Experiência do Colaborador

Viajante corporativo: descubra o que ele espera do futuro

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No dinâmico ambiente empresarial atual, é essencial que as empresas estejam atentas e em sintonia com as necessidades e expectativas dos seus colaboradores. Compreender e responder de maneira eficaz aos anseios da equipe não apenas fortalece a relação empregador-empregado, mas também impulsiona a produtividade e a inovação. Com o viajante corporativo isso não poderia ser diferente.

Neste artigo, exploraremos as expectativas do viajante corporativo para suas próximas experiências além dos limites do escritório. Com isso, oferecemos uma oportunidade valiosa para examinar a interseção entre passado, presente e futuro, e como esses elementos influenciam as práticas corporativas.

Continue a leitura e aprenda mais conosco!

Por que é importante oferecer uma boa experiência aos viajantes corporativos?

Oferecer uma experiência positiva aos viajantes corporativos é fundamental por diversas razões. Como você já deve saber, os colaboradores viajantes enfrentam vários desafios durante as suas jornadas, como longos deslocamentos e adaptação a novos ambientes, o que afeta a sua saúde e a produtividade no trabalho.

Dessa forma, investir em uma experiência confortável e segura demonstra cuidado com os funcionários, o que fortalece o vínculo com a empresa e contribui para um clima organizacional positivo e uma cultura de suporte mútuo.

Sem contar que uma boa experiência aumenta a eficiência do viajante corporativo, além de melhorar a imagem empresarial perante os clientes e parceiros, gerando impactos positivos nos resultados financeiros e na reputação da empresa.

O que os viajantes corporativos esperam do futuro?

À medida que avançamos para o futuro das viagens corporativas, é crucial reconhecer as crescentes expectativas dos profissionais. Estamos em uma era em que a inovação e a adaptação são essenciais para atender às demandas em constante evolução dos viajantes corporativos.

Para um melhor entendimento desse contexto, a seguir, exploraremos cada uma das áreas visando compreender como as empresas podem se preparar para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro das viagens corporativas apresenta. Acompanhe!

Tecnologia

A aplicação da tecnologia nas viagens corporativas aumenta a cada dia, além da variedade de soluções que também cresce constantemente. Assim, vale a pena reforçar que o seu colaborador espera que, durante o deslocamento corporativo, a sua empresa esteja investindo em tecnologia útil para a sua experiência.

As possibilidades são diversas, mas o fator-chave permanece igual: integração. Investir em tecnologia para viagens corporativas é o segredo para torná-las eficientes para quem viaja e para quem permanece gerindo a equipe.

Nesse contexto, podemos dar destaque aos sistemas de reservas inteligentes, relatórios automatizados, inteligências artificiais e assistentes virtuais que tornam a experiência do viajante mais fluida, apoiando a qualidade da experiência, e tornando o controle da empresa mais eficiente.

Experiência personalizada

Outra expectativa válida entre os viajantes corporativos é relacionada à experiência durante a viagem. Dessa forma, as empresas que conseguem oferecer serviços e suporte adaptados às necessidades individuais de seus colaboradores têm uma vantagem competitiva significativa.

Entre os principais serviços que podem ser oferecidos para uma experiência personalizada durante a viagem estão:

  • disponibilidade de suporte e assistência 24 horas para lidar com imprevistos durante a viagem, como alterações de voos, problemas com reservas de hotel ou assistência médica;
  • oferecimento de recomendações de restaurantes, atrações locais e atividades com base nos interesses individuais do viajante corporativo, utilizando dados como histórico de viagens e preferências registradas;
  • disponibilização de serviços de concierge para auxiliar os viajantes com tarefas como reservas de restaurantes, ingressos para eventos, aluguel de carros e organização de atividades de lazer durante o tempo livre;
  • oferta de possibilidade de upgrades de acomodações em hotéis com base no status do viajante, preferências pessoais ou disponibilidade no momento da reserva;
  • customização dos itinerários de viagem a trabalho com base nas preferências do colaborador, incluindo horários de voos, transporte terrestre e atividades programadas, de modo a otimizar o tempo e maximizar a produtividade do profissional. 

Sustentabilidade

Com a crescente consciência das questões ambientais, muitos viajantes procuram opções ecológicas para as suas viagens de negócios, incluindo hotéis e fornecedores de transporte que dão prioridade à sustentabilidade. 

Além disso, é de se esperar que as empresas envolvidas na experiência da viagem priorizem a responsabilidade ambiental em suas práticas. Isso inclui a redução de resíduos, a conservação de recursos e a minimização da sua pegada de carbono.

