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Terceirização de TI: conheça os benefícios e desafios

SAP Concur |

A terceirização de TI pode ser uma opção bastante vantajosa para as empresas que querem ter acesso ao melhor da área sem deixar de focar na sua atividade-fim. Dessa maneira, esse modelo representa um novo nível de eficiência operacional. 

O serviço é viável ao serem tomados alguns cuidados. Assim, enquanto apresenta benefícios, a terceirização de TI também tem desafios envolvidos. Na prática, essa forma de administrar os ativos tecnológicos requer certas condutas para ser um sucesso. Entenda cada um desses pontos a seguir!

O que faz da terceirização de TI uma prática relevante?

A terceirização de TI é um segmento em crescimento. Para comparação, esse mercado deve saltar de 585 bilhões de dólares em 2023 para 701 bilhões de dólares até 2028, segundo a Mordor Intelligence.

Sua implementação requer que o setor deixe de estar sob a responsabilidade e o controle da contratante. Nesse quadro, está incluída toda e qualquer contratação de serviços realizados por outra empresa ou prestador especializado em tecnologia para gerir, apoiar, conservar, consertar, disponibilizar equipamentos ou softwares e realizar atividades ligadas a essa área, como:

  • suporte técnico;
  • aluguel de computadores e servidores;
  • disponibilização de sistemas e aplicativos;
  • manutenção;
  • atendimento às demandas externas.

Tal cenário se expande à medida que a digitalização aumenta. Essa estratégia ganha importância como meio de impulsionar a inovação e a competitividade empresarial no ambiente mercadológico moderno, tornando-se relevante para os negócios conseguirem acompanhar esse processo.

Afinal, cada dia mais essas soluções respondem por um maior número de tarefas empresariais, recebendo melhorias e atualizações com frequência. Dessa forma, não há mais como seguir sendo uma empresa bem-sucedida usando modelos organizacionais que não contem com novos recursos de informação.

No entanto, o dinamismo e a velocidade da evolução de TI, associados a variedade de opções, exige um nível de especialização que nem todas as organizações podem cobrir internamente. Via de regra, por requererem estrutura e investimentos elevados ou pela falta de mão de obra qualificada.

O mesmo desenvolvimento acelerado cria um cenário em que não há maiores diferenciais a serem obtidos com base na exclusividade de uma área interna responsável por esse trabalho. Ainda mais com os ganhos que o modelo terceirizado apresenta.

Quais aspectos tornam essa opção uma escolha vantajosa?

Investir na terceirização de TI pode ser uma escolha vantajosa devido aos benefícios que o serviço apresenta. Veja quais são!

Estrutura de custos

A terceirização de TI torna os gastos envolvidos mais previsíveis, pois muitos imprevistos, como troca de profissionais ou equipamentos, atualizações e consertos, podem ser incluídos no contrato.

Por outro lado, modelos de contratação sob demanda — em que o pagamento só acontece quando um trabalho é realizado — criam uma estrutura de custos variáveis. Assim, fornece mais flexibilidade ao negócio e aumenta sua liquidez, visto que os valores não ficam reservados para cobrir despesas fixas que nem sempre são necessárias.

Otimização dos recursos

As empresas que optam pela terceirização de TI têm atividades-fim não ligadas a área que ficavam fora do foco devido à necessidade de implementar ou responder às demandas do setor. 

Portanto, com a contratação de alguém para cuidar do assunto, a equipe se volta ao que realmente gera resultado e lucratividade. Na prática, esse modelo ainda amplia a produtividade e eficiência ao dedicar os recursos aos objetivos principais.

Por outro lado, as lacunas tecnológicas do empreendimento ganham uma atenção especializada, capaz de resolver esses problemas de maneira ágil e olhar para seus pontos estratégicos sob uma ótica mais preparada.

Qualificação e atualização constante

A especialização do terceirizado de TI gera diversas melhorias, entre elas o acesso a recursos atualizados e métodos qualificados. Desde as soluções tecnológicas disponibilizadas até as habilidades técnicas dos contratados levam a essa vantagem. 

Em consequência, a infraestrutura da área se torna capaz de apoiar sua atividade principal e promover processos de negócio competitivos. Um exemplo é o uso de softwares que automatizam tarefas e coletam dados.

Melhoria na organização interna

Outro efeito da especialização e do foco proporcionados pela terceirização de TI é a melhoria da organização interna. A começar pelo uso de ferramentas mais adequadas às necessidades da contratada. 

Outra vantagem organizacional é a equipe conseguir construir processos eficientes ao dar atenção ao que realmente é central para os resultados. Isso acontece por ter tempo para identificar problemas e pensar em soluções operacionais adequadas.

O que é preciso considerar para ser um modelo bem-sucedido?

Ainda que suas vantagens posicionem a terceirização de TI como uma solução atrativa, é preciso dar atenção a alguns desafios para garantir o sucesso desse modelo. Confira quais e como superá-los!

Construção de relacionamento e confiança

A terceirização de TI torna necessária uma relação de confiança entre as partes para que o controle de determinados processos ou acesso a informações confidenciais seja dividido, mantendo inclusive a compliance. No entanto, a construção de um relacionamento desse nível costuma ser um desafio.

Contornar tal quadro começa pela definição de responsabilidades entre contratante e contratada, visando a efetivação do objeto do contrato, ou seja, o que cada um se compromete a fazer. Ainda, está ligada ao alinhamento entre um e outro em prol dos resultados da primeira, estabelecendo objetivos claros.

Nesse caso, a compatibilidade entre as soluções propostas com a realidade da empresa e a priorização do que realmente faz diferença são posturas do terceirizado que garantem o sucesso do negócio.

Adaptação da mentalidade e dos processos

Internamente, a mentalidade da equipe da contratante pode gerar situações desafiadoras. Modelos antigos de trabalho, resistência às mudanças e sensação de perda ou falta de controle são apenas alguns exemplos disso. Outros atritos envolvem o desenho de processos, a divisão das tarefas, a integração e a comunicação.

Isso porque o terceirizado muitas vezes tem uma proposta em um formato pronto, enquanto o empreendimento nem sempre identificou suas reais necessidades ou gargalos. Em todos os casos, uma adaptação se torna essencial.

Quem contrata precisa entender sua realidade, preparar o time e conduzir as transformações de maneira transparente. Já a contratada deve buscar responder às demandas apresentadas, ser flexível e manter um diálogo franco.

Contratação de um parceiro adequado

Um elemento que ajuda a evitar ou minimizar os desafios citados é a contratação de um prestador de serviço adequado. No entanto, fazer isso também pode ser uma atividade desafiadora.

Assim, é fundamental que o contratante defina o que se está buscando para que, ao avaliar o fornecedor, consiga estabelecer se há alinhamento da proposta com suas demandas e particularidades. Nesse momento, o diálogo e a transparência são as chaves para uma análise correta.

A terceirização de TI é um modelo de gestão para a área que promove diversas vantagens no mercado atual. Em contraponto, exige que alguns desafios sejam superados para ser um sucesso total. É preciso tomar certos cuidados para se usufruir de bons resultados.

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