Despesas e Viagens

Guia completo sobre as siglas dos aeroportos brasileiros

SAP Concur |

Para fazer viagens de avião seguras e evitar perder os voos, é importante ter em mente quais são as siglas dos aeroportos. Assim, quando você chegar até o local, conseguirá identificar de maneira mais simples os horários e todas as informações necessárias para encontrar a plataforma de embarque e ter confiança nessa tarefa.

Seja para os seus voos, seja para as viagens corporativas que os colaboradores farão, é essencial ter consciência do formato das siglas a fim de não correr riscos e garantir mais tranquilidade na hora de cumprir os compromissos assumidos em cidades mais distantes do seu negócio.

Pensando em ajudá-lo com essa missão, elaboramos um conteúdo completo, que servirá como um guia que pode ser consultado a qualquer momento. Quer descobrir mais sobre as siglas dos aeroportos do Brasil e do mundo? Então, continue a leitura e confira!

Qual a importância das siglas dos aeroportos?

As siglas usadas para efetuar a identificação dos aeroportos são uma ferramenta importante por diversos motivos. Com o intuito de mostrar os principais, fizemos uma lista com os benefícios que elas proporcionam. Confira!

Asseguram uma identificação única

A partir das siglas dos aeroportos, é possível garantir facilidade na hora de identificá-los. Esse tipo de recurso pode ser importante tanto para os passageiros quanto para as companhias aéreas.

Por exemplo, elas são úteis para evitar confusões durante as comunicações com pessoas que estão prestes a viajar, além de auxiliar os controladores de tráfego aéreo no diálogo com as diferentes aeronaves, garantindo segurança para todos.

Isso porque os principais códigos são padronizados internacionalmente, proporcionando uma forma comum de identificação que é reconhecida no mundo todo. Esse cuidado é essencial para obter eficiência nas comunicações em uma indústria que opera em escala global.

Facilitam a compra de passagens

O uso dessas siglas também é importante para a aquisição de bilhetes e até mesmo para o sistema de reservas. Por exemplo, quando a sua empresa está organizando a viagem de um colaborador, pode usar esse recurso a fim de efetuar as compras dos bilhetes.

Nesse sentido, a padronização proporcionada pelas siglas é uma forma de simplificar a aquisição de passagens, a emissão de bilhetes e o gerenciamento de reservas, otimizando todo o processo para passageiros e companhias aéreas.

Vale mencionar que ter um planejamento antecipado para realizar as compras de passagens quando os colaboradores tiverem compromissos em cidades distantes é uma boa forma de reduzir custos e garantir a eficiência dessa área da empresa.

Melhoram a logística de bagagens

Como você pode imaginar, realizar a logística de bagagens é uma tarefa muito difícil, devido ao número relativamente alto de pessoas que optam por fazer viagens aéreas. Por isso, contar com um recurso que facilite esse trabalho é importante.

Assim, nas etiquetas de bagagem, as siglas dos aeroportos são usadas para direcionar as malas aos destinos corretos. Esse cuidado serve para agilizar o processo de manuseio de bagagem nos aeroportos e minimizar os erros de encaminhamento.

Nesse cenário, todos os membros da sua equipe que precisarem viajar devem conhecer os códigos usados, para conseguir fazer a conferência do destino na etiqueta e evitar cair em golpes, como o de troca de malas.

Melhoram a comunicação

Um único aeroporto costuma acomodar voos para diferentes lugares. Além disso, existem locais que contam com aeroportos com nomes específicos. Assim, usá-los na íntegra poderia causar muito trabalho e até mesmo confusões.

A utilização das siglas proporciona uma forma rápida e eficiente de comunicação entre profissionais da aviação, permitindo a identificação instantânea de destinos, origens e pontos de referência em comunicações verbais, escritas e eletrônicas.

Assim, garante-se agilidade na hora de passar informações e eficiência no sistema de embarque e desembarque nos mais diferentes aeroportos do Brasil e do mundo.

Simplificam a pesquisa de informações

Quando um funcionário da sua empresa realiza as suas primeiras viagens, ele pode se sentir confuso e com dificuldades de entender como pesquisar informações para ter um deslocamento tranquilo e seguro.

No entanto, ao consultar este texto e visualizar os códigos utilizados, ele terá muito mais facilidade para obter os dados necessários e desfrutar de uma ótima experiência de viagem. Isso porque as siglas dos aeroportos facilitam a pesquisa e a obtenção de informações sobre voos, conexões e itinerários.

