Despesas e Viagens

Conheça as tendências de viagens corporativas para 2023

SAP Concur |

As tendências de viagens corporativas evoluem tanto quanto a própria tecnologia que acompanha esse conceito. Muitas delas aparecem para tornar a experiência do colaborador a mais segura possível, e outras transformam as rotinas processuais da empresa mais eficientes, gerando redução de custos e aumento da economia.

O que garante que as novas tendências de viagens corporativas é a transformação dos hábitos dos viajantes. De acordo com uma pesquisa da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), entre 60% e 70% das viagens domésticas no Brasil são feitas a serviço de empresas, sendo o restante motivado pelo lazer.

Neste ano, as tendências em viagens corporativas que mais se destacaram foram: bleisure, viagens de incentivo e duty of care. Começando pelo Bleisure, essa prática une a viagem a trabalho com momentos de diversão.

Um estudo feito pela University of East London mostrou que a produtividade dos colaboradores aumentou depois da implementação do bleisure. Essa pesquisa também revelou que 61% dos entrevistados se sentiram mais produtivos após viagens que não se mantiveram apenas no âmbito profissional, mas com momentos de descontração e 36% dos entrevistados prolongaram sua viagem de negócios para atividades de lazer.

Com relação às viagens de incentivo, elas se mantiveram em alta durante todo o ano, pois é um modo de recompensa pelo desempenho que ajuda a manter o colaborador motivado e com vontade de permanecer em um ambiente corporativo que valoriza a equipe.

Por fim, em 2022, o assunto Duty of Care, dever de diligência, foi pauta de muitas reuniões institucionais sobre viagens corporativas. Essa prática diz respeito às responsabilidades da empresa em relação ao colaborador durante seu deslocamento. Ela foca em prestar socorro em situações emergenciais para que o viajante tenha o bem-estar necessário para cumprir suas funções.

No blog de hoje, falaremos sobre as tendências em viagens corporativas de 2023. Acompanhe!

Saiba mais: Qual o conceito de Business Agility e quais seus princípios?

Conheça as tendências de viagens corporativas para 2023

Se antecipar e conhecer as tendências de viagens corporativas para o próximo ano garante melhorias no planejamento e otimização das ações conforme o que há de mais novo no mercado.

Confira, abaixo, quais direcionamentos focam em 2023.

Software de gestão de viagens corporativas

A automação continuará crescendo no ano que vem e isso assegura que as tecnologias transformarão ainda mais a rotina dos processos organizacionais. Já ficou comprovado que as empresas que não se adequarem às novidades tecnológicas tomarão rumos contrários ao crescimento no mercado competitivo.

As soluções SAP Concur e nossa extensa rede de fornecedores de viagens podem ajudar você a criar um sistema de viagens integrado e automatizado que o ajudará a atingir as metas de viagens e despesas, independentemente de quais sejam.

  • Registre dados de viagens e gastos, onde quer que sejam reservadas

  • Veja dados consolidados de viagens em um único painel

  • Reserve facilmente transportes aéreos, trens, hotéis e carros usando uma ferramenta de reservas on-line

  • Facilite a conformidade com as políticas para os colaboradores

  • Dê aos colaboradores a liberdade de reservarem viagens sozinhos

Os melhores programas de viagens permitem que os gestores de viagens mantenham o controle e, ao mesmo tempo, concedam aos colaboradores a liberdade de reservar viagens sozinhos. Com as nossas ferramentas e nosso ecossistema de parceiros fornecedores, os gestores de viagens podem oferecer ferramentas de tecnologia e suporte que podem atender às necessidades de todos.

Desinfecção por luz UV-C

Espaços públicos, como aeroportos, contarão com a tecnologia de desinfecção por luz UV-C para combater a proliferação de vírus. Essa técnica é um suporte da ideia de que não é só a covid-19 que deve ser controlada, e sim todas as possíveis doenças causadas por vírus.

Aplicativos móveis

Da coleta de recibos ao reembolso, sua organização pode gerenciar todo o processo de despesas com facilidade nos dispositivos móveis. A Concur simplifica a execução de todas as tarefas de despesas e o acompanhamento de itinerários para colaboradores e gestores. O aplicativo móvel da Concur permite que os colaboradores usem a câmera do smartphone para capturar e anexar recibos às solicitações de reembolso.

Dessa forma, gerentes podem usar seus dispositivos móveis para revisar, aprovar ou rejeitar solicitações enquanto estão fora do escritório, reduzindo o prazo para reembolso e ganhando visibilidade em tempo real sobre os gastos.

Leia também: Quais os principais pilares da ESG em viagens corporativas

Descubra outras plataformas da SAP Concur

Você achou que estamos só em blogs e webinars? Pois bem, estamos também em Podcast! Aproveite e escute o terceiro episódio do SAP Concur Pocket ShowLonge de casa - Bleisure”, com Lucas Amadeu, mais um podcast da família SAP CAST. SAP Cast une o conteúdo que você precisa sobre negócios, tecnologia e transformação digital. Sempre com a participação de especialistas da SAP, clientes e parceiros de negócios prontos para tirarem suas dúvidas e aprofundar sobre os temas mais importantes da atualidade que envolvem o mercado corporativo.

Nesse episódio vamos falar de uma tendência, o Bleisure, um termo usado para descrever uma viagem de negócios que abre espaço para o lazer.

Com conversas sobre temas e conexões, a missão do SAP Cast é levar você ao centro da revolução tecnológica, através do ponto de vista da empresa líder no segmento de software e empresas. Apresentadores: Leo Lopes, Maximiliano Cunha e Rodrigo Murad. Mande sua sugestão ou comentário pelo email: sapcast@sap.com e participe de nossos debates!

Você pode se interessar: Desenvolvimento ágil: o que ele influencia na empresa

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.

Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.

Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:

  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;

  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;

  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;

  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;

  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;

  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;

  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;

  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;

  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;

  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;

  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.

Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Você já se perguntou como funcionam as horas extras em viagens corporativas? Neste artigo, falaremos sobre isso e como você pode economizar com isso.
Continue lendo
Despesas e Viagens
A mobilidade corporativa é uma tendência que está tomando conta de diversas empresas no Brasil e no mundo. Confira tudo sobre o assunto em nosso blog.
Continue lendo