implementação de políticas de maior diversidade e inclusão, garantindo oportunidades iguais para pessoas de diferentes gêneros, idade, sexo, cor, etnia etc.
Com essa postura, é possível ter diversos pontos de vista, experiências e conhecimentos, permitindo uma visão mais ampla dos problemas e desafios da empresa. O que garante a adoção de soluções mais criativas e inovadoras.

2. Aumento da flexibilidade

Para garantir maior satisfação da equipe e, dessa forma, ajudar no estímulo à inovação, um requisito de cultura organizacional importante é a flexibilidade. Isso acontece, principalmente, porque ficou claro que os colaboradores podem desempenhar suas mesmas funções com a qualidade e produtividade de casa.
 
Então, ter horários flexíveis e um modelo de trabalho híbrido vai ao encontro dessa tendência de proporcionar ao funcionário a escolha de onde e quando trabalhar. Inclusive, em levantamento da Prudential, 42% dos entrevistados disseram que trocariam de emprego, caso a flexibilidade não fosse priorizada no longo prazo.

3. Investimentos em tecnologias inteligentes

O uso de plataformas e soluções inteligentes está entre os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação. Isso porque as tecnologias contribuem para o melhor entendimento dos processos e negócios da empresa. O que permite formular novas estratégias mais personalizadas, inteligentes e inovadoras.
 

4. Melhora no ambiente de trabalho

O desenvolvimento de um ambiente de trabalho aberto, colaborativo, transparente e democrático ajuda e muito na cultura de inovação. Por meio dele, é possível que os colaboradores fiquem à vontade para expressar suas opiniões, ideias e conhecimentos, fomentando a inovação interna.

5. Desenvolvimento de processos

Ter procedimentos bem estruturados facilita o estímulo das ações criativas dos colaboradores. Uma vez que a execução dos projetos fica mais ágil e eficiente e os funcionários podem pensar de forma mais estratégica, a fim de ajudar a implementar uma inovação contínua no negócio.

6. Definição de regras

Entre os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação, está a definição de uma política interna com direitos e deveres que todos devem seguir na empresa. Assim, os profissionais sabem o quanto podem ser responsáveis por pesquisar, gerar ideias e compartilhar com a equipe e os gestores.

7. Cuidado com a saúde e o bem-estar mental

Não só de medidas organizacionais e estratégicas vive uma equipe que quer fomentar a cultura de inovação. Além disso, é preciso proporcionar uma gestão mais humana, com cuidados focados na saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Assim, os funcionários estarão mais engajados e preparados para ajudar na inovação.

Conheça a SAP Concur

Como falamos acima, os fatores organizacionais que promovem a cultura de inovação envolvem o uso de tecnologias inteligentes. E uma delas é o SAP Concur Travel & Expense, fornecido pela SAP Concur. Com uma solução completa para gestão de viagens e despesas corporativas, as empresas têm maior automação na prestação de contas, relatórios de despesas e processos de reembolsos. O que garante maior visibilidade e controle financeiro para a gestão identificar melhorias, economias e oportunidades.
 
Com tantas informações, os gestores podem fortalecer a tomada de decisão estratégica e uma cultura de inovação contínua. Ao mesmo tempo, os colaboradores ganham mais tempo e produtividade, também ficando aptos para apoiar os processos de inovação com ideais, conhecimentos e experiências.
 
O que acha de ver como a plataforma da SAP Concur funciona na prática? Faça uma demonstração autoguiada agora mesmo!