Os códigos são frequentemente utilizados em sites de reservas, aplicativos de viagem e plataformas de informações para ajudar os passageiros a identificar rapidamente seus destinos e pontos de conexão.

Como os códigos surgiram?

Os códigos surgiram devido à necessidade de estabelecer uma comunicação e identificação com padronização global, visando simplificar a vida dos passageiros e das companhias aéreas.

Por exemplo, os códigos IATA, introduzidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), simplificaram a comunicação entre companhias aéreas e agentes de viagens. Dessa forma, facilitaram a gestão de reservas e informações de voos.

Já os códigos ICAO tiveram como objetivo buscar uma padronização mais abrangente para uso em comunicações oficiais, controle de tráfego aéreo e identificação de aeronaves.

Ambos os sistemas ajudaram a melhorar a eficiência operacional, a segurança e a comunicação fluida na indústria aérea global, surgindo devido à necessidade de aperfeiçoar a gestão, principalmente diante da crescente demanda por voos depois da Segunda Guerra Mundial.

Qual o significado dos códigos dos aeroportos?

Existem 2 categorias de códigos muito utilizadas nos aeroportos que podem ajudar a identificar o seu destino com mais facilidade. Os mais conhecidos são o IATA, abreviação de International Air Transport Association, e o ICAO, que vem de International Civil Aviation Organization.

Esses sistemas servem como uma identificação padronizada que é utilizada para representar aeroportos e aeródromos em todo o mundo. Explicamos um pouco melhor cada um deles a seguir.

Sistema IATA

O sistema IATA é o mais comum de ser encontrado nos aeroportos do Brasil e do mundo. Ele, em geral, é formado por 3 letras, que muitas vezes são as iniciais da cidade na qual o aeroporto está localizado.

Ele é usado em bilhetes de passagens e em etiquetas de bagagens. Também é útil para as companhias aéreas efetuarem a comunicação com os seus clientes. Por isso, é essencial ter conhecimento sobre ele.

Sistema ICAO

Esse sistema é um pouco menos comum do que o IATA, mas também é utilizado por alguns aeroportos. Ele tem a composição da sigla feita por 4 letras, 1 a mais do que o método que destacamos no tópico anterior.

Seu uso é mais formal, sendo que a principal aplicação é para a comunicação na aviação, realizando o controle aéreo e o registro das companhias. Ele ainda pode ser usado na hora de realizar a identificação das aeronaves.

Como descobrir códigos IATA e ICAO?

Como você viu, os códigos IATA e ICAO são de extrema importância. Dessa forma, tê-los em mente na hora de fazer as reservas e até mesmo as viagens corporativas é fundamental. Esse cuidado ajuda a evitar problemas e a garantir uma melhor experiência.

Nesse sentido, é possível consultar o site oficial da Associação Internacional de Transportes Aéreos e até mesmo os sites oficiais da companhia aérea que você escolheu para realizar a sua viagem.

Outro mecanismo que pode ser usado é o airlinecodes.info, que organiza todos os códigos e permite a busca por nome do aeroporto, pela cidade e, inclusive, pelos códigos. Também é possível entender as siglas por meio da nossa lista, a qual vamos apresentar a seguir!

Quais são as siglas dos aeroportos do Brasil?

Entender quais são as siglas dos aeroportos do Brasil é um passo importante para saber identificar o seu voo e chegar ao seu destino de viagem de maneira tranquila e segura. Por isso, listamos diversas delas, em ordem alfabética, a seguir:

