Gestão inteligente: 4 dicas para retomada de negócios em 2021

14/01/2021

A gestão inteligente será essencial para a continuidade das operações e retomada de negócios em 2021, após o ápice da crise provocada pelo coronavírus. Vale lembrar que, no Brasil, 62,4% das empresas sentiram os impactos negativos causados pelos desdobramentos da pandemia. Além disso, 50,7% das organizações tiveram queda em suas vendas, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa.

Após esse período mais delicado, de acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE, 37,5% ainda percebem os impactos negativos decorrentes da crise em suas atividades. Apesar de ainda ser um número de impacto, a queda representa a retomada de negócios e, por isso, para 2021, a gestão inteligente será fundamental para a competitividade empresarial. Saiba mais!

Leia também: Saiba como fazer a gestão financeira de uma empresa em 2021

Entenda o que é gestão inteligente

Em um universo corporativo cada vez mais veloz, a gestão inteligente se caracteriza, resumidamente, pela administração de um negócio com otimização de recursos, a partir de decisões ágeis, eficientes e assertivas. Para isso, a gestão inteligente é apoiada em pontos como estudo e acompanhamento de mercado, planejamento, criatividade e ações estratégicas.

Mas como colocar tudo isso em prática? É o que você vai descobrir a seguir. Continue a leitura!

Saiba mais: Redução de custos nas empresas: 5 dicas para otimizar os recursos corporativos em 2021

Conheça as principais dicas para colocar em prática a gestão inteligente

Otimize recursos

Em um cenário econômico de incertezas, a otimização de recursos é um dos principais pontos da gestão inteligente para 2021. Para isso, é preciso mapear todo o processo organizacional com o objetivo de aumentar a produtividade dos colaboradores, diminuir falhas e evitar retrabalhos.

Como fazer isso? Simples, com a ajuda da tecnologia! Sistemas ERP e de gestão de despesas dos colaboradores em nuvem, por exemplo, permitem a automação de uma série de tarefas que reduzem os custos da operação, além de executar essas atividades com precisão.

Facilite a tomada de decisões

A partir de informações e dados precisos obtidos a partir dos sistemas tecnológicos, os gestores tomam decisões mais assertivas, com a agilidade e eficiência necessárias. Além disso, as métricas permitem acompanhar todas as áreas de um negócio durante 24 horas por dia. Assim, é possível corrigir a rota em caso de algum problema ou até promover melhorias rapidamente.

Por fim, um sistema como o de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores pode, por exemplo, entregar relatórios automatizados, o que colabora ainda mais para a gestão inteligente.

Melhore a produtividade e a lucratividade

Como visto, a automação promovida pela tecnologia permite que os colaboradores tenham mais tempo para investir em atividades mais estratégicas para a organização. Desta maneira, o custo operacional é reduzido e, consequentemente, aumenta a lucratividade da empresa. Vale destacar que, profissionais motivados, produzem mais. Ou seja, investir em qualificação, programas de bônus e treinamentos específicos também fazem parte da gestão inteligente e mantêm os colaboradores motivados.

Invista na tecnologia 

Por fim e fundamental para o sucesso da gestão inteligente, a tecnologia será um diferencial competitivo neste ano. De acordo com a Forrester, 30% das empresas vão investir em computação em nuvem em 2021, seja em sistemas ou serviços como servidores, por exemplo.

Leia também: Conheça as tendências de gestão financeira para 2021

Conte com a SAP Concur

Para a continuidade operacional e competitividade para a retomada de negócios, investir em tecnologia é primordial. Por isso, implementar um sistema de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores que seja em nuvem garante uma série de vantagens, inclusive a redução de custos.

Para isso, a SAP Concur oferece o SAP Concur Expense, plataforma de gestão de despesas iniciadas pelos colaboradores completa, com diversos recursos, como:

  • Inteligência artificial

  • Dados e métricas em tempo real

  • Relatórios precisos

  • Automação de tarefas

  • Redução de até 8% dos custos corporativos.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a SAP Concur pode apoiar sua empresa na gestão inteligente!