5 práticas para melhorar a experiência do colaborador

14/06/2022

Empresas que investem na experiência do colaborador estão garantindo melhores resultados no mercado competitivo. Uma equipe motivada trabalha com mais confiança e assegura que novos horizontes surjam na instituição.
 
O aumento da felicidade do colaborador evidencia que a organização se preocupa com o seu desempenho, não só profissional, mas pessoal, bem como seu bem-estar e seu potencial humano. Tudo isso ajuda no nível de qualidade da entrega do produto ou serviço final.
 
De acordo com um estudo da Gallup, colaboradores engajados podem ter até 41% menos de falta de pontualidade, uma queda de até 59% de turnover e 40% menos riscos de acidentes no trabalho.
 
Por isso, apresentaremos, no blog de hoje, 5 práticas para melhorar a experiência do colaborador. Acompanhe!
 

5 práticas para melhorar a experiência do colaborador

Melhorar a experiência do colaborador traz diversos benefícios para a empresa. Alguns deles são: retenção de talentos, melhorias na gestão de tempo, maior comprometimento da equipe, redução de turnover, entre outros.
 
Para que você possa implementar essa prática empresarial tão importante, separamos 5 ações para mudar a cultura organizacional da instituição.

1- Dê oportunidades

Enxergar crescimento dentro da empresa é um dos principais fatores da experiência do colaborador. Um plano de carreira ajuda a equipe a se manter motivada, pois sabem que seus esforços serão recompensados. Os caminhos da evolução dentro da organização devem estar abertos e o reconhecimento pessoal é importante para que isso aconteça.

2- Trabalhe a comunicação

O sentimento de ser ouvido traz para a experiência do colaborador a sensação de pertencimento dentro da empresa. Um estudo da Salesforce mostrou que colaboradores que se sentem acolhidos são 4,6% mais propícios a dar o melhor de si no trabalho.
 
Existem algumas pesquisas que podem ser conduzidas no ambiente corporativo para auxiliar os gestores a compreenderem um pouco mais sobre os colaboradores, são elas:
 
  • Pesquisas de cultura
  • Pesquisas de ou satisfação
  • Pesquisas de avaliação de desempenho.

 

3- Invista na capacitação

Treinamentos são uma ótima forma de manter o colaborador animado na empresa, pois assim, ele sente que os gestores estão investindo em sua capacidade, e isso é uma forma de crescer e se manter atualizado em sua área. O aprendizado contínuo é imprescindível na experiência do colaborador.

4- Seja flexível

O termo flexibilidade no mundo corporativo não se relaciona, somente, com um ambiente descontraído. Ele se refere a oferecer ao colaborador uma produção que encaixe em seu perfil pois, assim, ele pode se destacar e aumentar o rendimento.

5- Ofereça benefícios

Os benefícios são uma forma de bem-estar para o colaborador. Por isso, invista em maior remuneração, benefícios extras e oportunidades de avanço na carreira.
 

Conheça o SAP Concur Expense!

O SAP Concur Expense é um sistema de gestão de despesas, intuitivo e responsivo, valorizando diretamente a experiência dos colaboradores e se adaptando a qualquer dispositivo.
 
Com recursos inovadores, o SAP Concur Expense simplifica a gestão dos gastos realizados, assim como digitalização dos comprovantes de despesas, elaboração dos relatórios e validação das solicitações de reembolsos.
 

Tags:

Tecnologia