Guia completo sobre a gestão financeira e orçamentária

SAP Concur Team |
Manter uma empresa aberta não é tarefa fácil, segundo dados do IBGE, 60% das empresas fecham as portas em até 5 anos, Existem muitos fatores que motivam esse número ser tão elevado, entre eles, o principal é a falta de planejamento e a gestão financeira e orçamentária.
 
Ainda segundo o IBGE, 25% dos empreendedores brasileiros apontaram a falta de gestão financeira e orçamentária como a principal causa para o fechamento da empresa.
 
Realizar a gestão financeira é fundamental para manter a saúde do seu negócio e garantir que você tenha total controle sobre o que está sendo gasto e o que sua empresa está gerando de lucro.
 
Se você quer saber mais sobre gestão financeira e orçamentária, qual a importância disto para o seu negócio e como fazer corretamente, leia este texto até o final.
 

O que é gestão financeira e orçamentária?

Primeiro, vamos falar apresentar detalhadamente o que é gestão financeira e orçamentária. Gestão financeira é um conjunto de processos e ações que, quando realizadas corretamente, permitem que a empresa faça o controle, análise e planejamento da vida financeira.
 
Realizar a gestão financeira permite que os funcionários do setor financeiro tenham uma visão geral sobre tudo que está entrando e saindo dos cofres da empresa. Assim, é possível que sejam tomadas decisões mais assertivas e que vão garantir um prolongamento da saúde financeira do seu negócio.
 
Além disso, os responsáveis por realizar a gestão financeira e orçamentária conseguem identificar gastos desnecessários ou excessivos que possam ser diminuídos ou mesmo cortados, dessa forma reduzindo os custos e aumentando o lucro da empresa.
 
Quando falamos em uma boa gestão financeira e orçamentária estamos falando em eficiência, para garantir o melhor para o negócio, sem abrir mão da qualidade do produto ou do serviço prestado.
 

Qual importância da gestão financeira e orçamentária?

Como falamos, realizar a gestão financeira e orçamentária é a melhor maneira da empresa conseguir melhores resultados e manter o controle detalhado sobre todos os setores e gastos para que seja possível um planejamento estratégico empresarial.
 
Com a gestão financeira, é possível realizar o controle de gastos com fornecedores, matéria-prima, contas, transporte, administração de funcionários, etc. Sem essa gestão e o planejamento, é muito fácil que a empresa gaste mais do que o necessário e acumule dívidas que podem resultar em multas e no fechamento da empresa.
 
Resumidamente, esse processo é imprescindível, pois garante que os investimentos estejam sendo feitos nos locais certos e em quantidades corretas.
 

Pilares da gestão financeira e orçamentária

Agora que você já sabe o que é gestão financeira e orçamentária e qual sua importância para a saúde e o sucesso do seu negócio, iremos falar como fazer este processo corretamente.
 
Podemos dividir a gestão financeira em 4 pilares: planejar, controlar, analisar e investir. Iremos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.

Planejar

A primeira etapa para uma gestão financeira eficiente é o planejamento. Sua empresa precisa definir quais serão os objetivos e resultados esperados.
 
Para isso, é necessário levar em consideração fatores como: a atual situação financeira da empresa, oportunidades de investimentos e otimizações de recursos.
 
Com isso em mente, é necessário definir quais resultados são possíveis de serem alcançados e quais necessitam de mais tempo, considerando como podem alcançar esses objetivos e quais podem ser as dificuldades encontradas durante o processo.

Controlar

O próximo pilar para uma boa gestão financeira e orçamental é o controle sobre tudo o que está sendo feito. Nesta etapa, você deve verificar como está a execução dos processos envolvidos.
 
Assim, você consegue ter os resultados alcançados até o momento e definir quais ações podem ser mantidas e quais precisam ser revistas de maneira rápida e ágil para garantir que tudo saia como o planejado.
 
Esse controle pode ser feito com caráter emergencial, ou seja, quando algum problema já aconteceu e foi necessária intervenção e correção. Ou pode ser feito de maneira preventiva, impedindo que problemas futuros apareçam e evitando retrabalhos ou desperdícios.

Analisar

Para garantir o sucesso da sua empresa e uma boa gestão financeira e orçamentária, analisar os dados obtidos é indispensável.
 
A análise de dados permite que você identifique pontos que podem ser melhorados e otimizados. Já a análise de resultado serve ara orientar os gestores como melhorar as entregas finais.

Investir

Por fim, o quarto pilar da gestão financeira é o investimento. Com base nos dados e resultados obtidos ao longo de todo o processo é possível identificar oportunidades de investir ou realocar seus investimentos na empresa, de forma a obter melhores resultados.
 
