Como a tecnologia pode ser usada para o #NovoNormal dos Negócios

07/08/2020, por Wagner André, Consultor de Negócios e Soluções da SAP Concur

À medida que nos ajustamos à pandemia e tentamos retomar com o “novo normal”, o futuro nos apresenta mais perguntas do que respostas para o dia a dia da sociedade e dos negócios das empresas.

A pandemia do COVID-19 mudou a forma como o mundo funcionará em todos os ângulos. Todos os setores da indústria foram impactados, inclusive o setor público. Trabalhando todos os dias com empresas de diferentes setores para simplificar a maneira como elas gerenciam os gastos dos funcionários, a fim de ajudá-las a acompanhar o ritmo e as prioridades dos negócios, tenho a oportunidade de entender melhor a cada dia como as empresas planejam se acostumar com essas novas condições. As discussões cotidianas estão centradas nos desafios, perspectivas e estratégias das empresas durante este delicado momento.

As organizações continuam com a expectativa de fazer mais com menos. Como ninguém sabe quando essa crise terminará, as empresas buscam redefinir e alterar constantemente suas estratégias financeiras nesses tempos de incerteza para emergirem como líderes fora desta crise.

A tecnologia em computação em nuvem é uma grande aliada para a continuidade dos #negócios.

A continuidade dos negócios é vista sob um ângulo de inclusão que envolve funcionários, clientes, toda a cadeia de fornecedores e parceiros, além da sociedade, economia, país e mundo. Portanto, a construção de cenários e as ações de gestão de gastos estão atualmente focadas em uma visão holística, fim a fim. A tecnologia em computação em nuvem é uma grande aliada. Os cenários são desenhados em períodos no curto, médio e longo prazos para cada necessidade considerando questões técnicas e de negócios, como previsão de receita, alocação de recursos, investimentos, esforços, entre outros.

A revisão contínua dos negócios se torna uma obrigação.

A crise do #COVID realmente não tem precedentes. Durante um período em que a incerteza dos fluxos de caixa em uma empresa pode ser um pesadelo e quando a receita é pressionada, a redução de custos e o gerenciamento do fluxo de caixa são imprescindíveis para qualquer negócio. A tecnologia apoia as empresas de todos os tamanhos a serem ágeis na adoção de mudanças rapidamente e vejo diariamente como a solução SAP Concur é pioneira nesta frente, com foco na experiência dos empregados, num momento em que a revisão contínua dos negócios se torna uma obrigação.

Quando analisamos o gerenciamento de gastos de uma companhia, ele pode ser dividido em três frentes: gerenciar todas as fontes de gastos, entre categorias e trazer esses dados para uma visão unificada, sem silos sistêmicos. Uma solução integrada de gestão de gastos ajuda as empresas na disciplina financeira e as fortalece no controle sobre os gastos, com o design de uma estrutura de custos resiliente e sustentável. Se eu olhar para as conversas que tenho tido com diferentes empresas, elas querem visibilidade total de seus gastos para garantir controles e compliance necessários, para que suas equipes no departamento financeiro se concentrem em gerenciar o core business da companhia, em vez de perder tempo na aplicação, muitas vezes em processos manuais, das políticas de gastos em despesas e viagens. Atualmente, muitas empresas têm seus líderes e equipes trabalhando juntos, CFOs, CIOs, CHROs e CEOs, para viabilizar tecnologias que unificam processos e dados, para que seus funcionários se concentrem no que é mais importante para seus negócios.

A gestão financeira precisa impulsionar a mudança e se reinventar.

Para enfrentar o atual período de incerteza, a gestão financeira precisa impulsionar a mudança e se reinventar. Qualquer jornada transformadora requer o envolvimento de todos dentro da organização. A maneira como os funcionários realizam despesas continua a evoluir, e a visibilidade desses gastos e controle dos custos é fundamental para manter um negócio lucrativo. Embora processos desatualizados, mas "suficientemente bons" possam funcionar no curto prazo e em visões isoladas, eles não ajudam as empresas a planejar o futuro ou a responder rapidamente a desafios e imprevistos, resultando em custos adicionais e desnecessários.

Tecnologias de ponta e inovadoras ajudam as empresas a ficar à frente dos problemas antes que se tornem graves.

Um fluxo de caixa bem gerenciado continua a ser crítico para o sucesso de qualquer organização, e é excelente ver como as empresas atualmente reconhecem quando é necessária uma mudança e como tecnologias de ponta e inovadoras as ajudam a ficar à frente dos problemas antes que se tornem graves. Não importa como uma empresa gerencia suas despesas e gastos hoje, as soluções da SAP Concur automatizam e integram esses processos em uma única experiência conectada. Dessa forma, as empresas visualizam todos os dados de gastos em um só lugar, ajudando os funcionários a cumprir as políticas de gastos de maneira simples e digital, gerenciando os gastos corporativos e seus orçamentos com mais eficiência, descobrindo gastos ocultos e oportunidades de economia de custos para o "Novo Normal".

 


Sobre o autor: Wagner Andre é Consultor de Negócios e Soluções da SAP Concur, apoiando as empresas nas estratégias de Transformação Digital e Change Management para que migrem para a Nuvem com sucesso, implantando o SaaS para inovar e melhorar as experiências na gestão de gastos e dos negócios. Formado em Ciências da Computação, possui MBA em Business Innovation pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). 

 

Tags:

Tecnologia