Sistema de viagens: 5 mitos comuns que você precisa saber

29/03/2022

O sistema de viagens é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações, especialmente no contexto atual, em que a melhora gradual da pandemia vem permitindo a retomada dos deslocamentos corporativos.
Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pela Panrotas, em 2021, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 4,6%. Esse avanço, por sua vez, se deve ao bom desempenho de diversos setores, inclusive de viagens. De acordo com o levantamento, o segmento apresentou alta em todas suas atividades.
Na prática, o sistema de viagens simplifica o gerenciamento dos deslocamentos corporativos, promovendo benefícios como: transparência nos processos, padronização na operação, segurança do viajante e melhor gestão das viagens realizadas.
Embora esse software seja muito demandado no cenário atual, diversas empresas ainda possuem algumas ideias erradas enraizadas a respeito da implementação e uso da ferramenta. Veja abaixo quais são os mitos mais comuns.
 
5 mitos comuns a respeito do sistema de viagens que você precisa saber
Dentre os principais mitos que envolvem o uso de um sistema de gestão de viagem, estão:
 
1. Para ter um sistema de viagens, a empresa precisa de um ERP
Muitos gestores imaginam que o sistema de viagens apenas pode ser implementado se a empresa possui um ERP (sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado, na tradução). Porém, não é bem assim.
É claro que o software de gerenciamento de viagens possui inúmeras possibilidades de integração, inclusive com um ERP. No entanto, ele não depende da existência de outro sistema para ser instalado no seu negócio e atender as necessidades da sua operação.
 
2. Um sistema de gestão de viagens é complexo e burocrático
Outro mito bastante comum é a ideia de que um sistema de gestão de viagens é complexo e burocrático. Sabemos que a transformação digital tem alterado a maneira como as pessoas lidam com as novas tecnologias.
Isso significa que empresas e funcionários estão demandando por ferramentas mais intuitivas e que valorizem a experiência do usuário.
Por essa razão, os sistemas de viagens estão cada vez mais inovadores, com o objetivo de atender essa demanda por dinamismo e flexibilidade.
Ou seja, esses softwares são simples de usar e possuem uma série de funcionalidades que tornam o preenchimento e acesso a informação muito mais fácil.
 
3. Demora muito tempo para ser implementado
Sim, embora o sistema de gestão de viagens de negócios seja simples de usar na operação, trata-se de um software complexo, que depende de um tempo para ser instalado dentro da empresa.
Entretanto, isso não significa que a organização ficará meses parada apenas em processo de implementação. Muito pelo contrário, muitos dos sistemas atuais são modularizados, o que permite uma adoção completa, personalizável e totalmente adaptada à sua realidade.
 
4. O sistema de gestão não pode ser personalizado
Como visto nos tópicos anteriores, isso é um dos muitos mitos que os gestores possuem a respeito do sistema de gestão.
De modo geral, esse software se adequa não somente às necessidades da sua operação, mas também às políticas de despesas e viagens da sua empresa, garantindo alta conformidade e gestão de dados.
 
5. O sistema possui poucas possibilidades de integração
Por fim, já falamos aqui neste conteúdo que uma das características do sistema de gestão é, justamente, as suas inúmeras possibilidades de integração.
Essas ferramentas estão cada vez mais avançadas e contam com APIs ainda mais modernas, capazes de serem integradas em diferentes softwares, atendendo às características do seu negócio.
 
Conheça o SAP Concur Travel!
O SAP Concur Travel é um sistema de viagens completo, eficiente e totalmente customizável. Com implementação rápida e contando com o suporte de uma equipe técnica especializada, o SAP Concur Travel oferece recursos completos, que permitem:
  • Gerenciar uma viagem corporativa end to end;
  • Simplifica o acompanhamento das reservas;
  • Facilita a construção do relatório de despesas de viagem por meio da integração com o SAP Concur Expense;
  • Viabiliza total adequação às políticas internas.
Além disso, o SAP Concur Travel é intuitivo e responsivo, se adequando a qualquer dispositivo e valorizando diretamente a experiência do usuário.