Experiência do Colaborador

Conheça as principais tendências na gestão de pessoas!

SAP Concur |

Por muito tempo, a forma como o trabalho era organizado se baseou nos conceitos que surgiram com a industrialização. No entanto, esse cenário está mudando e as tendências na gestão de pessoas mostram que os caminhos a frente divergem dessas noções.

Isso ocorre porque tanto as necessidades do mercado são outras quanto as possibilidades dos profissionais estão se ampliando. Portanto, há uma nova dinâmica se estabelecendo e moldando o futuro do trabalho. Confira as principais tendências!

Cultura organizacional em evolução

A base para as tendências na gestão de pessoas é uma transformação da cultura organizacional. Afinal, como mostrou uma pesquisa da PWC de 2021, cerca de 72% dos gestores e profissionais veem esse elemento como ferramenta de mudança.

Esse aspecto ganha mais relevância à medida que novas prioridades da sociedade e do ambiente de negócios estão surgindo. Por um lado, colaboradores desejam mais equilíbrio entre carreira e vida pessoal, estar envolvidos em projetos ligados aos seus interesses ou habilidades, ser valorizados e respeitados, participar de times positivos etc.

Por outro, as empresas necessitam de diferenciais para continuar competitivas e acompanhar as novidades mercadológicas. Para isso, devem aproveitar as competências de seus funcionários ao máximo e mantê-los evoluindo. 

No entanto, se defrontam com desafios para garantir a manutenção dos melhores talentos, que incluem engajar e motivar, desenvolver lideranças e mediar diferentes visões que formam seu capital humano.

Em busca de responder a esse cenário, o mindset corporativo precisa se renovar. Isso envolve a adoção de uma abordagem mais dinâmica e adaptável na qual é esperado que a administração esteja cada vez menos voltada para hierarquia e controle, dando espaço a:

  • inclusão da diversidade de pessoas, ideias ou comportamentos no dia a dia do negócio;
  • construção de decisões de forma coletiva e baseada em valores humanos;
  • procura por alinhamento e colaboração como modelos de relação de trabalho;
  • desenvolvimento de estruturas funcionais inovadoras e acolhedoras.

Flexibilidade no trabalho

O mesmo cenário mercadológico e social produziu uma crescente demanda por flexibilidade no ambiente empresarial. A Consultoria Mercer verificou que 56% dos funcionários consideram trocar de emprego diante de uma redução de flexibilidade. Isso significa que é fundamental incluir nas tendências em gestão de pessoas a:

  • adoção dos regimes remoto ou híbrido;
  • organização das jornadas em horários menos rígidos;
  • oferta de opções de benefícios;
  • estruturação em hierarquias horizontalizadas;
  • delegação de tarefas de acordo com habilidades e interesses;
  • liberdade de modelagem da execução de atividades. 

Em relação aos dois primeiros tópicos, a pandemia demonstrou que é possível gerenciar o trabalho a partir das entregas, e não do tempo dedicado. Por trás disso, há uma mudança na percepção do que é produtividade, em que ela deixa de ser sobre fazer mais em um determinado período e passa a se voltar ao fazer dentro do que é esperado.

Esse fator também está ligado aos três últimos itens da lista, à medida que os modelos de gerenciamento deixam de ser focados no controle e no tratamento do colaborador como uma peça da engrenagem para explorar a capacidade de comprometimento e autogestão.

Por fim, poder montar uma cesta de vantagens que atenda ao próprio estilo de vida faz disso um incentivador, além de maximizar o valor investido pelo negócio, já que cada um opta pelo que realmente vai aproveitar.

Nesse sentido, as organizações que estão abordando as relações profissionais diante dessas tendências tendem a atrair candidatos mais qualificados e a envolvê-los, aumentando a eficiência corporativa.

Saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

Outro elemento que ganha a atenção é a relação entre saúde mental e bem-estar no ambiente corporativo. Essa é uma das tendências na gestão de pessoas com maior potencial de crescer, já que se trata de uma situação de mútuo impacto.

Enquanto clima, cultura, liderança e colegas podem ajudar ou prejudicar os colaboradores, a forma como eles se sentem também influencia em como se posicionam e agem no âmbito profissional.

Mais que isso, esse destaque se dá pela mudança de paradigma que permite o aprofundamento da discussão e da investigação, ampliando as informações sobre o assunto. Desse modo, é viável mensurar tais efeitos.

Só para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimam que em todo o mundo 12 bilhões de dias de trabalho por ano são perdidos somente com problemas relacionados à depressão ou ansiedade.

Apenas com esse dado é possível concluir que todos os envolvidos têm a ganhar com melhorias nesses aspectos. A partir dessa percepção, as empresas estão investindo em cuidar de suas equipes integralmente por meio de práticas como:

  • formação de líderes capazes de construir relacionamentos interpessoais positivos;
  • oferta de apoio psicológico, jurídico e financeiro;
  • inclusão das necessidades dos funcionários nas estratégias de RH.

Automatização e tecnologia na gestão de pessoas

Não é viável falar em tendências na gestão de pessoas sem mencionar a tecnologia e suas aplicações em RH. Afinal, essa área precisa lidar tanto com processos legais ou contábeis complexos quanto com informações altamente sensíveis, que exigem precisão e velocidade.

Mais que isso, essas questões impactam a carreira dos colaboradores e o sucesso do negócio, principalmente quando envolvem o financeiro, não podendo ser negligenciadas. Assim, contar com soluções de TI que automatizam e simplificam essas atividades é essencial para:

  • construir uma experiência agradável para os funcionários;
  • monitorar os gastos e custos dos times;
  • promover o uso correto dos recursos monetários;
  • garantir a acuracidade das operações;
  • maximizar o retorno do investimento;
  • fazer adaptações conforme o mercado evolui.

Pense só: as despesas corporativas afetam as equipes direta ou indiretamente, significando um grande volume de tarefas e dados que precisam ser registrados, controlados, integrados e gerenciados com base em políticas internas ou legislações. 

Essas atividades requerem muitas ações repetitivas enquanto demandam extrema atenção aos detalhes para realizar até as etapas mais simples. Nesse ponto, as ferramentas tecnológicas podem agilizar e facilitar.

A SAP Concur oferece uma plataforma completa e em nuvem para você incluir informações ou pedidos, aprovar ou consultar esses fluxos de qualquer lugar. Essa solução ainda conta com a opção de se integrar ao ERP utilizado. Com ela, a administração fica mais eficiente e os profissionais satisfeitos com a comodidade.

Conhecer as tendências na gestão de pessoas é o primeiro passo para elaborar estratégias alinhadas à forma como o futuro do trabalho se desenha. Afinal, a competitividade de uma empresa está diretamente ligada com sua equipe.

Conte com a SAP Concur, entre em contato e conheça nossas soluções!

Experiência do Colaborador
A viagem corporativa de fim de ano pode ser uma reunião de resultados ou festas comemorativas. Saiba quais os principais desafios no blog de hoje.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
As viagens de incentivo acontecem para o reconhecimento do trabalho do colaborador e fomentar o crescimento pessoal e empresarial.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
A empatia em viagens corporativas é um assunto que mobiliza colaboradores e gestores para que o bem-estar seja priorizado nas organizações.
Continue lendo