Controle de Custos Corporativos

Tomada de decisão empresarial: saiba exemplos

SAP Concur |

A tomada de decisão empresarial é um processo diário. Ela impacta os futuros investimentos, o andamento dos processos, o planejamento e tudo que se relaciona com a vida da organização. Portanto, por mais complexo que seja definir alguns parâmetros do negócio, essa prática é essencial para que as estratégias sejam decididas, os gastos diminuídos, as operações simplificadas e muito mais.

Os gestores que focam em assertividade sabem que o emocional precisa ser controlado na hora das resoluções. Principalmente, porque a razão controla com exatidão as consequências de seguir os caminhos apresentados. Em cada desafio ou oportunidade, deve-se levar em consideração os pontos fortes e fracos, bem como os problemas que podem surgir e suas soluções.

É importante compreender que ouvir colaboradores ajuda a fundamentar a tomada de decisão empresarial. Novas visões complementam as alternativas possíveis para alcançar os objetivos, e os profissionais de toda a empresa podem contribuir com suas experiências e vivências.

Existem diversos exemplos de tomada de decisão empresarial, e você vai conhecer alguns neste post. Continue lendo!

Como é feito o processo de tomada de decisão empresarial?

A tomada de decisão empresarial é feita por um grupo de profissionais que desempenham um papel decisório na instituição. Geralmente, uma cúpula escolhida é responsável por gerir o funcionamento do negócio e, por isso, segue algumas etapas antes das decisões. Veja a seguir quais são elas.

Definir o problema

Levando em consideração que um obstáculo ou uma nova oportunidade gera a tomada de decisão empresarial, definir o problema e identificá-lo é o primeiro passo. A partir disso, é possível começar a estruturar a trajetória futura.

Coletar informações

Sem uma boa análise de dados, não há embasamento para decidir os próximos passos. Portanto, é preciso coletar informações pertinentes para adquirir conhecimento e fundamentar os possíveis argumentos.

Analisar alternativas

Conforme as informações vão chegando, alternativas vão aparecendo como respostas para os problemas encontrados. Em cada solução, considere os custos e os benefícios. Fazer uma lista pode ajudar na hora de contabilizar os prós e os contras de determinado caminho.

Planejar e executar

Depois de definir a melhor saída, é preciso realizar o planejamento, detalhando todas as maneiras encontradas para chegar ao objetivo. A implementação da opção escolhida deve ser feita com calma, respeitando todas as etapas do processo.

Monitorar resultados

A implementação não é o último passo. Após essa etapa, o acompanhamento se faz fundamental para que os resultados alcançados sejam analisados e avaliados, a fim de fazer as adequações necessárias de acordo com o tempo.

Quais são os tipos de tomada de decisão empresarial?

Qualquer tomada de decisão, inclusive no ambiente empresarial, envolve diversos processos cerebrais.

O cérebro procura os melhores caminhos para solucionar um determinado problema, e ele pode se basear tanto no instinto quanto na razão e na experiência para definir aquilo que é melhor.

Por isso, existem diferentes tipos de tomada de decisão, uma vez que elas podem se basear em valores, em dados ou em crenças conscientes e subconscientes.

Baseada em valores

Nesse tipo de tomada de decisão empresarial, os valores pessoais daquele que está fazendo as escolhas contam muito. A ética e o senso moral de certo e errado são consultados na hora de definir a solução ideal. Esses valores são utilizados como referência e influenciam as ações que virão. Podemos relacioná-la com os instintos.

Baseada em dados

Esse tipo de tomada de decisão tem se fortalecido cada vez mais. Isso porque os dados apresentam insights valiosos para estabelecer a melhor solução ou o melhor caminho em diferentes situações.

O levantamento e a análise deles traz uma visão real do contexto. Ainda, apontam quais são as atitudes mais corretas em cada situação, com base naquilo que pode trazer resultados melhores.

O objetivo é identificar possíveis riscos e minimizá-los ao máximo. Quando a tomada de decisão é feita dessa forma, a incidência de erros pode ser menor e a eficiência muito maior, já que as bases da decisão são mais concretas e confiáveis. Podemos relacioná-la com a razão.