  • AJU — Aeroporto Internacional de Aracaju; Santa Maria; Aracaju/SE;
  • BEL — Aeroporto Internacional de Belém; Val de Cans; Belém/PA;
  • BPS — Aeroporto Internacional de Porto Seguro; Porto Seguro/BA;
  • BSB — Aeroporto Internacional de Brasília; Presidente Juscelino Kubitschek; Brasília/DF;
  • BVB — Aeroporto Internacional de Boa Vista; Atlas Brasil Cantanhede; Boa Vista/RR;
  • CFB — Aeroporto de Cabo Frio; Cabo Frio/RJ;
  • CGH — Aeroporto Internacional de Congonhas; São Paulo/SP;
  • CGR — Aeroporto de Campo Grande; Campo Grande/MS;
  • CGB — Aeroporto Internacional de Cuiabá; Marechal Rondon; Cuiabá/MT;
  • CZS — Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul; Cruzeiro do Sul/AC;
  • CWB — Aeroporto Internacional de Curitiba; Afonso Pena; Curitiba/PR;
  • CXJ — Aeroporto Internacional de Caxias do Sul; Hugo Cantergiani; Caxias do Sul/RS;
  • FEN — Aeroporto Internacional de Fernando de Noronha; Fernando de Noronha/PE;
  • FLN — Aeroporto Internacional de Florianópolis; Hercílio Luz; Florianópolis/SC;
  • FOR — Aeroporto Internacional de Fortaleza; Pinto Martins; Fortaleza/CE;
  • GYN — Aeroporto de Goiânia; Santa Genoveva; Goiânia/GO;
  • GRU — Aeroporto de São Paulo: Guarulhos; Governador André Franco Motoro; Guarulhos/SP;
  • IGU — Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; Foz do Iguaçu/PR;
  • IOS — Aeroporto de Ilhéus; Jorge Amado; Ilhéus/BA;
  • IMP — Aeroporto de Imperatriz; Prefeito Renato Moreira; Imperatriz/MA;
  • JDO — Aeroporto Internacional de Juazeiro do Norte; Orlando Bezerra; Juazeiro do Norte/CE;
  • JOI — Aeroporto Internacional de Joinville; Lauro Carneiro de Loyola; Joinville/SC;
  • JPA — Aeroporto Internacional de João Pessoa; Presidente Castro Pinto; João Pessoa/PB;
  • LDB — Aeroporto de Londrina; Governador José Richa; Londrina/PR;
  • MAO — Aeroporto Internacional de Manaus; Eduardo Gomes; Manaus/AM;
  • MAB — Aeroporto de Marabá; Marabá/PA;
  • MCP — Aeroporto Internacional de Macapá; Macapá/AP;
  • MCZ — Aeroporto de Maceió; Zumbi dos Palmares; Maceió/AL;
  • MGF — Aeroporto Internacional de Maringá; Silvio Name Junior; Maringá/PR;
  • MOC — Aeroporto de Montes Claros; Mário Ribeiro; Montes Claros/MG;
  • NAT — Aeroporto de Natal; Augusto Severo; Natal/RN;
  • NVT — Aeroporto de Navegantes; Ministro Victor Konder; Navegantes/SC;
  • PMW — Aeroporto de Palmas; Brigadeiro Lysias Rodrigues; Palmas/TO;
  • PNZ — Aeroporto de Petrolina; Senador Nilo Coelho; Petrolina/PE;
  • POA — Aeroporto de Porto Alegre; Salgado Filho; Porto Alegre/RS;
  • PPB — Aeroporto de Presidente Prudente; Presidente Prudente/SP;
  • PVH — Aeroporto de Porto Velho; Governador Jorge Teixeira de Oliveira; Porto Velho/RO;
  • RBR — Aeroporto Internacional de Rio Branco; Plácido de Castro; Rio Branco/AC;
  • REC — Aeroporto Internacional de Recife; Guararapes – Gilberto Freyre; Recife/PE;
  • SDU — Aeroporto Santos Dumont; Rio de Janeiro/RJ;
  • SJK — Aeroporto Internacional de São José dos Campos; Professor Urbano Ernesto Stumpf; São José dos Campos/SP;
  • SSA — Aeroporto de Salvador; Deputado Luís Eduardo Magalhães; Salvador/BA;
  • SLZ — Aeroporto de São Luís; Marechal Cunha Machado; São Luís/MA;
  • STM — Aeroporto de Santarém; Maestro Wilson Fonseca; Santarém/PA;
  • THE — Aeroporto de Teresina; Senador Petrônio Portella; Teresina/PI;
  • UDI — Aeroporto de Uberlândia; Ten. Cel. Av. César Bombonato; Uberlândia/MG;
  • VCP — Aeroporto Internacional de Viracopos; Campinas; Campinas/SP;
  • VIX — Aeroporto de Vitória; Eurico de Aguiar Salles; Vitória/ES.

Grande parte dos aeroportos brasileiros podem ser encontrados nessa lista. Portanto, caso tenha dúvidas sobre o seu local de interesse, basta teclar Ctrl + F no seu teclado e digitar o nome do aeroporto do seu destino.

Quais são as siglas dos principais aeroportos internacionais?

