Ninguém gosta de uma boa auditoria.

Mesmo com todas as mudanças e desafios que acabamos de passar, mesmo com o imperativo absoluto de que as empresas devem ver, gerenciar e tentar economizar cada centavo que puderem, as organizações ainda relutam em olhar para seus processos de auditoria. Claro, eles gostariam de revisar 100% de seus relatórios de despesas para ter certeza de que não estão crivados de erros ou repletos de fraudes, mas o próprio ato de auditoria é demorado e caro.

Além disso, as auditorias podem apontar coisas que você não quer pensar. Como abordar seus processos.

Mas quais são os custos de cruzar os dedos e esperar pelo melhor? O que arriscamos como negócios se ignorarmos a lição de economia do mundo real da COVID-19 e deixarmos que as coisas voltem às práticas pré-pandêmicas? E se não nos verificarmos (ou, pelo menos, examinarmos o que nossos colaboradores estão gastando)?

Bem, nosso primeiro pensamento pode ser sobre as multas e fiascos que corremos se não estivermos em conformidade. Ou os custos que incorremos por não prestarmos atenção ao erro humano ou à ganância humana, que aparecem nos relatórios de despesas com relativa frequência.

Alguns argumentariam, entretanto, que os custos reais de cair no status quo aparecem quando começamos a ficar para trás.

As empresas aprenderam resiliência em 2020. Agora é hora de aprender a reinvenção. Rededicação. Compromisso de reavaliar como fazemos o trabalho. Precisamos estar dispostos a abandonar nossos sistemas de processos ineficientes e nos comprometer com a melhoria contínua. Porque se não o fizermos, não seremos capazes de nos adaptar a mudanças e desafios contínuos.

E haverá mudanças e desafios contínuos.

Mais uma vez, isso é motivo suficiente para incorporar análises inteligentes de gastos em todos os seus processos. E não deve ser responsabilidade exclusiva da AP acompanhar cada auditoria. Eles têm um trabalho mais importante a fazer, não têm tempo para fazer nada extra e não querem perguntar ao seu supervisor por que ele gastou US$ 3.200 em “materiais de escritório” na semana passada.

Você, por outro lado, quer fornecer a eles a ajuda de que precisam.

A solução é encontrada na combinação de tecnologia inteligente e análise de especialistas. (Lembre-se, essa é apenas uma parte da solução maior da qual estamos falando aqui: O compromisso com a melhoria contínua.) Você ainda quer pessoas com olhos na página. Você só quer ter certeza de que eles são apoiados por inteligência artificial e ferramentas de machine learning que asseguram que cada cobrança crítica de cada relatório de despesas receba o escrutínio correto.

É uma abordagem de duas partes que não pode ser econômica, pode?

Isso pode acontecer. De acordo com esta Ficha de dicas de auditoria, que oferece cinco maneiras pelas quais as auditorias podem ajudar a fomentar o crescimento, apontando os problemas antes que eles prejudiquem seus resultados financeiros ou levem ao não cumprimento. Há até uma fórmula simples para ajudar a calcular quanto as auditorias custarão à sua organização e que tipo de ROI você verá ao automatizar e terceirizar o processo. 

E embora você possa não adorar a ideia de auditar tudo, todos adoram ter certeza de que as coisas são feitas da maneira certa.