Na gestão financeira, investir é encarado como uma ação estratégica e leva em conta a compra de ativos, contratações, aquisições, entre outras operações.
 

Dicas para realizar a gestão financeira corretamente

Mesmo com nossa explicação, algumas dúvidas e obstáculos podem aparecer ao longo de sua jornada como empreendedor. Para auxiliar neste processo, separamos algumas dicas que ajudarão a realizar a gestão financeira corretamente.

1- Tenha um bom planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro é o principal para que sua empresa consiga definir e organizar as ações internas, colocando prioridades e identificando os recursos necessários para realizar cada uma delas.
 
Ao realizar o planejamento, a equipe de colaboradores por trás da gestão financeira e orçamentária precisa analisar o cenário e definir as metas e objetivos.
 
É no momento de realizar o planejamento estratégico que as métricas são definidas e revisadas, bem como as ferramentas que serão utilizadas para realizar o acompanhamento dos resultados.

2- Controle de custos

Sem um controle do fluxo de caixa é impossível realizar uma boa gestão financeira, afinal, é necessário entender o que é essencial para o funcionamento da empresa e o que pode ser reduzido.
 
Outra vantagem de realizar o controle de custos é que auxilia na hora de fazer a definição dos preços de seus produtos.
 
Vale lembrar que na hora de definir o preço, existem quatro variáveis que devem ser consideradas: despesas fixas, despesas variáveis, custos fixos e custos variáveis.
 
Os custos fixos são gastos recorrentes, como contas e aluguel, já os custos variáveis podem mudar de acordo com a produção, ou seja, são matéria-prima, impostos, insumos, etc.
 
Por outro lado, as despesas fixas são aquelas gastas com a administração da produção: funcionários, segurança, limpeza, entre outros; E as despesas variáveis mudam de acordo com o mercado, por exemplo, a comissão de vendedores.

3- Defina os KPIs

Os KPIs são os indicadores chaves de performance, são eles que indicarão para os gestores se aquela ação ou estratégia está trazendo os resultados esperados. Com eles, você consegue analisar e tomar as melhores decisões.
 
Por isso, um bom KPI precisa ser mensurável e não abstrato. Alguns exemplos de bons indicadores chaves são: faturamento, lucro líquido, liquidez corrente, margem de lucro, margem de contribuição, etc

4- Utilize a tecnologia a seu favor

Por último, nossa dica é utilizar a tecnologia a seu favor. Hoje em dia, existem diversos softwares e plataformas que realizam a gestão financeira e de orçamento automaticamente. Isso aumenta a eficiências dos resultados e garante mais segurança e agilidade.
 
Assim, você consegue automatizar processos maçantes e repetitivos, garantindo uma menor probabilidade de erros humanos e menor taxa de refação. Além de garantir que seus colaboradores estejam trabalhando nas funções que exijam mais atenção.

Conheça o SAP Concur Travel & Expense!

O SAP Concur Travel & Expense é um sistema de controle financeiro para empresas e viagens corporativas que pode ajudar o seu negócio a otimizar todo o controle end to end dos deslocamentos empresariais e a ter uma gestão inteligente.
 
Contando com recursos inovadores, o SAP Concur Travel & Expense não somente simplifica o processo de reservas e elaboração de roteiros das viagens de negócios, mas também permite calcular custo de viagem, receber os comprovantes de gastos e elaborar relatórios tudo por uma mesma plataforma.
 
Dentre os principais benefícios do SAP Concur Travel estão:
 
  • Registro completo das viagens, roteiros e gastos;
  • Painel consolidado com dados atualizados da viagem;
  • Conformidade total com as políticas de viagens e despesas da sua organização;
  • Possibilidade de pesquisar e reservar hotéis, passagens e outros serviços por meio da plataforma;
  • Integrações inteligentes e simplificadas com diversos sistemas;
  • Comodidade, flexibilidade e conectividade para utilizar a plataforma de qualquer lugar ou dispositivo;
  • Acompanhamento dos colaboradores em tempo real;
  • Permite a escolha de viagens sustentáveis;
  • Simplifica a digitalização dos recibos e comprovantes de despesas;
  • Permite a integração como SAP Concur Expense para gerenciamento completo dos gastos corporativos e auditorias dos pedidos de reembolsos;
  • Simplifica a aprovação e monitoramento das despesas.
 
Você quer saber mais como o SAP Concur Travel & Expense pode ajudar a sua empresa? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!