Não é à toa que as empresas que têm como foco a inovação lideram o caminho da sustentabilidade, integrando a responsabilidade ambiental nas suas principais estratégias empresariais, criando não só uma imagem mais responsável, mas também um futuro sustentável para todos.

Saúde e segurança

Após a crise ligada à COVID-19, as expectativas relacionadas a questões de segurança e saúde aumentaram bastante. Sabemos que a pandemia destacou a necessidade de maior atenção às medidas de prevenção de doenças e às práticas de higiene, como a higienização constante das mãos com álcool gel.

Sendo assim, existe o desejo entre os viajantes corporativos que as empresas invistam na segurança da saúde, fornecendo medidas adequadas para garantir o bem-estar individual e comunitário enquanto viaja a trabalho.

Flexibilidade

Ainda no contexto do "Novo Normal" moldado pela experiência da pandemia, o conceito de trabalho remoto e flexível tem sido amplamente explorado e adotado por profissionais de diversas áreas. Esse impacto se estende também ao grupo de viajantes corporativos, que agora têm expectativas mais elevadas em relação à flexibilidade nas suas atividades laborais.

Nesse sentido, os viajantes corporativos esperam não apenas mais opções de trabalho remoto, mas também garantias de reuniões virtuais eficientes que possam substituir com eficácia os encontros presenciais. Além disso, eles buscam flexibilidade de horários para trabalhar, permitindo que gerenciem suas responsabilidades profissionais de maneira mais adaptável e equilibrada.

Essa nova mentalidade reflete não apenas uma resposta à pandemia, mas também uma tendência emergente em direção a uma maior valorização do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Vale também reforçar que as empresas que reconhecem e respondem a essa necessidade de flexibilidade estão melhor posicionadas para atrair e reter talentos, além de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para seus colaboradores.

Plataformas integradas

Note que as expectativas do profissional em viagem corporativa giram em torno da produtividade e qualidade de vida enquanto se deslocam. Dessa forma, as plataformas integradas não poderiam estar fora dessa lista, já que estão ligadas diretamente à otimização do processo de deslocamentos corporativos.

Isso porque essas plataformas permitem que os viajantes acessem todas as informações necessárias, façam reservas, gerenciem despesas e recebam suporte, tudo de maneira integrada. Assim, desde a reserva de voos e hotéis até o acompanhamento das despesas e a solicitação de assistência durante a viagem, todas as etapas são realizadas em um ambiente unificado.

Essa abordagem não só economiza tempo, mas também reduz significativamente a probabilidade de erros. Ao eliminar a necessidade de alternar entre diferentes sistemas e interfaces, os viajantes podem se concentrar mais em suas tarefas e menos em questões administrativas.

Além da experiência do funcionário em viagem de negócios, a empresa também é beneficiada por essa qualidade, já que a integração de múltiplas funcionalidades em uma única plataforma facilita a análise de dados e o acompanhamento do desempenho durante as viagens. 

Contas sendo prestadas em tempo real

Você já sabe que a transparência é fundamental para a gestão eficaz das despesas da viagem de serviço. Nesse sentido, é compreensível que o colaborador em viagem também espere ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real de suas despesas, permitindo uma melhor gestão financeira e a prestação de contas mais precisa.

Afinal, esse cuidado vai além de evitar surpresas desagradáveis no final da viagem, ele também promove uma cultura de responsabilidade e transparência dentro da sua organização, apoiando a qualidade da viagem e, é claro, do retorno ao local de origem.

Como se adequar às tendências?

Para atender às expectativas em constante evolução do viajante corporativo, as empresas devem manter o diálogo com o profissional, além de buscar orientações e feedbacks regulares sobre as suas experiências durante as viagens.

A comunicação aberta e a escuta ativa são essenciais para entender as necessidades e preferências do colaborador em viagem, permitindo que a empresa ajuste as suas políticas e práticas conforme as demandas em evolução. 

Ao apoiar as expectativas do viajante corporativo, o impacto maior é para a empresa, já que a satisfação do colaborador e a produtividade andam de mãos dadas. Uma equipe satisfeita e bem cuidada durante suas viagens não apenas se torna mais produtiva, mas também atua como embaixadora da marca, promovendo uma imagem positiva da empresa em suas interações externas. 

Vamos além nessa jornada de conhecimento e experiência do colaborador? O nosso convite agora é que você conheça e baixe o ebook “Seu dever mais importante é o dever de diligência”! Aproveite!

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