É possível que os colaboradores de sua empresa realizem viagens internacionais a negócios. Assim, também é preciso conhecer as siglas dos principais aeroportos ao redor do mundo. Por isso, fizemos uma lista com os principais destinos internacionais, que você pode consultar a seguir:

  • AMS — Aeroporto Schiphol; Amsterdã; Holanda;
  • ATL — Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson; Atlanta; GA; Estados Unidos;
  • BKK — Aeroporto Suvarnabhumi; Bangkok; Tailândia;
  • CDG — Aeroporto Charles de Gaulle; Paris; França;
  • DFW — Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth; Dallas; TX; Estados Unidos;
  • DME — Aeroporto Domodedovo; Moscou; Rússia;
  • DXB — Aeroporto Internacional de Dubai; Dubai; Emirados Árabes Unidos;
  • FRA — Aeroporto de Frankfurt; Frankfurt; Alemanha;
  • HKG — Aeroporto Internacional de Hong Kong; Hong Kong; China;
  • IST — Aeroporto de Istambul; Istambul; Turquia;
  • JFK — Aeroporto Internacional John F. Kennedy; Nova Iorque; NY; Estados Unidos;
  • JNB — Aeroporto Internacional OR Tambo; Johannesburg; África do Sul;
  • LHR — Aeroporto de Heathrow; Londres; Inglaterra;
  • MAD — Aeroporto de Barajas; Madri; Espanha;
  • MEX — Aeroporto Internacional da Cidade do México; Cidade do México; México;
  • MIA — Aeroporto Internacional de Miami; Miami; FL; Estados Unidos;
  • MUC — Aeroporto de Munique; Munique; Alemanha;
  • NRT — Aeroporto Internacional de Narita; Tóquio; Japão;
  • ORD — Aeroporto Internacional O'Hare; Chicago; IL; Estados Unidos;
  • PEK — Aeroporto Internacional de Pequim Capital; Pequim; China;
  • SIN — Aeroporto de Changi; Cingapura;
  • SYD — Aeroporto Kingsford Smith; Sydney; Austrália;
  • YYZ — Aeroporto Pearson; Toronto; Canadá;
  • ZRH — Aeroporto de Zurique; Zurique; Suíça.

Na hora de encontrar o seu destino, basta seguir a dica apresentada no final da listagem de aeroportos nacionais, acionando o Ctrl + F a fim de efetuar a busca pelo seu destino.

Como melhorar a gestão de viagens corporativas?

Agora que você já conhece as siglas dos aeroportos mais importantes do Brasil e do Mundo, é hora de compreender as principais dicas para melhorar a gestão de viagens da sua empresa. Veja mais a seguir.

Entenda os códigos

Como você viu ao longo deste texto, os códigos são utilizados em diversas frentes na hora de realizar viagens de avião. Eles servem para identificar voos, garantir a segurança de bagagens e ter uma comunicação eficiente entre as companhias aéreas e os passageiros.

Nesse sentido, conhecer os códigos e orientar os colaboradores sobre eles, antes que estejam no aeroporto, garante que tenham uma boa experiência de viagem, evitando qualquer atraso ou perda de voo.

Desse modo, sua empresa consegue reduzir custos e assegurar a satisfação dos funcionários que precisam realizar viagens para efetuar as atividades laborais. Portanto, sempre que necessário, visite este post e confira os códigos. Você também pode compartilhá-lo com seus funcionários.

Avalie os processos

Um estudo detalhado de como a sua empresa está efetuando as viagens corporativas é crucial para alcançar sucesso. Por exemplo, por meio desse passo, é viável identificar gargalos que fazem com que as despesas cresçam demasiadamente.

Por isso, analise com cautela todos os procedimentos que são realizados quando um colaborador precisa fazer uma viagem. Essa avaliação deve começar nas reservas e terminar no reembolso e no controle de despesas.

Assim, você identifica o que está funcionando e o que não está, além de observar possibilidades para implementar novas soluções que possam otimizar todo esse processo, incluindo a pesquisa das siglas dos aeroportos.

Tenha um bom planejamento

O planejamento de viagens é mais um ponto importante, ainda mais se tratando de voos. Por exemplo, é preciso contar com um bom plano para efetuar as reservas de passagens e de hospedagens em um momento oportuno.

