Fraude e Conformidade
O que é self-compliance e como essa ação impacta as viagens corporativas
Se você esteve de olho nas pesquisas sobre viagens corporativas nos últimos tempos, já deve ter ouvido falar sobre self-compliance, ou até mesmo sobre compliance.
O significado de self-compliance é algo sobre “estar de olho nas próprias atitudes”, “avaliar a própria postura”.
Nesse caso, quando trazemos o assunto para dentro das corporações, o significado é mais sobre ser ético e ter boas práticas no ambiente de trabalho. E isso se estende para a empresa também, pois é preciso estar dentro das normas fiscais, ambientais, contábeis, jurídicas e éticas.
No entanto, no mundo das viagens corporativas, self-compliance serve para conscientizar as atitudes dos funcionários quando se é preciso corresponder ao que lhe foi ordenado nas políticas internas pré-definidas pela empresa, sendo assim, uma forma de assegurar que os colaboradores farão a sua parte e cumprirão a sua palavra, agindo de forma ética, responsável e profissional.
E já que citamos políticas internas nessa última parte, gostaria de ressaltar que faz parte da responsabilidade do colaborador ser transparente com a empresa. Eles devem estar de olho nas suas próprias atitudes, assim como nas boas práticas, pois isso gerará um ambiente seguro e de confiança entre a empresa e o colaborador.
No blog de hoje, saiba como essa ação impacta as viagens corporativas.
Saiba mais: Processos em viagens corporativas: aprenda 4 passos para otimizá-los
O impacto da ação de self-compliance nas viagens corporativas
Como sabemos, há uma série de regras quando falamos em viagens corporativas, sejam elas sobre questões políticas, ou até mesmo regulamentares da própria empresa.
Nesse caso, é preciso observar se os processos estabelecidos estão sendo cumpridos, pois é isso que vai determinar a garantia de self-compliance. Além do mais, as regras precisam ser claras quanto ao que deve ser seguido durante o início, meio e fim da viagem. Dessa forma, você garantirá um bom resultado para a sua viagem corporativa.
Há três processos interessantes que podem assegurar tanto o colaborador quanto a empresa, e eles são:
Como funciona o processo de aprovação das viagens corporativas:
Aqui é onde acontece o planejamento de cada viagem corporativa. Logo após as decisões finais sobre passagens, hotéis, refeições, transporte e segurança, o colaborador deve estar ciente dos gastos permitidos e não permitidos.
01- As atitudes e responsabilidades esperadas do colaborador:
É extremamente importante que o colaborador entenda o seu papel na empresa. E como as viagens fazem parte da sua rotina, o colaborador deve estar ciente de todos os processos que deve cumprir de acordo com a política interna da empresa, sempre com honestidade e transparência nas suas atitudes.
02- Como escolher os fornecedores ideais:
A ideia neste ponto é preservar a saúde financeira da empresa, logo, o mais importante é prezar por fornecedores honestos que cumprirão o que foi previamente acordado. Desta forma, torna- se fácil identificar possíveis fontes de economia durante o processo de viagem corporativa.
Busque por bons fornecedores, além de, também, ficar de olho nos valores cobrados. Sempre faça uma pesquisa sobre valores médios e escolha aquele que se encaixa melhor no seu orçamento.
Confira o blog: Conheça os benefícios de sistemas empresariais integrados
Importância e benefícios da ação de self-compliance
Com o crescimento das empresas, surge a necessidade de estar cada vez mais por dentro de tudo o que acontece entre os departamentos, assim como, também a necessidade de ter mais controle sobre todas as questões da empresa.
Por isso, vamos listar alguns pontos que são vistos como benefícios para as empresas.
1. Analise a política de viagens corporativas
O primeiro passo para self-compliance da viagem corporativa é assegurar que os colaboradores estão cientes das atitudes esperadas pela empresa. É válido ressaltar a importância do colaborador ser 100% transparente e agir conforme os padrões da empresa.
Por isso, lembre-se de compartilhar a importância deste tópico com o colaborador.
2. Analise a política de reembolso
O colaborador precisa estar ciente de quanto pode gastar às custas da empresa, seja com refeição, transporte, estadia, etc.
Além de facilitar a vida do colaborador com as instruções sobre os gastos pré-definidos, o orientará a estar ligado quanto a política de reembolso.
3. Crie incentivos
Com o objetivo de fortalecer o relacionamento e o engajamento, lembre-se de criar alguns incentivos como bônus, por exemplo. Dessa forma, manter self-compliance na viagem corporativa se torna mais fácil.
4. Invista na tecnologia
Dê preferência ao uso da tecnologia na hora de organizar uma viagem. Antes de mais nada, o uso da tecnologia serve para evitar possíveis fraudes. Com a ajuda dos sistemas certos, você pode facilitar e otimizar o seu trabalho e as suas viagens.
A SAP Concur pode ajudar a implementar medidas de segurança, além de oferecer as melhores soluções de despesas e viagens da categoria, podemos ser seu parceiro na prevenção de fraudes e na garantia de conformidade em toda a organização.
Leia também: O que é alçada de aprovação nas viagens e despesas corporativas?
Descubras outras plataformas da SAP Concur
Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket Show “O novo destino das viagens corporativas”, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.
Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!
Você pode ler: 4 dicas sobre sustentabilidade na gestão de viagens corporativas
Conheça o SAP Concur Travel & Expense!
O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
-
Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
-
Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
-
Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
-
Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
-
Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
-
Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
-
Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
-
Permite a escolha de viagens sustentáveis;
-
Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
-
Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
-
Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!