Finanças inteligentes: como reduzir despesas e melhorar a gestão financeira

31/03/2020

A gestão de uma empresa permeia diferentes desafios, inclusive para proteção dos recursos corporativos. Por isso, diversas organizações vêm optando por medidas que viabilizem finanças inteligentes e uma melhor administração dos negócios. Essa apreensão atinge todos os setores do mercado. O levantamento Banking and capital markets trends 2019 nos revela que grande parte das organizações respondentes estão preocupadas com o controle de custos.

Além disso, os gestores que participaram do estudo também consideram a inovação um meio bastante eficiente para isso. Para te ajudar a melhorar o gerenciamento da sua corporação, separamos abaixo algumas ações eficazes. Confira.

Por que adotar as medidas de finanças inteligentes?

Contribuir para uma correta coordenação dos recursos da sua companhia oferece diversos benefícios, dentre eles é possível citar a competitividade no mercado. Instituições que não se atualizam, acabam sendo deixadas mais atrás pela concorrência. Esse cenário, por sua vez, é negativo para a empresa, pois minimiza as chances de novas vendas e dificulta a manutenção da carteira de clientes. Além disso, uma má gestão dos bens da organização abre espaço para erros, investimentos desnecessários e atrapalha completamente os planejamentos financeiros, resultando em prejuízos e, em alguns casos, pode levar à falência. 

Por isso, controlar muito bem os fundos corporativos representa crescimento para as instituição e proteção dos negócios.

Leia mais: 5 estratégias de controle de custos e despesas corporativas

Como melhorar a gestão financeira?

Veja algumas estratégias que podem ser bem positivas no momento de controlar os gastos.

Analise os custos

O primeiro passo para implementar medidas assertivas para gestão financeira de uma empresa é analisar todos os custos. Para isso, é fundamental elaborar um relatório completo, com todos os valores empregados por mês, sejam direcionados à manutenção do espaço (como contas de água e luz) ou aquisição de novos produtos.Tudo deve estar claro nesses reports. Com isso, é possível visualizar cada gasto e cortar as aplicações desnecessárias ou, ainda, cogitar a automatização de determinadas atividades com a intenção de reduzir despesas.

Saiba negociar com seus fornecedores

Os fornecedores consistem nos maiores parceiros de negócios das corporações. Na prática, eles são responsáveis pela viabilização de insumos para que a empresa funcione, seja com serviços, produtos ou matérias-primas. Entretanto, para garantir os menores preços e os melhores serviços, é fundamental que as companhias façam uma profunda pesquisa de mercado e saibam negociar com esses provedores.

Monitore com efetividade os gastos

Apenas analisar os gastos atuais e buscar valores competitivos no setor não são suficientes para uma administração consecutiva das finanças. Desse modo, é essencial também que a instituição estabeleça um monitoramento frequente das despesas, seja com relatórios semanais, mensais ou, no cenário mais viável e benéfico, acompanhamento em tempo real.

Envolva seus funcionários

Finalmente, o envolvimento dos colaboradores em uma gestão de finanças inteligentes é fundamental. Na prática, pode-se adotar metas de entrega para a equipe, de modo a aumentar os resultados.Além disso, é de suma importância demonstrar como os colaboradores são peças-chaves para o funcionamento dos negócios. Nesse sentido, é válido a implementação de treinamentos, reuniões periódicas e ações para engajamento do time. Como também, essas estratégias mantêm todos na mesma página e diminuem os erros que, muitas vezes, são responsáveis por prejuízos.

Sempre busque maneiras de otimizar processos

Por fim, não podemos falar de finanças inteligentes sem citar a otimização de processos. A automatização é o cerne de toda a evolução empresarial e possui a missão de elevar o patamar de uma organização. Por isso, é essencial que você parametrize todos os seus procedimentos e classifique aqueles que podem ser facilmente inovados. Com isso, diminui-se o tempo empregado na execução de determinadas atividades e permite investimentos mais assertivos.

Nesse sentido, o SAP Concur Expense é uma ótima solução para controle de despesas corproativas. De modo geral, a plataforma de gestão de despesas interliga departamentos estratégicos da sua empresa e emite relatórios completos, capazes de embasar melhores tomadas de decisões.

Entre em contato agora mesmo e descubra como a SAP Concur pode auxiliar sua instituição na implementação de finanças inteligentes.