6 passos para realizar previsão de gastos

SAP Concur Team |
A previsão de gastos é uma prática importante para empresas que focam no planejamento a longo prazo, pois permite que investimentos e despesas sejam antecipados pela área financeira. A criação de novos cenários ajuda os negócios a garantirem o crescimento ou, até mesmo, a sobrevivência em tempos de crise. Todas as movimentações de dinheiro influenciam no resultado final da instituição.
 
Descubra, no blog de hoje, 6 passos para realizar previsão de gastos e antever possíveis desafios.
 

O que é previsão de gastos?

A previsão de gastos é a movimentação financeira que a empresa precisa realizar para sua manutenção. Esse conjunto de despesas pode ser listado com custos e investimentos e, assim, auxiliar na projeção do futuro.
 
Essa prática beneficia todas as áreas dos negócios, não só a financeira, pois também permite ao RH, por exemplo, saber o quanto ele pode gastar em novas contratações, e a TI em sua infraestrutura.
 
Existem diversos gastos a serem analisados. São eles:
 
  • custos variáveis: são gastos que podem ser alterados de acordo com o número de vendas do negócio.
  • custos fixos: são gastos que não dependem do número de vendas, como os salários, manutenção, energia, limpeza do ambiente e aluguel do espaço.
  • custos diretos: pode ser identificado em cada produção, venda ou prestação de serviço, como a mão de obra direta e matéria-prima usada;
  • custos indiretos: não são facilmente identificados, como mão de obra indireta (departamentos auxiliares) e materiais indiretos (usados nas atividades auxiliares).

Para que serve a previsão de gastos?

Visando a melhor utilização dos recursos financeiros, a previsão de gastos serve para controlar a verba empresarial, determinando os setores que serão beneficiados com determinado investimento. Listamos, abaixo, algumas vantagens dessa atividade:

Controle de gastos

Prever os gastos é um procedimento que controla para onde o dinheiro está indo. Isso ajuda na redução de falhas por despesas desnecessárias.

Antecipação de crises

Nunca se sabe quando o mundo corporativo entrará em crise novamente. Por isso, é indispensável manter uma previsão de gastos para que, em caso de baixa, a empresa possa usufruir de uma reserva.

Tomada de decisões assertivas

Quando há um planejamento sobre determinado investimento financeiro, fica mais fácil tomar decisões com base nos resultados apresentados. Se necessário readequar os orçamentos, os gestores saberão onde o dinheiro está aplicado.

Planejamento comercial

Uma boa previsão orçamentária garante que o time comercial planeje ações de vendas e realize campanhas específicas para aumentar a renda da organização.
 

6 passos para realizar previsão de gastos

A seguir, conheça 6 passos simples para realizar a previsão de gastos na sua empresa e ter a área financeira organizada.

1- Organize as contas a receber

As contas a receber precisam estar com as datas de validade, o responsável e com a forma de pagamento bem detalhadas. Ainda assim, é chamado de projeção, mesmo que lançados os boletos, pois pode ocorrer inadimplências por parte do cliente.

2- Organize as contas a pagar

Da mesma forma que é necessário organizar o que se recebe dentro de uma empresa, também é preciso organizar a parte de pagamento. A categorização das contas é uma forma de compreender, por área, o quanto se gasta nos negócios.

3- Estipule uma reserva de emergência

Os períodos de crise, que chegam sem avisar, podem dar prejuízos irreversíveis para a área financeira da empresa. Portanto, tenha sempre uma reserva para casos de emergência. Assim, poderá manter a empresa viva durante momentos ruins.

4- Planeje o próximo ano

Depois de levantar o histórico do ano atual, uma boa previsão de gastos leva em consideração o que acontecerá no período seguinte.

5- Acompanhe as inadimplências

Acompanhar as contas que não foram pagas evita que os colaboradores sejam surpreendidos na hora de entregar os relatórios mensais.

6- Automatize os processos

Essa parte é uma das mais importantes para a previsão de gastos. Ao automatizar os processos empresariais, os gestores deixam as informações sempre atualizadas, favorecendo a análise de dados e um planejamento assertivo. Um estudo da Salesforce revelou que 91% das empresas desejam automatizar processos de negócios.
 
De acordo com uma pesquisa da Gartner, a automação de processos vem como uma das grandes tendências do mercado de tecnologia. A previsão é de que o setor veja um crescimento médio anual de 12,9% até 2023, quando deverá atingir os US$ 13,75 bilhões.
 

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais.
 
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
 
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
 
  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;
  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
 
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!
 

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais.
 
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
 
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
 
  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;
  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
 
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!