Produtividade no trabalho: saiba como driblar as distrações do home office

27/10/2020

A produtividade no trabalho sempre é uma preocupação dos gestores que precisam otimizar recursos e garantir bons resultados. No entanto, a partir do estabelecimento do isolamento social e a implementação do home office, essa atenção com a eficiência dos colaboradores tornou-se ainda maior. Nesse sentido, 90% dos profissionais acreditam que o home office será o futuro das empresas, de acordo com pesquisa da Kenoby. Além disso, 40% das empresas planejam implementar o trabalho remoto permanentemente.

Para reforçar essa ideia, de acordo com estudo da Pulse, divulgado exclusivamente pela VOCÊ S/A, 78% dos profissionais entrevistados disseram se sentir mais produtivos trabalhando de casa. Apesar deste cenário e desses números impactantes, o trabalho remoto tem muitas distrações que podem diminuir a eficiência dos colaboradores. Saiba mais a seguir!

Saiba como manter uma boa produtividade no trabalho mesmo em home office

Não misture lazer com trabalho

As empresas que optam pelo modelo de atuação em home office devem instruir seus colaboradores a seguirem boas práticas para evitar distrações que prejudiquem a produtividade no trabalho. Para isso, além de oferecer a infraestrutura necessária, a empresa deve orientar os profissionais para que sigam corretamente os horários estipulados, cumpram os prazos, evitem misturar lazer e trabalho e ainda mantenham-se engajados no propósito da organização.

Estabeleça pausas regulares

Além de estabelecer os horários de lazer e os de trabalho, é importante que os colaboradores tenham tempo de descanso mesmo durante o “expediente”. Por isso, pausas para almoço e café, por exemplo, devem ser estimuladas pelas empresas sempre com a atenção para que essas pausas ajudem os profissionais a manterem a boa produtividade no trabalho.

Configure a internet para trabalhar

Outro ponto interessante para a produtividade no trabalho é estabelecer um tempo específico para checar mensagens de aplicativos, emails e consumir conteúdos da internet. Essa divisão ajuda o profissional a se manter em uma rotina de produtividade e evita que a eficiência seja perdida por distrações comuns, como utilização do smartphone ou mesmo uma atividade de lazer dentro de casa.

Delegue tarefas

Delegar tarefas também ajuda os colaboradores a manterem-se concentrados e com boa produtividade no trabalho. Para isso, é necessário definir uma boa estrutura das atividades de cada profissional, para evitar que um colaborador realize o trabalho que era para outro funcionário, além de oferecer ferramentas que otimizem e garantam a eficiência de cada um.

Invista na tecnologia

Como abordamos ferramentas, a tecnologia é fundamental, principalmente neste momento de crescimento do home office. Por isso, assistentes virtuais e plataformas que otimizem as atividades dos colaboradores são bem-vindas. Porém, talvez a tecnologia que mais auxiliará a sua organização seja uma plataforma de gestão, para que a empresa realize a administração de todo o negócio com eficiência, acompanhamento de métricas e geração de relatórios precisos.

Conte com a SAP Concur

Para que os colaboradores mantenham uma boa produtividade no trabalho, a SAP Concur disponibiliza o SAP Concur Expense, plataforma de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores que auxilia a reduzir os custos corporativos em até 8%. A plataforma é intuitiva, funcional e responsiva, propiciando uma melhor gestão operacional, automatização de todos os fluxos, melhor adequação por parte dos colaboradores e uma efetiva redução de custos nas empresas.

Além disso, o SAP Concur Expense é a única solução que possui, de ponta a ponta, a capacidade de educar, sugerir melhores escolhas, mensurar dados e ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com o apoio da SAP Concur.