Esse cuidado é fundamental para conseguir preços melhores e minimizar as despesas da empresa nas viagens corporativas. Nesse sentido, o uso das siglas de aeroportos pode ajudar a agilizar as suas reservas e a garantir segurança na hora de efetuá-las.

Além disso, monitorar as flutuações de preços visando encontrar um bom momento para realizar as aquisições é uma boa prática e deve estar no seu plano de viagens corporativas. Por isso, não deixe de aplicar essa dica.

Crie uma política de viagens corporativas

Na intenção de ter um bom planejamento e manter tudo organizado nas viagens corporativas da empresa, é essencial criar uma política clara e transparente sobre as regras que os colaboradores devem seguir.

Nela, devem constar informações sobre orçamento para despesas de viagem, procedimentos de aprovação, escolha de fornecedores, política de reembolso, relatórios e conformidade com regulamentações e requisitos de segurança.

A transparência e a comunicação eficaz são essenciais para garantir o cumprimento das diretrizes pelos funcionários. Portanto, além de elaborar esse documento com cuidado, invista em maneiras de divulgação para que todos conheçam as normas que devem seguir.

Treine a sua equipe

Além de contar com uma boa política de viagens, também é necessário ter apoio do seu time a fim de garantir que tudo seja seguido conforme estipulado. Nesse sentido, é essencial investir em treinamentos.

Eles podem ser feitos para melhorar a performance dos colaboradores nas viagens corporativas, assim como para conscientizar sobre as regras que eles devem seguir quando estiverem nesse tipo de tarefa.

Vale avaliar as necessidades da sua equipe para realizar capacitações que realmente agreguem valor e que, consequentemente, ajudem a otimizar a gestão de viagens corporativas. Entre as ações, é possível implementar um treinamento sobre as siglas de aeroportos e como utilizá-las durante os deslocamentos de avião.

Conte com a ajuda da tecnologia

O uso de tecnologia é cada vez mais essencial para empresas que desejam obter sucesso em todas as áreas, incluindo a de gestão de viagens corporativas. Com o avanço da transformação digital, diversas soluções surgiram no mercado e podem simplificar a gestão.

Por exemplo, há aplicativos que permitem realizar reservas em poucos cliques. Sem contar a implementação de Inteligência Artificial a fim de dar indicações e ajudar a encontrar oportunidades que melhorem custos e até mesmo a experiência dos funcionários.

Além disso, existem softwares que podem ser aplicados para melhorar o controle financeiro e garantir que a sua empresa mantenha todas as despesas de viagem dentro do orçamento que foi estipulado. Dessa forma, fica mais fácil obter bons resultados e assegurar lucratividade máxima nas negociações realizadas a partir das viagens corporativas.

Invista em parcerias de sucesso

Contar com outras empresas que ajudem a otimizar a gestão de viagens corporativas é mais um passo que deve ser dado pelo seu negócio. Existem diversas inovações e tecnologias oferecidas por potenciais parceiras. No entanto, é importante avaliar com cautela antes de fazer a contratação.

Para isso, pesquise sobre a reputação da empresa em canais de reclamação, no Google e até mesmo nas redes sociais. Além disso, verifique se as soluções oferecidas atendem as demandas que a sua empresa apresenta. Afinal, é preciso ter ferramentas adequadas ao que você precisa.

A partir dessas buscas, as chances de encontrar ótimos parceiros é bem grande. Nesse sentido, vale se aprofundar sobre o SAP Concur. Essa ferramenta é de rápida implementação, com recursos em nuvem e funcionalidades que podem ajudar a sua empresa em crescimento a otimizar a gestão.

Agora que você já conhece as principais siglas dos aeroportos brasileiros e de alguns aeroportos internacionais, terá mais facilidade na hora de se encontrar. Além disso, caso precise realizar uma consulta, voltar a este post é uma boa forma de entender o que é usado para identificar o seu próximo destino.

Gostou do conteúdo e quer que seus amigos tenham acesso a ele? Então, compartilhe este texto agora mesmo em suas redes sociais!

Despesas e Viagens
Veja quais as tendências de viagens corporativas para 2023 e se planeje para o novo ano.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Confira o que faz um gestor de viagens corporativas e quais são os principais desafios que esse profissional pode enfrentar durante o dia a dia em uma empresa.
Continue lendo
Despesas e Viagens
Você já se perguntou como funcionam as horas extras em viagens corporativas? Neste artigo, falaremos sobre isso e como você pode economizar com isso.
Continue lendo