Descubra o que é o processo de due diligence

SAP Concur Team |
É natural que, para fomentar o crescimento entre as empresas, elas decidam fazer parceria e negociações que trabalhem para o desenvolvimento de ambas as partes. No entanto, todo cuidado é pouco quando se trata de parcerias, pois a partir do momento em que os papéis estejam assinados, já é tarde demais para alterações. Por isso, um estudo de caso é necessário, e a due diligence entra aqui.
 
Não há dúvida que a união de empresas é uma alavanca para novos negócios. Existem empresas e cases de sucesso que revelam como alguém não cresce sozinho, contudo, para fazer uma mudança bem sucedida, as organizações devem saber bem onde estão pisando.
 
Para isso, a saúde financeira e fiscal da futura parceira deve ser avaliada com zelo e estratégia. Neste intuito que a due diligence atua: para que os empreendimentos sejam de sucesso e ocorram dentro dos trâmites legais e políticas de cada um dos envolvidos.
 
Permaneça neste artigo e descubra o que é o processo de due diligence.

O que é due diligence?

A due diligence ou diligência prévia consiste em um estudo da saúde fiscal, financeira e contábil das potenciais parcerias. Através desta investigação, ambas as empresas têm ciência dos processos jurídicos das empresas, transações, terceirizações, de forma que seja averiguado o histórico das organizações a fim de garantir uma negociação limpa.
 
Essa medida de precaução é mais que justificável. Agora, principalmente com a democratização da informação, as instituições são facilmente canceladas, os escândalos não ficam impunes no tribunal da internet, e a marca pode ser manchada por uma simples falta de atenção aos detalhes.
 
Com isso, a due diligence contribui para que as empresas estejam cientes dos riscos e dos projetos futuros que podem construir em conjunto.
 
A due diligence atua com os seguintes questionamentos:
 
  • Quais os tipos de serviços prestados?
  • A empresa tem posicionamento político ou alguma mídia negativa?
  • De que forma a autoridade da parceira pode favorecer meu negócio?
  • Quais são seus principais valores e cultura da empresa?
  • De que forma ambas podem projetar no futuro?
  • Qual a concorrência e seu diferencial?
  • Quais são seus principais desafios dentro do mercado? E seu posicionamento?
 
As questões podem ganhar novos direcionamentos sobre a natureza fiscal, contábil e financeira da empresa. Se as contas estão em dias, se não, por que, etc.
 

SAP Concur Expense

Por fim, além de todos os recursos citados acima, é fundamental contar também com a solução de gestão de despesas corporativas completa, como o SAP Concur Expense. Por meio dele, é possível integrar dados das despesas em tempo real e permitir o gerenciamento de gastos, de qualquer lugar.
 
Assim, com o Concur Expense, os gestores conseguem criar relatórios de despesas de maneira simples e rápida, agilizar o reembolso dos funcionários, categorizar as despesas automaticamente e ainda controlar os gastos facilmente com relatórios na palma da mão.
 
Quer conhecer mais detalhes das nossas soluções de gestão de fraudes, riscos e conformidade de gastos para apoiar o compliance financeiro do seu negócio?
 
Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas que estamos à disposição para te ajudar a evitar gastos fora de conformidade, gerando economia no fim das contas.