4 boas práticas que facilitam a gestão de viagem corporativa

06/04/2022

Com a retomada dos deslocamentos empresariais, cada vez mais organizações têm buscado maneiras de otimizar a gestão de viagem corporativa e isso não é por acaso.
Na prática, um gerenciamento bem feito não somente garante a segurança dos colaboradores, mas também maximiza a eficiência dos processos, reduz custos e aumenta a confiabilidade da operação, potencializando aspectos como governança e conformidade.
Além disso, no atual cenário, o Brasil tem se recuperado rapidamente dos impactos no setor gerados pela pandemia. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento divulgado pela Panrotas, em janeiro de 2022, o Brasil foi o terceiro país com o maior número de turistas em hotéis de Portugal.
Isso significa que empresas que conseguem realizar uma gestão de viagem corporativa efetiva alcançam também um diferencial competitivo e podem se adequar às novas demandas do mercado.
Diante disso, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a otimizar esse processo.
 
4 boas práticas que facilitam a gestão de viagem corporativa
Dentre as principais boas práticas que facilitam a gestão de viagem corporativa, podemos citar:
  1. A política de viagens ainda é importante: muitas empresas acreditam que, neste período de profunda transformação digital, não há mais necessidade de ter uma política de viagens efetiva, afinal, a tecnologia pode garantir uma gestão eficiente. Porém, não é bem assim. A inovação realmente é o braço direito das empresas, no entanto, ela apenas pode ser implementada com eficiência se a organização tiver processos muito bem definidos e, para tal, a política de viagens é crucial. Por essa razão, tenha um planejamento robusto, delimite teto de gastos e padronize os seus fluxos internos;
  2. Melhore a comunicação interna: outro ponto importante quando falamos sobre gestão de viagens é a comunicação. É fundamental que as empresas tenha uma troca de informações muito bem alinhada com seus colaboradores, minimizando os riscos de problemas, erros operacionais ou de processos descentralizados;
  3. Defina e acompanhe indicadores: os indicadores são fundamentais para empresas que desejam alcançar uma gestão mais estratégica e pautada em dados. Por isso, defina métricas importantes e acompanhe periodicamente esses números, de modo a encontrar gargalos com facilidade e identificar constantes oportunidades de otimizações na operação;
  4. Conte com ferramentas tecnológicas: por fim, um processo de gestão de viagem corporativa apenas será eficiente se a empresa contar com ferramentas tecnológicas, que viabilizem a organização dos deslocamentos e o controle efetivo dos roteiros dos colaboradores, gastos e outros fluxos envolvidos.
Conte com o SAP Concur Travel!
O SAP Concur Travel pode ajudar o seu negócio a implementar uma gestão de viagem corporativa efetiva. Consistindo em um sistema de gerenciamento de viagens, o SAP Concur Travel é completo, intuitivo e totalmente responsivo, se adaptando a qualquer dispositivo e valorizando a experiência do usuário.
De modo geral, o SAP Concur Travel auxilia no controle end to end das viagens corporativas, isso porque permite a organização desde a reserva de passagens até o recebimento de solicitações de reembolsos, por meio da integração com o SAP Concur Expense.
Além disso, o SAP Concur Travel possui ferramentas completas de gestão, que permitem analisar dados detalhadamente. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.