Experiência do Colaborador

Anywhere office: conheça o futuro do trabalho

SAP Concur |

O mundo do trabalho está mudando e o anywhere office é uma abordagem inovadora que reflete as novas tendências. Diante da pandemia da Covid-19 e da necessidade da implementação do isolamento social, diversas empresas aderiram ao home office como seu principal modelo.

O que surpreendeu muitos gestores foi a constatação de que, mesmo em face das adversidades, o modelo flexível trouxe inúmeros benefícios, tanto para seus profissionais quanto para os resultados dos negócios.

A ideia do anywhere office é que qualquer local pode se transformar em um ambiente de trabalho. Tudo o que se requer é um dispositivo para se conectar às ferramentas de trabalho e à equipe e ao ambiente digital de trabalho, além de, é claro, uma conexão estável à internet.

Neste material, apresentaremos as principais informações sobre a forma de trabalho anywhere office. Confira!

O que é anywhere office?

Anywhere office, que significa “escritório em qualquer lugar”, representa um modelo de trabalho altamente flexível. Esse conceito promove a produtividade da equipe e representa um avanço significativo na busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos integrantes da sua equipe.

Entender o que é anywhere office não é difícil, já que o modelo se baseia em uma filosofia simples e eficaz: o trabalho é uma atividade, não um local específico. Portanto, a eficácia do trabalho não deve ser avaliada pelo tempo gasto em um escritório, mas pelos resultados alcançados.

Dessa maneira, ele permite que os colaboradores executem as suas tarefas e cumpram suas responsabilidades profissionais de qualquer lugar, seja em uma cafeteria, em um espaço de coworking, no home office ou no próprio escritório da empresa.

Ao adotar esse conceito, a sua empresa proporciona aos colaboradores uma maior autonomia para escolherem o local de trabalho. Dessa forma, é possível oferecer a liberdade necessária para produzirem onde se sentem mais confortáveis e, por isso, mais produtivos.

Como essa tendência se popularizou no Brasil?

No cenário brasileiro, a adoção do anywhere office está se tornando cada vez mais comum entre as empresas, especialmente aquelas mais inovadoras, cujas estruturas operacionais já são naturalmente flexíveis, como as startups.

Recentemente, o Spotify divulgou que toda a sua operação, incluindo as atividades no Brasil, será fundamentada no modelo WFA (trabalho de qualquer lugar) após o levantamento das restrições relacionadas à pandemia.

Essa decisão representa um passo significativo, e outras empresas multinacionais também estão começando a seguir esse caminho. Afinal, os benefícios são inegáveis.

Como o anywhere office beneficia a empresa?

O anywhere office representa uma evolução notável em um mundo constantemente em transformação. Para as empresas, surge como uma oportunidade para se adaptar a um modelo de trabalho que tem demonstrado excelentes resultados. A seguir, confira os benefícios que esse conceito proporciona.

Redução de custos

Ao incorporar a cultura do anywhere office, as empresas desfrutam de uma vantagem fundamental: a diminuição dos custos com infraestrutura. Isso ocorre devido à eliminação da necessidade de investir consideravelmente em aluguel de escritórios e salas de reuniões, assim como nas despesas relacionadas a energia elétrica, internet, IPTU, entre outros.

Retenção de talentos

Segundo um levantamento divulgado pelo jornal Estado de Minas, o trabalho remoto é considerado o modelo ideal por 49% dos brasileiros. Essa estatística é significativa e reflete a crescente aceitação das pessoas em relação aos novos formatos de trabalho.

Sem dúvida, essa preferência desempenha um papel importante nas decisões de mudança de emprego e contribui para as empresas reterem talentos em suas equipes.

Quebra de barreiras geográficas

Imagine que a sua empresa esteja sediada em Salvador, na Bahia e necessite contratar um novo colaborador para ocupar uma posição crucial.

Dentre os candidatos, destaca-se uma pessoa altamente qualificada, com a formação acadêmica desejada e vasta experiência na área. Contudo, ela reside em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e não tem interesse em se mudar devido ao trabalho.

