Ações para mulheres na empresa: o que a SAP Brasil faz por suas colaboradoras?

17/06/2021
A luta pela equidade de gênero dentro das corporações deve ser constante e, apesar dos ganhos, ainda é preciso investir em ações para mulheres na empresa. Dessa forma, será possível diminuir os abismos que afastam as lideranças femininas e comprometem o engajamento das empresas.
 
De acordo com um estudo em diversidade de gênero na liderança feminina, publicado pelo RH Portal, as mulheres não participam da economia global na mesma extensão dos homens - e isso precisa ser mudado. Para a pesquisa, existe uma relação extremamente positiva entre mulheres na liderança e o desempenho das empresas, inclusive gerando maior lucratividade nos negócios.
 
O estudo também mostrou que as companhias com mais ações para mulheres na empresa, principalmente em cargos de liderança, têm um melhor resultado operacional, com cerca de 48% de crescimento na força de trabalho e 70% no faturamento.
 
Por esse motivo, a SAP Brasil está sempre em busca de boas práticas para diminuição das desigualdades, incluindo várias ações para mulheres na empresa, como forma de fortalecer a cultura organizacional nos negócios e promover a diversidade.
 
No artigo de hoje, conheça algumas das ações para mulheres na empresa implementadas na SAP e saiba como aplicá-las ao seu negócio.
 

Business Women’s Network (BWN) e ações para mulheres 

A SAP investe em inúmeras ações para mulheres na empresa, com o intuito de promover o crescimento das lideranças femininas e maior diversidade nas organizações. Entre elas, destaca-se o programa Business Women's Network (BWN), uma série de medidas que apoia as mulheres na progressão de suas carreiras.
 
Nesta iniciativa, espera-se que as mulheres possam compartilhar as suas percepções profissionais, além de ajudar na construção de melhores práticas, educação e experiência para abrir oportunidades no avanço das carreiras femininas.
Entre os principais objetivos da Business Women 's Network (BWN), destacam-se:
  • Promover uma atmosfera mais inclusiva para aproveitar todo o potencial de cada colaborador;
  • Impulsionar e expandir as habilidades de lideranças femininas;
  • Fortalecer e ampliar a rede profissional, com a construção de relacionamentos benéficos, dentro e fora da SAP.
Atualmente, o programa já conta com mais de 14 mil voluntários globalmente, sendo uma referência em ações para mulheres na empresa e redução de desigualdades de gênero. 
 

Quais são os programas da BWN e as ações para mulheres na empresa?

A BWN trabalha com várias ações para mulheres na empresa, que podem ser adotadas pelas organizações, de acordo com a singularidade de cada negócio. Entre elas, temos:

Programa 45+

O Programa 45+ é destinado ao desenvolvimento das carreiras femininas, através de workshops sobre empoderamento, formação profissional e desafios enfrentados por mulheres no equilíbrio do trabalho com a sua vida pessoal.

Speed Mentoring

O Speed Mentoring é um programa para impulsionar a carreira de mulheres, por meio da facilitação do networking com líderes inspiradores, bem como o desenvolvimento de novas competências e habilidades. A mentoria é 100% virtual e conta com mais de 22 mentores e sessões de desenvolvimento exclusivas para cada uma das mentoradas.

Programa Pós-Maternidade

O Programa Pós-Maternidade visa romper a visão tradicional de que ser mãe no mercado de trabalho é algo complicado. O objetivo é mostrar para as colaboradoras que a empresa está aberta a compreender a realidade das mães, além de oferecer suporte para as mulheres durante essa nova etapa da vida. Como exemplo de ação para mulheres na empresa que são mães, foram criados nos escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro, um espaço reservado para amamentação, chamado de “Cantinho da Mamãe”.

Campanha #TodesJuntesPelaEquidade

A campanha #TodesJuntesPelaEquidade visa educar os colegas homens sobre a importância das ações para mulheres na empresa e o papel que todos temos para a diminuição da desigualdade de gênero nas organizações. A ideia é promover uma jornada de comunicação e atividades, através de entrevistas com lideranças, grupos de discussão e outras atividades.
 

Tags:

Tecnologia