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Como implementar uma viagem de incentivo na empresa? Confira as nossas dicas!

SAP Concur |

A valorização e o reconhecimento pelo trabalho executado com excelência são esperados por todos os profissionais — independentemente do porte da companhia e do nível hierárquico no qual estão inseridos. No intuito de fugir do óbvio e de ir além do "mais do mesmo", cada vez mais, as empresas têm optado por premiar o quadro de pessoal com uma viagem de incentivo.

A propósito, quem acredita que o formato de premiação é vantajoso somente para os talentos contemplados está equivocado. A partir do investimento nesse tipo de iniciativa, as organizações tendem a estreitar o relacionamento com a força de trabalho e a promover a imagem institucional perante o mercado, estimulando, mesmo que indiretamente, o alcance de resultados positivos.

Quer ficar por dentro dessa proposta, dos seus benefícios e de como implementá-la na organização? Continue a leitura!

O que é uma viagem de incentivo?

Resumidamente, uma viagem de incentivo é um meio de recompensar os talentos de uma organização por um rendimento de destaque e/ou pelo atingimento de uma meta preestabelecida. Aliás, a medida vem se revelando uma ferramenta poderosíssima para reconhecer todo o esforço empregado pelos colaboradores, motivando-os à execução de um trabalho de altíssimo nível e com foco nos resultados.

No entanto, em razão de ser uma iniciativa empresarial, é comum que os conceitos de viagem de incentivo e de viagem corporativa se confundam. Portanto, é indispensável esclarecer — especialmente para o time — que são ações distintas.

Via de regra, as viagens corporativas visam à propagação dos negócios de uma corporação. Ou seja, trata-se de um formato em que os colaboradores estão representando a marca na qual atuam objetivando o fechamento de acordos e transações com potenciais fornecedores ou clientes, por exemplo.

Já uma viagem de incentivo — embora até possa abranger algumas atrações ou eventos direcionados ao universo corporativo no roteiro, dependendo da política da corporação — tem como propósito entregar uma experiência positivamente marcante para os talentos contemplados.

Na prática, funciona assim: o departamento financeiro e o setor de Recursos Humanos (RH) traçam uma planificação colaborativa a fim de identificar o volume estimado de recursos necessários para a concretização da iniciativa.

Posteriormente, é importante determinar o perfil dos profissionais contemplados para avaliar em quais planos todos se adaptam melhor. Normalmente, ocorre a definição de um teto máximo de gastos que os premiados poderão utilizar do modo que entenderem conveniente.

Quais são os benefícios de uma viagem de incentivo e como a proposta pode ser utilizada em uma empresa?

Também conhecido como "turismo de incentivo", como dito, esse tipo de ação envolve uma série de pontos positivos, tornando-se um incrível instrumento de engajamento dentro da empresa. Alguns benefícios incluem:

  • o fomento ao desenvolvimento profissional e pessoal: como dito, mesmo que a viagem de incentivo seja voltada ao lazer, é válido conciliá-la com programações que estimulem o desenvolvimento profissional e pessoal dos talentos contemplados, até porque tudo aquilo que nos ajuda a abandonar a nossa zona de conforto contribui para a nossa própria evolução nos mais diversos âmbitos;
  • a retenção de talentos na organização: já que elevar o engajamento e oferecer bonificação que saem do lugar-comum aumentam os níveis de satisfação da força de trabalho, mantendo (e até atraindo) os profissionais;
  • a elevação dos níveis de produtividade: afinal, além de retornarem estimulados e com as "energias renovadas", os talentos contemplados se sentiram valorizados e, com isso, tendem a retribuir a recompensa atuando com mais empenho;
  • o aumento da motivação dos talentos: até mesmo daqueles que não foram premiados, pois haverá uma clara percepção de que a empresa busca valorizar a sua força de trabalho e de que o esforço rotineiramente empregado "vale a pena", enquanto, é claro, os profissionais já contemplados retornam à função revigorados.

Portanto, é possível afirmar que uma viagem de incentivo pode ser utilizada como uma iniciativa que é inerente a algo muito maior para a promoção de soluções altamente efetivas e para o aumento da satisfação da força de trabalho: o endomarketing.

A ideia por trás do conceito envolve a elaboração de um plano de ações cujo enfoque é o desenvolvimento de um ambiente criativo e agradável para os talentos da empresa.

Como promover viagens de incentivo?

Tão relevante quanto compreender o que é uma viagem de incentivo — as suas diferenças em relação às viagens corporativas — e as vantagens proporcionadas pela iniciativa é entender como promovê-la de forma bem-sucedida.

Nesse sentido, elencamos algumas dicas-chave que serão grandes aliadas para garantir que os profissionais premiados verdadeiramente sentirão que estão vivenciando uma experiência pensada para eles.

Conheça os colaboradores que integram o quadro de pessoal

Para que a viagem de incentivo seja realmente gratificante e vista como uma recompensa, é essencial dominar o público ao qual a iniciativa se destina. Em outras palavras, é preciso conhecer as preferências, a faixa etária, os desejos e as demais particularidades dos colaboradores.

A partir disso, será viável traçar um roteiro mais agradável e personalizado, que seja interessante de verdade para os contemplados.

Selecione os destinos ideais

Em seguida, é preciso definir o destino da viagem de incentivo. Nesse caso, se os trabalhadores premiados detestam baixas temperaturas, não fará sentido contemplá-los com uma estadia no Sul do Brasil, por exemplo — e vice-versa. O recomendável é buscar ser tão democrático quanto possível na escolha do destino.

Planeje com antecedência

Para que o roteiro seja seguido sem eventuais transtornos, o planejamento é a palavra de ordem. A partir dessa medida, é viável evitar transtornos e imprevistos que poderão tornar a viagem de incentivo uma experiência negativa.

Então, monte um cronograma bem-feito, estabeleça o orçamento previamente e não deixe para fazer as reservas na última hora. Além disso, a organização vem com um "plus": quanto mais cedo os detalhes são definidos, menos onerosa a viagem será, já que contratações próximas à data escolhida costumam ter um valor mais elevado.

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