Previsões globais da SAP Concur para 2022

10/12/2022

Embora os efeitos da pandemia continuem sendo sentidos em todo o mundo neste ano, a SAP Concur está otimista de que o novo ano trará inovação e progresso à medida que embarcarmos no próximo capítulo do futuro do trabalho – incluindo viagens de negócios, transformação digital, sustentabilidade e iniciativas de experiência dos colaboradores.

Ao refletirmos sobre as tendências de 2021, nossa equipe global de executivos compartilhou suas perspectivas e previsões para o próximo ano e como as empresas podem se preparar para oportunidades emergentes em todos os setores. Aqui está o que é importante para nossos executivos enquanto esperamos a chegada de 2022.

Diga olá para ajustes mais inteligentes e rápidos!

Até agora, é justo supor que todos os grandes ganhos para tornar o motor de combustão interna mais eficiente já tenham ocorrido. Sempre haverá lugar para isso em nosso mundo, mas para fazer mudança impactante neste momento é necessário um pivô maior, por exemplo, para veículos elétricos. Pense nos relatórios de despesas automatizados de modo semelhante. Os fornecedores de tecnologia podem gastar quantidades crescentes de recursos para obter ganhos incrementais, mas é necessário um grande pivô para impulsionar a próxima onda de eficiência e inovação. Esse grande pivô é uma mudança para o assentamento.

Criar um relatório de despesas nunca será o objetivo final – o objetivo é liquidar pagamentos para gastos iniciados pelo funcionário. Embora o relatório de despesas não saia na hora, mais inovação levará a melhorias na captura, processamento e verificação de despesas, impulsionadas pela inteligência artificial cada vez mais sofisticada. Com esse pivô, reduziremos e evaporaremos os relatórios de despesas, pulando totalmente o processo tradicional de relatório de despesas.

- Mike Koetting, Líder da área de soluções SAP Concur

Despesas híbridas que correspondem ao trabalho híbrido

O dramático aumento no trabalho remoto de longo prazo associado à mudança para um modelo de trabalho híbrido está criando a necessidade de uma gestão híbrida de despesas. Flexibilidade e agilidade serão fundamentais em todos os aspectos do trabalho, incluindo o gerenciamento de gastos, já que os colaboradores dividem seu tempo entre o escritório físico e remoto.

Veremos a necessidade de discussões orçamentárias, políticas e categorias de gastos mais diversificadas – aquelas que abordam as várias despesas no escritório e remotas que os funcionários vão gerar agora, e as empresas agora permitirão administrar um negócio com segurança e eficiência. Dados e tecnologia desempenharão um papel crescente na informação de orçamentos e na determinação da categorização de despesas para melhorar a tomada de decisões empresariais, a gestão de despesas e a eficiência organizacional geral.

- A.G. Lambert, Chief Product Strategy Officer, SAP Concur

2022: O ano da lista de desejos da viagem de negócios

“Viagem de vingança” foi um tema quente no segmento de viagens de lazer no último ano, à medida que os viajantes se aventuravam com uma “vingança”. Em março, quando as vacinas começaram a ficar mais disponíveis, os níveis de conforto do viajante aumentaram com 94% dos entrevistados de uma pesquisa de clientes do TripIt dizendo que fariam uma viagem em 2021. Desses, um em cada quatro planejava fazer uma viagem na sua lista de desejos (também conhecida como Bucket List). Agora, à medida que a confiança dos viajantes a negócios aumenta, os viajantes de lazer não serão os únicos que querem uma lista de desejos!

Um estudo da Qualtrics e da SAP Concur descobriu que sete em cada 10 viajantes a negócios (70%) esperam voltar a viajar o máximo possível antes da pandemia. Pesquisas separadas mostram que quase 90% planejam adicionar tempo de férias pessoais a suas viagens de negócios assim que voltarem a viajar para o trabalho. Com as viagens de negócios retornando e os funcionários ansiosos para se reconectarem, veremos que essa tendência permeia o local de trabalho. Este ano, os funcionários procurarão ajustar sua viagem desejada à viagem de negócios para aproveitar o tempo fora de casa.

- Jen Moyse, diretor sênior de produto, TripIt da SAP Concur

Adotando a sustentabilidade à medida que as viagens de negócios aumentam

Os gastos globais com viagens de negócios devem aumentar 14% em 2021 para US$ 754 bilhões. Simultaneamente, as catástrofes climáticas registadas em 2021 reforçaram a necessidade de viagens mais sustentáveis à medida que abraçamos uma nova era de trabalho.

Enquanto mais empresas incorporaram iniciativas de sustentabilidade em sua estrutura organizacional e programas de viagens corporativas, a barra está aumentando para fazer mudanças impactantes e compensar emissões de carbono inevitáveis. As empresas estão sob crescente escrutínio para relatar erroneamente emissões de carbono ou “tornarem verde” suas métricas de sustentabilidade, o que é demonstrado por calculadoras de pegada de carbono não padronizadas e critérios de relatórios de sustentabilidade díspares.

Estamos no meio de uma mudança fundamental no modo como as empresas respondem às mudanças climáticas. No próximo ano, relatórios de sustentabilidade mais abrangentes ajudarão as organizações a trilhar um caminho mais ecológico e possibilitarão viagens responsáveis no futuro.

- Brian Hace, Vice-presidente, Estratégia global de viagens, SAP Concur

Viajar como o grande antídoto da renúncia

Os funcionparios estão se sentindo esgotados e, por sua vez, estão exigindo mais de seus empregadores, levando a um número recorde de americanos abandonando seus empregos em busca de melhores opções de emprego. Essa “Grande Renúncia” ressaltou a necessidade de maior foco no sentimento, experiência, retenção e bem-estar dos colaboradores no local de trabalho. Mais do que nunca, é imperativo que os empregadores compreendam minuciosamente as necessidades de seus trabalhadores e adaptem programas e políticas para melhor apoiar os colaboradores no novo cenário empresarial, incluindo oportunidades de viajar a negócios.

Os viajantes de negócios estão ansiosos para voltar ao caminho do trabalho, de acordo com a pesquisa da SAP Concur, mas eles têm novas expectativas quanto a maior flexibilidade, protocolos de saúde e segurança e iniciativas de bem-estar e saúde mental. Para agradar 20% dos viajantes de negócios que estão dispostos a abandonar caso suas preferências não sejam atendidas, as organizações precisam reavaliar e adaptar as políticas com as necessidades dos funcionários em mente.

À medida que os programas de viagens corporativas são reiniciados, as empresas atualizarem as políticas de viagem para criar e incentivar mais flexibilidade, incluindo oportunidades de viagens, fornecendo aos viajantes de negócios a chance de adicionar tempo pessoal a suas viagens de negócios ou trabalhar de uma casa/destino de férias. Colocar mais tempo para descanso e relaxamento ou uma chance de explorar áreas locais também ajudará a aliviar a tensão e o estresse da rotina habitual dos viajantes de negócios. Embora as viagens de negócios possam ser estressantes, a confiança, a transparência e a compreensão entre empregadores e viajantes de negócios sobre as principais prioridades e expectativas serão cruciais para mitigar potenciais riscos de retenção de funcionários e manter os funcionários satisfeitos.

- Ralph Colunga, Líder, Soluções de tecnologia de viagem, SAP Concur

Tags:

Tecnologia