Como obter redução de custos e despesas em minha empresa em 2021?

27/01/2021

Obter redução de custos e despesas neste ano é o objetivo de grande parte das organizações para superar os desafios impostos pela crise e dar continuidade nas operações e até conseguir a retomada dos negócios. Nesse sentido, vale destacar que no ápice do isolamento social em 2020, 6 em cada 10 empresas sentiram os impactos negativos provocados pelos desdobramentos do coronavírus, de acordo com o IBGE.

Além disso, segundo levantamento da Deloitte, das empresas que tiveram que demitir funcionários em 2020, 25% tiveram o objetivo de redução de custos e 22% para compensar a diminuição da demanda. Diante deste cenário desafiador, saiba como trabalhar para obter a redução de custos e despesas na sua empresa em 2021.

Leia também: Saiba como fazer a gestão financeira de uma empresa em 2021

Saiba como conseguir a redução de custos e despesas do seu negócio

Estude e reduza custos e despesas

O primeiro passo para a redução de custos e despesas é estudar todos os gastos da sua empresa e identificar quais podem sofrer reduções ou até serem cortados. Mas, lembre-se, essa avaliação precisa ser minuciosa para que custos importantes para a continuidade das operações não sejam cortados.

Essa análise deve ser periódica para que recursos que não impactem a produtividade e a qualidade do serviço ou produto possam ser otimizados.

Envolva toda a equipe

Em seguida, é importante envolver toda a equipe no novo propósito da empresa para obter a redução de custos e despesas. A partir de reuniões, comunicados e até treinamentos sobre boas práticas, os colaboradores podem executar suas tarefas sempre pensando no objetivo de diminuição dos gastos por parte da organização.

Na prática, os profissionais podem trocar momentaneamente as viagens corporativas por reuniões digitais, por exemplo, e colaborar para a saúde financeira da empresa.

Planeje o fluxo de caixa

Por falar em saúde financeira, o fluxo de caixa é essencial para a continuidade das operações de um negócio. Por isso, neste ponto, é importante negociar prazos de pagamentos com fornecedores de acordo com o planejamento do fluxo de caixa para que essas despesas sejam pagas sem comprometer outros compromissos.

Adote processos de gestão orçamentária

Sem planejamento dificilmente sua empresa conseguirá a redução de custos e despesas esperada. Desta maneira, implementar processos padronizados e realizar a gestão orçamentária é crucial para esse objetivo. 

Essa administração, além de otimizar os recursos da sua empresa, ainda promove:

  • Processos mais eficientes

  • Redução de erros

  • Maior produtividade

  • Melhores análises de desempenho

  • Decisões mais assertivas

Leia também: Redução de custos nas empresas: 5 dicas para otimizar os recursos corporativos em 2021

Conte com a SAP Concur

Ter um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores pode ser fundamental para otimizar os recursos do seu negócio e obter a redução de custos e despesas em 2021. Por isso, a SAP Concur tem uma solução completa que auxilia a sua empresa a reduzir os custos corporativos em até 8%

O SAP Concur Expense é uma plataforma de gestão de despesas corporativas iniciadas pelos colaboradores que entrega a visão geral e detalhada dos gastos, inteligência artificial, automação de processos, relatórios precisos e muito mais!

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo que o SAP Concur Expense pode fazer pelo seu negócio!