Ajuda de custo home office: o que é e como otimizar esse cálculo?

SAP Concur Team |
Com o aumento do trabalho remoto, as empresas tiveram de arcar com a ajuda de custo home office, já que o colaborador estava gastando muito mais energia elétrica, por exemplo, do que quando trabalhava presencial. Outro ponto é que esse auxílio também implica na troca do vale-transporte, não mais necessário nesse regime.
 
De acordo com a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, 46% de empresas brasileiras aderiram ao home office.
 
Os gestores precisam criar uma política justa para calcular a ajuda de custo home office de acordo com a legislação. Na CLT, conforme o art. 2º, o empregador tem a obrigação de custear as despesas do seu negócio, mesmo quando ele acontece de forma remota.
 
No blog de hoje, explicaremos o que é essa ajuda de custo e como otimizar o cálculo.
 

O que é ajuda de custo home office?

Ajuda de custo home office é um benefício que custeia parte dos gastos dos colaboradores quando trabalham de forma remota. Internet, energia e infraestrutura fazem parte do reembolso que a empresa realiza para o trabalhador.
 
Esse auxílio serve para que o colaborador tenha condições de exercer a mesma função presencial dentro de sua própria casa.

Como calcular ajuda de custo home office?

Existem diversas maneiras de calcular a ajuda de custo home office. Por isso, separamos algumas delas para que você saiba por onde começar a organizar esse benefício.

Despesas com energia

O consumo de eletricidade pode ser calculada pelos seguintes tópicos:
  • identificar a potência dos aparelhos utilizados em watts (W)
  • dividir o valor dos watts por 1000 para chegar ao valor em quilowatts (kW)
  • multiplicar o valor encontrado em kW pelas horas em que o aparelho fica ligado e depois pelos dias do mês
  • multiplicar o valor encontrado pelo valor cobrado do kWh cobrado pela empresa de energia

Despesas com internet

Para despesas com internet móvel, calcula-se com base no consumo médio das tarefas realizadas pelo smartphone. Já para internet fixa, é dividido o valor fixo da contratação pelos dias trabalhados do colaborador.

Despesas com telefone

As despesas com o telefone são contabilizadas de uma maneira simples: mostrando a conta do telefone e quanto custou cada ligação.
 
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