Como otimizar o orçamento empresarial de viagens?

13/04/2022

Com o retorno expansivo das viagens corporativas, cada vez mais as organizações precisam se preocupar em otimizar o orçamento empresarial para manter a sustentabilidade financeira na operação e evitar gargalos.
Na prática, esse processo assegura que os recursos destinados a um determinado departamento ou atividade sejam utilizados de maneira efetiva, assim como evita desperdícios ou gargalos na operação.
Nesse sentido, confira abaixo a importância de manter o orçamento empresarial sempre otimizado para as viagens corporativas e como implementar esse processo.
 
Quais os benefícios de otimizar o orçamento empresarial de viagens?
Além de garantir a saúde financeira da empresa, definir e respeitar o orçamento empresarial de viagens pode propor uma série de benefícios ao seu negócio, como:
  • Minimiza riscos;
  • Promove flexibilidade para alterações de emergência;
  • Evita fraudes corporativos;
  • Garante maior transparência nos gastos;
  • Aumenta a confiabilidade das informações geradas;
  • Simplifica o monitoramento do time;
  • Viabiliza a implementação de constantes melhorias.
Como otimizar o orçamento empresarial nas viagens corporativas?
Para otimizar o orçamento empresarial nas viagens corporativas, é necessário implementar algumas medidas, como:
  • Tenha uma política de viagens: é neste documento que a empresa estabelece quanto cada colaborador pode gastar no orçamento de viagem empresarial e em cada tipo de despesas, assim como todas as outras regras relacionadas às viagens. Na prática, a política de viagens deve conter todas as diretrizes que os colaboradores precisam para tomar decisões, assim como para nortear a escolha dos próprios gestores relacionada às reservas;
  • Seja flexível, afinal, imprevistos podem acontecer: embora a política de viagens tenha que ser feita, é importante que ela não seja rígida e contenha medidas paliativas para casos de emergências, afinal, nem os colaboradores, tampouco a empresa, estão livres de imprevistos;
  • Conte com parceiros efetivos: muitas vezes, fornecedores mal geridos ou negociados são os que causam maiores prejuízos às organizações, por essa razão, conte com parceiros efetivos. O que isso quer dizer? Entenda se os atuais parceiros de reservas de hotéis e passagens, por exemplo, atendem seus requisitos de segurança e operam com valores competitivos, garantindo sustentabilidade financeira a longo prazo;
  • Não descarte a tecnologia: por fim, não podemos falar sobre otimizar o orçamento empresarial sem citar a importância da tecnologia. Na prática, é preciso contar com ferramentas inovadoras que sejam capazes de te ajudar a digitalizar toda a operação e a controlar de maneira eficiente e transparente os gastos.
Conte com o SAP Concur Travel & Expense!
O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de gestão de viagens e despesas robusto, personalizável, intuitivo e completo.
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense atende todas as necessidades da sua operação e valoriza a experiência do usuário, se adaptando a qualquer dispositivo e apresentando um layout simples de usar.
Além disso, o SAP Concur Travel & Expense permite a organização end to end da viagem corporativa, auxiliando desde as reservas até o controle de reembolsos. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.