Conheça os 4 princípios da governança corporativa e saiba como assegurá-los na sua empresa

09/03/2022

Com a valorização dos aspectos de ESG, as empresas estão buscando maneiras de assegurar a conformidade em seus negócios e, para tal, entender e aplicar os princípios da governança corporativa é fundamental.
De maneira prática, esses processos visam promover total equilíbrio na operação, garantindo que as organizações estejam em conformidade não somente com suas políticas internas, mas, principalmente, com as legislações.
Com isso, as empresas alcançam alguns benefícios, como:
  • Mais transparência nos processos internos;
  • Diferencial competitivo;
  • Maior confiabilidade;
  • Segurança da informação e proteção de dados;
  • Sustentabilidade;
  • Melhor gerenciamento de riscos;
  • Resiliência.
Nesse cenário, confira abaixo alguns princípios da governança corporativa que devem ser considerados no seu negócio.
 

4 princípios da governança corporativa

Dentre os principais aspectos da governança corporativa que não podem faltar na sua empresa estão:
 
Transparência
A transparência está diretamente relacionada com a troca de informações entre as empresas e seus stakeholders, o que inclui colaboradores, clientes, fornecedores, investidores e outros agentes.
Na prática, esse é um dos princípios da governança corporativa mais importantes, isso porque dita o quão clara uma organização precisa ser para alcançar a confiança do mercado.
Por sua vez, isso envolve informações acerca dos negócios, acordos comerciais, políticas internas, contratos, infraestrutura e outros processos semelhantes.
 
Prestação de contas (accountability)
Elencando o tópico anterior, a prestação de contas é um pilar que caminha lado a lado com a transparência.
De maneira geral, esse princípio visa assegurar a responsabilidade das empresas perante o mercado, atuando de maneira clara e concisa, que respeite todos os fluxos internos e externos, assim como assegure o cumprimento de medidas éticas e claras.
 
Equidade
A igualdade está relacionada com o tratamento igualitário entre a empresa e todos os agentes que rodeiam os negócios, de acordo com seus deveres.
Ou seja, investidores, analistas e diretores, por exemplo, possuem papéis diferentes dentro da sua organização, assim como responsabilidades distintas.
Quando uma empresa os olha com equidade, essas pessoas são acompanhadas e cobradas com base nos seus deveres e de maneira justa, sem promover tratamento especial ou privilegiado, sob nenhuma circunstância.
 
Responsabilidade corporativa
Por fim, a responsabilidade corporativa diz respeito ao papel da empresa frente à sociedade e os impactos das suas atividades.
Ou seja, estimula as organizações a manter uma postura responsável com seus colaboradores, meio ambiente e disseminação de aspectos como diversidade e inclusão, assim como adesão a práticas de impactos sociais e outros projetos internos.
 

Como a transformação digital garante governança e compliance?

Se você deseja valorizar e empregar os princípios da governança corporativa no seu negócio, a transformação digital é fundamental.
Sistemas como o SAP Concur Expense, Plataforma de Gestão de Despesas, promovem a sua empresa mais transparência e controle de gastos, ao mesmo tempo que evita fraudes, facilita a padronização da operação e garante melhor experiência aos colaboradores.
O SAP Concur Expense também conta com ferramentas inovadoras que torna os processos de gestão de despesas e reembolso mais ágeis, aumentando a produtividade e eficiência da empresa e permitindo que os funcionários foquem tempo e energia em atividades relacionadas ao seu core business.