Crescimento e Otimização

6 dicas para uma gestão da informação eficiente na empresa

SAP Concur |

A comunicação interna é determinante para ter uma alta produtividade nas tarefas cotidianas, além de reduzir o número de erros nos processos comuns do seu negócio. Por isso, investir em melhorias na gestão da informação é crucial para alcançar bons resultados em seus projetos.

O uso adequado dos dados representa um grande diferencial para as empresas, especialmente na hora de tomar decisões mais informadas sobre como conduzir a empresa. Ao integrar esses registros com os processos internos, você consegue dar um salto de desempenho em todas as áreas do negócio.

Se você quer saber quais as melhores dicas para obter uma gestão de informações ainda mais eficiente, continue a leitura e confira nossas recomendações.

O que é e como funciona a gestão da informação?

A gestão da informação nada mais é do que um conjunto de práticas cujo objetivo é coletar, armazenar, organizar e analisar dados da empresa de maneira eficiente, de modo a melhorar os resultados do negócio.

Nesse sentido, ela tem um papel essencial para oferecer suporte ao processo decisório, além de melhorar a eficiência operacional e gerar vantagens competitivas para a empresa. Por isso, se deseja deixar os concorrentes para trás, vale a pena investir nessa gestão.

O funcionamento dela depende de uma série de fatores, como coleta adequada de dados, uso de sistemas para armazenar adequadamente, mapeamento do fluxo de informações e até mesmo controle de acesso.

Qual a importância da gestão da informação?

A gestão da informação é relevante para as empresas que desejam alcançar eficiência e diferenciação de mercado. Além disso, pode garantir melhoria no gerenciamento da empresa a partir da simplificação do processo decisório.

Com boas estratégias, ainda é possível aumentar a vantagem competitiva. Afinal, isso permite acessar e usar informações de maneira mais eficiente, a fim de responder mais rapidamente às mudanças no mercado, identificar oportunidades e antecipar ameaças.

Portanto, vale a pena aprender quais são as principais práticas para implementar uma gestão de informação eficiente e estratégica em seu negócio. Assim, fica mais fácil se destacar e conseguir bons resultados.

Como fazer uma boa gestão da informação na sua empresa?

Agora que você já sabe a importância de fazer uma boa gestão de informação, que tal descobrir as principais dicas que podem ajudar a sua empresa nessa tarefa? A seguir, destacamos várias que são bem úteis. Vale continuar lendo para descobrir.

1. Melhore a comunicação interna

O primeiro passo para ter um bom gerenciamento na empresa é dar a devida atenção à comunicação interna. Ele é fundamental para os colaboradores entenderem o papel que desempenham na gestão e ajudem a alcançar bons resultados.

Além disso, com o compartilhamento de informações e a partir de normas e metas bem estabelecidos, fica mais simples ter uma boa gestão. Esse tipo de cuidado evita ações inadequadas e garante transparência e eficiência no negócio.

2. Otimize as estratégias

Outro passo relevante é ter processos e estratégias otimizadas. Por isso, é necessário ter consistência na gestão da informação para entender quais são os pontos que precisam ser melhorados para evitar desperdício de tempo e de recursos.

Para isso, você pode investir em sistematização, enxugar processos irrelevantes, padronizar estratégias, simplificar fluxos de tarefas e prezar a segurança dos dados que estão armazenados.

3. Adote novas ferramentas

Para garantir o sucesso da gestão da informação, é indispensável utilizar ferramentas de qualidade. Portanto, é fundamental realizar um diagnóstico dos recursos utilizados nessa área do negócio.

A partir disso, você pode investir em melhorias e encontrar soluções mais adequadas para a demanda da empresa, caso necessário. Esse cuidado vai gerar mais eficiência e garantir que o negócio se destaque.

4. Mapeie o fluxo de informações

Entender de que local vem as informações e qual é o caminho que ele percorre pode ajudar a identificar melhorias que vão trazer mais produtividade e assegurar uma gestão adequada dos dados.

Nesse sentido, avalie quais são os estágios necessários para obter as informações, tratá-las e depois usar conforme as necessidades da empresa. Verifique pontos fortes e fracos e invista em otimizações no fluxo.

5. Determine as regras de controle de acesso

A quinta dica é ter regras claras de acesso. Para evitar vazamentos ou problemas com a gestão de dados, é importante estabelecer quem pode ou não ter acesso aos dados.

A partir disso, estabeleça regras também para que a alocação das informações seja feita de forma adequada, evitando qualquer tipo de problema que comprometa a saúde do negócio.

6. Conte com a tecnologia

Por fim, vale a pena contar com o suporte da tecnologia. Ela permite otimizar todas as dicas anteriores, além de simplificar as atividades do negócio. Por meio de boas soluções, é possível ter relatórios, digitalizar e centralizar os dados. Consequentemente, há mais agilidade na hora de fazer a gestão e o uso das informações.

Como mensurar os resultados para propor as melhorias?

Mensurar os resultados de sua estratégia de gestão é fundamental para identificar áreas que demandam algum tipo de ajuste. Aqui estão algumas etapas necessárias para mensurar os resultados e entender qual o caminho mais curto para otimizar seu projeto:

  • estabeleça KPIs (Indicadores-chave de Desempenho): esses recursos são essenciais para medir de maneira tangível a eficácia da sua gestão. Entre os principais exemplos, vale destacar a precisão dos dados, o tempo médio de resposta quando uma informação é solicitada, a taxa de conclusão de projetos, entre outros indicadores;
  • reúna os dados: contar com sistemas ou processos para coletar esses dados é determinante na hora de criar seus KPIs. Portanto, vale a pena contar com um sistema capaz de gerar relatórios e integrar tais informações;
  • analise os resultados: depois de levantar as principais informações, é possível examiná-las a fim de desvendar tendências, padrões e demais registros relevantes, seja sobre questões internas ou verificações externas a sua empresa;
  • comparação com metas: por fim, vale a pena comparar os resultados obtidos com as metas que foram estipuladas para o projeto. Se o seu objetivo é contar com uma precisão de dados de 99%, vale a pena comparar com benchmarks do setor, se disponíveis, a fim de ter um mecanismo de comparação.

Realizar uma boa gestão da informação traz diversos benefícios para sua marca, reduzindo custos de processos internos, melhorando a compreensão do cliente, otimizando a tomada de decisão e ajustando a criação de novas soluções. Portanto, invista em ferramentas que tragam mais clareza e controle na geração de dados do seu negócio.

E no seu negócio, quais cuidados você adota para melhorar a gestão de informações? Deixe um comentário e compartilhe, conosco e com os demais, como foi sua experiência nessa tarefa!

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