Experiência do Colaborador

Quais os maiores fatores para motivação no ambiente de trabalho? Conheça 7 deles

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Fazer parte do mundo corporativo exige constante manutenção da motivação no ambiente de trabalho, que é um fator mais que crucial para o bom desempenho da equipe na empresa. Engana-se quem pensa que a motivação deve vir somente do próprio colaborador, a instituição tem o dever de auxiliar na felicidade do time, principalmente porque é um fator que corrobora para o sucesso de todos.

Existem estudos que comprovam a motivação no ambiente de trabalho. Um deles é o estudo da Gallup, que levantou que empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. A pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. E os números não param por aí.

Na Universidade da Califórnia, um levantamento constatou que há um aumento de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade dos colaboradores que se encontram satisfeitos onde trabalham. O que podemos concluir disso é que deixar que a desmotivação tome conta do ambiente corporativo é um grande problema e é preciso colocar o bem-estar dos profissionais como prioridade nos negócios.

A fim de colaborar para que a sua instituição siga com colaboradores felizes, separamos quais os 7 maiores fatores para motivação no ambiente de trabalho. Siga a leitura!

Saiba também: Passo a passo para se tornar uma empresa inteligente

A importância da motivação no ambiente de trabalho

Cada vez mais estratégias de motivação no ambiente de trabalho são exigidas por empresas modernas. Como a produtividade tende a aumentar para que aumente também os resultados, o colaborador necessita se sentir útil para a organização não só pelo que ele faz, mas, também, pelo que ele é e traz de benefícios como ser humano.

A parte que cuida desse tipo de prática é a gestão de pessoas, que interliga a melhora do desempenho com a motivação no ambiente de trabalho e permite que benefícios como aumento da autoestima, otimização de tempo, foco, crescimento pessoal, entre outros, apareçam e façam parte da rotina empresarial.

A motivação pode vir de dois pontos: a interna e a externa. Quando falamos de motivação interna, ela é individual, e se relaciona com as metas, sonhos e interesses de cada profissional. Já a externa, abrange a empresa e o time como um todo, estimulando, em grupo, com benefícios gerados pela própria organização.

Veja também: Como a sua empresa lida com a violação de despesas corporativas?

Conheça 7 fatores para motivação no ambiente de trabalho

Como visto acima, a motivação no ambiente de trabalho traz inúmeras vantagens e deve ser pauta para empresas que pensam em evoluir com o colaborador feliz. Portanto, separamos fatores para que a gestão de recursos humanos do seu negócio comece a planejar maneiras de fomentar o bem-estar.

Veja abaixo:

1- Lideranças motivadoras

Nada mais atual do que um líder ser o motivacional da equipe. Cargos de liderança exigem que o profissional escolhido esteja preparado para lidar com crises, e muitas delas podem ser contornadas com o apoio de alguém com postura adequada para tomada de decisões e suporte aos colaboradores. A primeira habilidade de um líder que motiva é ter empatia e pensar sempre no relacionamento seu com o time, aproximando a comunicação de modo que todos se sintam à vontade para conversar.

2- Segurança e estabilidade

Nenhum colaborador consegue desempenhar bem a sua função se não se sentir seguro e estável em sua posição. A motivação no ambiente de trabalho precisa trabalhar essas questões Segundo a pesquisa da Quartz , a insegurança no trabalho aumenta em 50% as chances de um colaborador ficar doente. É preciso pensar que a pressão pela boa performance sem ter a certeza da segurança até em questões de falhas pode prejudicar a saúde mental e corroborar para a demissão do profissional.

3- Comunicação

A comunicação é o ponto-chave de qualquer relacionamento. E a motivação no ambiente de trabalho não seria diferente. A troca de informações entra como o principal fator de comunicação. Se todos da equipe conversam entre si e cumprem seus papéis, eles podem realizar rodas de conversa e feedbacks para analisar as situações e as demandas.

4- Crescimento

Uma empresa que não cresce é uma empresa que nenhum profissional deseja trabalhar, pois o crescimento é uma das maiores motivações no ambiente de trabalho. Se não houver expectativas de desenvolvimento, é muito complicado reter talentos, pois eles acabam indo para outros lugares que validam suas habilidades e competências e lhes dão chances de evolução.

5- Metas

As metas são boas práticas de motivação no ambiente de trabalho, desde que sejam reais. Realizar planejamentos com metas utópicas prejudica o colaborador, colocando-o em um serviço com resultados que não podem ser alcançados.

6- Reconhecimento

Gestores devem se atentar ao reconhecimento, já que promoções ou ações internas são extremamente importantes para o crescimento pessoal. Isso motiva os colaboradores a sempre darem o seu melhor.

7- Relacionamento

O convívio no ambiente de trabalho contribui para o bem-estar da equipe, porque cada um sabe que pode contar o outro para o sucesso da empresa e isso evita conflitos interpessoais.

Leia mais: Sistema de controle de despesas: passo a passo para implantar e otimizar processos

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