Baseada em crenças

Nesse caso, a tomada de decisão está muito relacionada com as experiências da pessoa, tendo como base situações que ela já vivenciou. A partir de análises e comparações, o indivíduo escolhe o caminho que parece o mais adequado, inclusive considerando os resultados dessas experiências.

Crenças conscientes

A crença consciente é justamente aquela em que a pessoa consegue fazer a correlação entre uma situação e outra, buscando, na sua experiência, uma referência ou uma base para tomar suas decisões. Ou seja, é um processo totalmente consciente e mais racional.

Crenças subconscientes

Também existem as crenças subconscientes, que se relacionam muito com a intuição de uma pessoa, algo que não pode ser explicado cientificamente. É uma percepção muito pessoal e interna, que de fato pode funcionar, mas não garante uma decisão 100% racional. Afinal, a pessoa às vezes nem sabe explicar por que está decidindo dessa forma.

Por que é tão importante adotar um processo de tomada de decisão efetivo?

Como explicamos, a tomada de decisão empresarial faz parte da rotina de qualquer organização. São diversos aspectos que precisam ser definidos e decididos, e cada um deles tem um peso diferente na sobrevivência e no sucesso da empresa.

Você viu, também, que podemos tomar decisões com base em diferentes fatores racionais, emocionais e até mesmo instintivos. No entanto, não podemos esquecer que, nesse caso, não se trata de fazer aquilo que o ego manda, mas o que seria vantajoso para a empresa naquele momento.

Adotar um processo de tomada de decisão mais efetivo é indispensável para que os interesses da organização sempre sejam colocados em primeiro lugar. Além disso, reduzimos as chances de acontecerem erros porque começamos a padronizar esse processo, a fim de que a análise das situações, o levantamento de alternativas e a definição da mais adequada sigam sempre alguns critérios predeterminados.

Isso também contribui para adotar estratégias muito mais eficientes, que trarão retornos rápidos ou que vão garantir a proteção da empresa em momentos mais difíceis. É possível até mesmo gerar oportunidades quando a tomada de decisão é precisa. Ou seja: evitamos erros, minimizamos gastos, geramos oportunidades e direcionamos melhor os investimentos.

Como otimizar a tomada de decisão empresarial?

É verdade que a tomada de decisão depende muito do conhecimento, da experiência e da capacitação de quem vai decidir. Além disso, você viu na introdução que é válido ter um time diverso e multidisciplinar para auxiliar nesse processo.

Contudo, podemos otimizar ainda mais a tomada de decisão empresarial com o uso da tecnologia. Ela faz toda a diferença para analisar processos internos e gerar relatórios acerca dos resultados que estão sendo alcançados.

Dessa forma, fica mais fácil definir os problemas que precisam ser resolvidos. Além disso, uma das etapas é a coleta de dados e informações. Se você tiver a tecnologia como sua aliada, já terá todo esse material reunido em um só lugar, pronto para a análise.

A tecnologia ainda permite fazer projeções de diferentes cenários, implementando cada uma das soluções que foram levantadas. Você pode conferir de antemão aquilo que tem mais chance de trazer resultados positivos e, assim, decidir de uma forma muito mais eficiente.

Até mesmo o acompanhamento e o monitoramento dos resultados ficam mais fáceis, justamente porque você conseguirá acompanhar de perto os números e os avanços, identificando onde ainda existem falhas e o que pode ser aprimorado na decisão tomada.

Quais são os principais exemplos de tomada de decisão empresarial?

O momento de tomar uma decisão na empresa é sempre complexo e exige boas análises para não prejudicar o sucesso da instituição. Por isso, separamos alguns exemplos nos quais o processo de escolher qual o melhor caminho a ser seguido se torna crucial.

Contratações e demissões

O primeiro exemplo é o mais comum: a contratação ou a demissão de um colaborador. Tanto um quanto o outro exige que a tomada de decisão empresarial seja coerente com os princípios estabelecidos pelo planejamento.

Na hora de somar ao time, uma análise do perfil dos candidatos contribui para que a seleção aconteça de acordo com a função, a experiência necessária e a cultura organizacional. Na hora de demitir, é preciso compreender quais aspectos fizeram o colaborador não corresponder às expectativas naquele determinado momento.