Ao adotar o anywhere office, esse cenário deixa de ser um obstáculo. Afinal, o funcionário não é restrito ao escritório da empresa, tendo a flexibilidade de residir onde preferir e realizar as suas atividades de trabalho em casa, em coworkings ou em outros ambientes que desejar.

Quais os principais desafios e como implementar o anywhere office?

Embora o anywhere office ofereça vantagens grandiosas, ele também apresenta diversos desafios que sua empresa precisa superar. Só após considerar e superar tais empecilhos que a sua companhia e equipe vão obter êxito com esse modelo de trabalho. Veja agora quais são os principais desafios!

Adaptação dos colaboradores

Um dos primeiros desafios que a organização enfrenta é a adaptação da equipe ao Anywhere Office. Os funcionários que não são familiarizados com esse novo modelo podem encontrar dificuldades e se sentirem desconfortáveis.

Questões como os sons do ambiente doméstico, responsabilidades com os filhos e uma conexão de internet instável podem causar desconforto e interferir na produtividade no trabalho home office. Além disso, a ausência do ambiente de escritório pode levar a sentimentos de solidão.

Nesse sentido, é crucial fornecer orientações sobre como operar nesse contexto e destacar as vantagens do Anywhere Office. Além disso, é necessário coordenar esforços entre o departamento jurídico e o setor de recursos humanos para garantir que esse modelo de trabalho esteja em conformidade com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Falta de estrutura para trabalhar

Compete à organização proporcionar uma infraestrutura adequada, garantindo que os colaboradores possam desempenhar suas atividades com a mesma eficiência do ambiente presencial. Portanto, é essencial que a empresa disponibilize equipamentos apropriados, como mesas, cadeiras e computadores, além de arcar com custos relacionados ao trabalho do colaborador.

Gestão e confiança da equipe 

Ao viabilizar uma jornada de trabalho flexível, a empresa precisa implementar métodos para verificar a efetividade do desempenho de seus colaboradores. Portanto, para gerenciar a equipe, o gestor precisa conseguir cobrar produtividade e estabelecer metas diárias e semanais.

Além disso, é importante realizar reuniões online e trocar informações para orientar os liderados, promovendo o desenvolvimento da confiança entre os membros da equipe e seus líderes.

Essa construção de confiança possibilita a criação de relacionamentos baseados em respeito e transparência, garantindo a segurança das informações compartilhadas e prevenindo possíveis vazamentos de dados.

Adotar o anywhere office como modelo de trabalho na sua empresa, sem considerar que se trata de uma cultura organizacional, seria incompleto, já que essa mudança representa uma transformação integral do paradigma corporativo.

Nesse sentido, a adaptação vai muito além da simples implementação de ferramentas como o Slack ou Zoom corporativo. Na realidade, demanda uma reestruturação abrangente, levando em consideração:

  • o perfil dos profissionais na empresa;
  • o perfil dos gestores e sua prontidão para aderir a esse modelo;
  • alinhamento de todos os setores com co conceito anywhere office.

Como vimos, o processo de implementação do anywhere office inicia-se com a digitalização. Contudo, abrange toda a preparação e treinamento da equipe, o aprimoramento das lideranças e a redefinição e alinhamento de metas, objetivos e expectativas.

Você gostou deste material que preparamos para você? Então, curta nossa página do Facebook para conferir mais conteúdos tão relevantes quanto este!

Experiência do Colaborador
A viagem corporativa de fim de ano pode ser uma reunião de resultados ou festas comemorativas. Saiba quais os principais desafios no blog de hoje.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
As viagens de incentivo acontecem para o reconhecimento do trabalho do colaborador e fomentar o crescimento pessoal e empresarial.
Continue lendo
Experiência do Colaborador
A empatia em viagens corporativas é um assunto que mobiliza colaboradores e gestores para que o bem-estar seja priorizado nas organizações.
Continue lendo