Examinando viagens sustentáveis durante o tempo de inatividade de sua viagem.

22/02/2021

Deve haver uma maneira melhor de chegar lá.

Com que frequência 98% das organizações concordam em algo, especialmente quando esse algo envolve gastar mais dinheiro? Raramente. No entanto, de acordo com um estudo recente com foco naEMEA, essa é exatamente a porcentagem de empresas que declararam estar preparadas para comprometer fundos adicionais para viagens sustentáveis, além do orçamento atual de gestão de viagens.

Certo. Isso é bom. Todos querem viajar de forma mais sustentável. Mas a pergunta é como, e poucas empresas têm a resposta.

O mesmo estudo da SAP Concur mostrou que um terço dos decisores de viagens corporativas são passionais por ter um impacto positivo na sustentabilidade, mas eles admitem que é difícil colocar suas aspirações em prática. Além disso, 28% desses decisores dizem que estão cientes dos problemas envolvidos, mas não têm certeza sobre como realizar a mudança.

Tendo em vista essas perguntas difíceis, farei mais algumas. 

Como os consumidores estão conduzindo a tendência?

Um resultado inesperado e positivo da pandemia tem sido um declínio nas emissões que devem ser 8% menores no primeiro trimestre de 2020 do que no primeiro trimestre de 2019. Isso foi uma boa notícia em um ano ruim, e os consumidores querem mais. Conforme começamos a nos mover ao redor do mundo novamente, os viajantes estão cada vez mais exigindo que qualquer recuperação em viagens seja construída de forma sustentável, de layouts de assentos mais eficientes a combustível de aviação de baixo carbono.

No próximo ano, os viajantes a lazer devem passar mais tempo em seus destinos, utilizar cartões de embarque e itinerários sem papel, jantar em restaurantes que oferecem comida de origem local e se hospedar em hotéis ecológicos que oferecem amenidades como produtos de higiene pessoal em distribuidores recarregáveis e conservação de água. Eles também vão procurar ferramentas que permitam rastrear e compensar facilmente as emissões geradas por suas viagens.

É apenas uma tendência?

Para ser franco: Não. A sustentabilidade será um jogo de apostas quando subirmos aos céus novamente, e saúde e segurança não serão as únicas vantagens de uma viagem responsável que atrairão as pessoas de volta. Pesquisas ambientais recentes estão levando as empresas a tirar o máximo proveito dessa pausa momentânea nas viagens, adicionando práticas ambientalmente sustentáveis aos seus programas de viagens corporativas.

A Microsoft, por exemplo, está comprando créditos para combustível de aviação sustentável de queima mais limpa (feito de óleo de cozinha usado e outros óleos vegetais), então, quando os colaboradores voam, eles estão ajudando a reduzir as emissões em até 75%. 

Iniciativas como essas certamente incentivarão e inspirarão a maioria dos viajantes, 69% dos quais classificam a sustentabilidade como importante, a se sentirem mais à vontade para voltar a viajar.

O que você pode fazer?

Em poucas palavras, você pode usar o tempo de que dispõe agora para explorar ferramentas e aplicativos emergentes projetados para impulsionar a sustentabilidade das viagens de negócios.

Por exemplo, o Jet-Set Offset é uma ferramenta de compensação baseada em doações que ajuda os viajantes a reduzir as emissões enquanto apoia as empresas que lutam contra as mudanças climáticas. Além de realmente compensar o carbono, a ferramenta foi projetada para envolver e educar os colaboradores, ajudando as empresas a se comunicarem sobre alternativas de viagem ecologicamente corretas, viagens não essenciais e outras mensagens de sustentabilidade

Para simplificar ainda mais as coisas, o Jet-Set Offset é integrado ao Concur Travel and Expense, para que os clientes possam ver facilmente o impacto de suas viagens, de milhas voadas a pés cúbicos de emissões de carbono.

É parte de uma série de ferramentas projetadas para tornar as viagens sustentáveis o padrão - da Concur Travel, que aconselha os viajantes sobre opções de itinerários sustentáveis antes de reservar; a Concur TripIt, que os ajuda a rastrear e compensar seu impacto ambiental; a Consultative Intelligence, que fornece às organizações análises de emissões detalhadas (entre outros dados valiosos) para apoiar melhorias em seus programas de viagens.

Podemos fazer mais?

Claro que podemos, e aqui está por onde começar. Continue a conversa para obter ferramentas, táticas e outras informações perspicazes para melhorar a forma como sua organização viaja e como você progride.