Gastos corporativos

Em relação aos gastos corporativos, eles envolvem o gerenciamento eficiente da parte contábil e o controle de custos, visando maior economia. As decisões desse exemplo são relacionadas a:

  • troca de fornecedor;
  • redução de gastos com materiais, como papel;
  • economia de tempo dos processos operacionais, entre outros.

Marketing

O marketing digital entra como tomada de decisão empresarial para alavancar a potência de reconhecimento de marca e de vendas. As redes sociais e os anúncios são soluções para quem deseja que a organização tome proporções maiores.

É preciso contratar especialistas no assunto para que eles avaliem qual a melhor campanha para as necessidades atuais da instituição. A tomada de decisão nesse caso considera o mercado, suas demandas, tendências, o comportamento do consumidor, as exigências do público-alvo, suas possíveis objeções, entre outros muitos detalhes que norteiam as estratégias.

Investimentos

Seja em tecnologia ou em outras áreas, os investimentos impactam diretamente o fluxo de caixa da empresa. Principalmente porque, caso não tragam o retorno esperado, é preciso ter um financeiro organizado para lidar com as novas oportunidades.

Muitas vezes, a má gestão de gastos é o resultado do fato de a TI e as finanças não estarem alinhadas. Mas é possível alcançar muitos benefícios com uma tecnologia integrada, como a da SAP Concur, para os profissionais desses dois setores, unificando departamentos e automatizando a gestão de gastos para transformar sua organização.

Ao tomar decisões a respeito do crescimento, priorizar o fluxo de caixa pode levar à maior visibilidade, agilidade, melhor controle de custos e melhores resultados comerciais. Ao automatizar e integrar despesas, sua empresa pode:

  • cortar custos, economizar tempo e tomar decisões inteligentes;
  • parar de usar recibos e faturas em papel;
  • manter os funcionários satisfeitos com ferramentas fáceis de usar;
  • concentrar-se mais na estratégia e menos nas tarefas diárias;
  • monitorar despesas pelo celular.

Vale ressaltar que um processo de tomada de decisão ineficiente pode trazer uma série de consequências negativas para o seu negócio, por exemplo:

  • investimentos além do necessário;
  • direcionamento inadequado de esforços e recursos;
  • maior incidência de falhas e erros;
  • mal aproveitamento de oportunidades;
  • desalinhamento entre diferentes setores do negócio;
  • estratégias inadequadas e ineficientes.

Por isso, é muito mais vantajoso se dedicar ao processo de tomada de decisão agora para otimizar o trabalho lá na frente. Decisões tomadas por impulso e sem embasamento sólido podem trazer os piores resultados e, em certos casos, comprometer a sobrevivência da empresa.

Descubra outras plataformas da SAP Concur!

Você achou que estávamos só em blogs e webinars? Pois bem, temos também um podcast! Aproveite e escute os novos episódios publicados pela família SAP CAST.

O SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital, sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios. Todos estão prontos para tirar suas dúvidas e falar sobre os assuntos mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Com conversas sobre diversos temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, por meio do ponto de vista da companhia líder no segmento de softwares e empresas.

Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo e-mail sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas. Ele pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios. Além disso, permite calcular o custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios, tudo em uma mesma plataforma.

Entre os principais benefícios do SAP Concur Travel, podemos citar:

  • registro completo das viagens, roteiros e gastos;
  • painel consolidado com dados atualizados da viagem;
  • conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
  • possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
  • integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
  • comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
  • acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
  • opção de escolher viagens sustentáveis;
  • simplificação da digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
  • possibilidade de integração com o SAP Concur Expense para o gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
  • simplificação do processo de aprovação e monitoramento das despesas.

A sua empresa precisa de uma equipe de profissionais competentes para que as melhores decisões sejam tomadas. No entanto, também é muito importante que eles tenham à sua disposição recursos e ferramentas que auxiliem a otimizar esse processo de tomada de decisão empresarial, utilizando a tecnologia como aliada para alcançar mais eficiência.

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