Controle de Custos Corporativos

Recibo x nota fiscal: entenda as diferenças!

SAP Concur |

Há uma variedade de documentos fiscais e contábeis utilizados para comprovar pagamentos. Enquanto um cliente, ao comprar algo ou fechar uma contratação, pode receber uma nota fiscal, um trabalhador pode emitir um recibo. Nesse sentido, você sabe quais são as diferenças pontuais entre recibo e nota fiscal?

É comum carregar esse tipo de dúvida, tanto gestores encarregados de controlar os gastos da empresa quanto para os colaboradores que precisam documentar as despesas gastas em viagens corporativas.

Neste post, confira as diferenças entre esses documentos, além de informações úteis sobre o acompanhamento dos recibos.

O que é nota fiscal?

A nota fiscal é um documento que formaliza a transferência de posse de um bem para outra pessoa ou empresa. No caso de prestação de serviços, embora a transferência de posse não seja tão direta, a NF ainda serve como registro da transação.

Além de registrar a transferência financeira entre as partes, a nota fiscal é utilizada para o recolhimento de impostos, como o Imposto de Renda. A ausência ou omissão desse documento constitui sonegação fiscal, que é um crime no Brasil.

Mas as atribuições da nota fiscal não se limitam a isso: ela também é empregada para regularizar doações, empréstimos e transporte de bens, assim como para documentar serviços prestados sem remuneração financeira para a organização prestadora.

Além disso, a nota fiscal pode ser emitida para anular outra nota fiscal em casos de devolução de produtos fabricados em massa e cancelamento de contratos de serviço.

O que é recibo?

O recibo é um documento que garante o pagamento total ou parcial de uma dívida. Normalmente, a pessoa que recebe o pagamento assina o recibo para confirmar que o valor foi recebido por quem tinha direito a ele.

Quando utilizado para propósitos contábeis, é crucial que o responsável mantenha os recibos em segurança para declará-los corretamente junto à Receita Federal posteriormente.

Além disso, existe o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), utilizado por empresas que contratam profissionais temporários sem registro formal de empresa (CNPJ). Nesse caso, o RPA é emitido para regularizar o pagamento, e o contratante apenas assina para indicar sua concordância.

Quais as diferenças entre nota fiscal e recibo?

Em termos simples, o recibo confirma o pagamento relacionado a um serviço ou mercadoria, enquanto a nota fiscal não só confirma o pagamento, mas também transfere a propriedade sobre o item adquirido.

Quando a empresa oferece uma nota fiscal, ela passa a posse do item para o comprador. Portanto, seria impraticável para uma empresa vendedora emitir um recibo para uma venda de produto, já que isso não garantiria a transferência de posse ao cliente.

Um bom exemplo para ilustrar a situação é quando os viajantes internacionais podem ser solicitados a apresentar a nota fiscal de produtos eletrônicos para garantir a legalidade da compra.

Empresas legalmente registradas emitem notas fiscais, podendo ser para serviços ou produtos. No caso dos serviços, a NF registra a transação financeira, enquanto para produtos, garante o passe de propriedade.

Por outro lado, o recibo confirma o pagamento de uma transação e serve como evidência de que o débito foi quitado, além de auxiliar na verificação de impostos e outros tributos conforme permitido por lei.

Portanto, a principal distinção entre os recibos e as notas fiscais está na garantia, ou ausência dela, da transferência de propriedade do item adquirido.

O recibo pode substituir a nota fiscal?

Não, o recibo não pode substituir a nota fiscal. Essa distinção é clara, pois o recibo não transfere a propriedade como faz a nota fiscal. Por outro lado, a nota fiscal carrega o dever de ser um comprovante, mas pode servir como recibo, já que não apenas transfere a posse, mas também atesta o pagamento.

Caso você esteja se perguntando se existe algum documento que substitui o recibo de nota fiscal, a resposta também é não. Não há nenhuma documentação que substitua completamente a nota fiscal em termos fiscais. Dessa forma, ela é indispensável para as operações.

Qual a importância dos documentos?

Assim como temos notado até aqui, ambos os documentos são importantes para manter a transparência e a legalidade das transações comerciais. A nota fiscal é essencial para o recolhimento de impostos e para a contabilidade da empresa, já o recibo é importante para comprovar que o pagamento foi realizado.

O que é o comprovante de pagamento?

O comprovante de pagamento é um documento que evidencia e confirma que o pagamento aconteceu no ato de adquirir algo, podendo assumir a forma de um recibo ou de uma NF, dependendo do contexto.

Ao calcular as despesas relacionadas às viagens corporativas, o gestor deve considerar os custos de alimentação, hospedagem, locomoção e outras despesas necessárias para a conclusão da viagem.

Somente após reunir os comprovantes pertinentes para apresentar ao departamento financeiro é que o funcionário poderá solicitar o reembolso de despesas. Por isso, é importante que a política de viagens seja clara e bem definida para determinar quais documentos são aceitos como comprovantes válidos das despesas realizadas.

Notas fiscais e recibos desempenham o papel de comprovantes de pagamento?

Em resumo, sim. No entanto, enquanto o recibo de compra se aplica em muitas situações, infelizmente não cobre todas, ao contrário da nota fiscal. Há informações essenciais que devem constar em um comprovante de pagamento para garantir sua eficácia como prova. São elas:

  • data da transação;
  • valor;
  • método de pagamento;
  • nome do fornecedor;
  • descrição do item adquirido.

Como controlar os comprovantes de pagamento?

Para garantir um controle eficiente dos comprovantes de pagamento, é fundamental solicitar aos colaboradores que apresentem tanto a nota fiscal quanto o recibo de todas as despesas realizadas durante as viagens corporativas. Isso permite uma prestação de contas completa e facilita o processo de reembolso e prestação de contas junto à empresa.

Nem sempre é fácil manter todos os tickets e papéis que comprovem a transação, mas a inovação já chegou nessa lacuna: é possível automatizar a gestão de despesas e tornar a experiência mais simples, tanto para quem gasta quanto para quem gerencia os valores. 

Entender as diferenças entre recibo e nota fiscal é fundamental para garantir a conformidade e transparência nas transações comerciais, especialmente em contextos de reembolso de gastos de viagens corporativas. Educar os colaboradores e manter uma política de reembolso esclarecida são as chaves para tornar o momento do reembolso mais tranquilo.

Você quer saber mais sobre as soluções de automação de despesas? Siga a leitura e aproveite o nosso guia sobre o tema!

Controle de Custos Corporativos
Boa parte dos gastos de uma empresa é destinado à realização de viagens corporativas, por isso é de extrema importância que o controle de gastos seja feito de maneira eficaz.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
Estruturar políticas de reembolso de despesas corporativas, complementa ações da própria empresa que busca o bem-estar do colaborador.
Continue lendo
Controle de Custos Corporativos
As convenções corporativas puderam retornar com o sucesso de antes, e até superiores. Saiba como organizar esses eventos em 7 passos.
Continue lendo