Novas ideias surgem de tempos desafiadores: nossas previsões para 2021

SAP Concur Team |

Depois de 2020, os líderes da SAP Concur estão otimistas de que o próximo ano seja de inovação, recuperação e renovação. Enquanto 2021 é improvável se parecer com qualquer ano recente na história, pode ser lembrado como um em que a vida lentamente começou a voltar ao normal após uma das piores pandemias da idade moderna. 

Em 2021, o mundo continuará a ver mudanças significativas em quase todos os setores. Aqui, nossa equipe global de especialistas mais uma vez compartilha perspectivas e previsões para o novo ano. Alguns nos lembram que, em tempos desafiadores, muitas vezes surgem novas ideias que podem beneficiar o mundo futuramente. 

 

 As viagens de negócios serão retomadas – de maneira responsável 

2021 começará na era das viagens responsáveis. Uma união de empresas em toda a indústria aumentará o trabalho para recuperar a confiança dos clientes, mostrando que as viagens podem realmente ser seguras. Eles começarão a reiniciar as viagens de negócios com antecedência em 2021. Aqueles que devem viajar – membros da diretoria, vendedores e trabalhadores essenciais - permanecerão como os primeiros adotantes. Provedores de viagens, incluindo hotéis, companhias aéreas, companhias ferroviárias, serviços de aluguel de carros, podem exigir que os viajantes compartilhem seu estado de saúde até que uma vacina esteja disponível e amplamente adotada. Isso pode variar de COVID-19 ou resultados de testes de anticorpos, incluindo testes rápidos logo na porta ou na devolução de carro de aluguel, até a prova de vacinação uma vez que esteja amplamente disponível. Algumas empresas fora do setor de viagens já considerando tais políticas. Na metade do final do ano, as experiências dos primeiros adotantes, medidas pelas baixas taxas de infecção, influenciarão a base mais ampla dos viajantes. 

As empresas levantarão a barra sobre as precauções de saúde. À medida que as políticas de fronteiras mudarem com o aumento e a queda dos números de casos regionais do COVID-19, as empresas exigirão que os funcionários cumpram as diretrizes governamentais, como requisitos de quarentena antes e depois das viagens. Mais requisitos de máscaras também são uma possibilidade, com viajantes provando através de documentação ao longo da viagem de que eles cumpriram com a utilização de máscara. Esses protocolos abordarão o que um estudo da SAP Concur identificou como principais preocupações dos funcionários globais: infectar seus familiares (55%) e adoecerem (53%) durante uma viagem de negócios. Com os viajantes aptos a praticar os hábitos de saúde e segurança que adotaram em seu dia a dia, as viagens de negócios parecerão mais viáveis. 

A sustentabilidade será o ponto de partida. A saúde e a segurança não são a única forma de viagem responsável que atrairá os viajantes de volta. Novas pesquisas ambientais obrigam as empresas a utilizarem a pausa temporária em viagens para adicionar novas práticas ambientalmente sustentáveis aos seus programas de viagens corporativas. Por exemplo, a compra da Microsoft de combustível de aviação sustentável para reduzir a poluição de voos comerciais mais frequentados por seus funcionários. Esses esforços inspirarão os 69% dos viajantes que classificam a sustentabilidade como importante para que se sintam mais confortáveis e encorajados a voltar a viajar. 

Mike Koetting, Diretor de Estratégia de Produtos, SAP Concur 

 

 IA no trabalho acelerará 

 

O ritmo das mudanças digitais nos negócios e na sociedade aumentará drasticamente. Muitas empresas estavam nos estágios inicial e intermediário da transformação digital quando a pandemia atingiu. Eles impulsionaram e aceleraram essa transformação para lidar com a disrupção global sem precedentes e as necessidades dos clientes, e agora espera-se que eles continuem operando nesse novo contexto. 

A automação se tornará essencial, não um item adicional. À medida que as empresas mantêm modelos híbridos de trabalho remoto e antecipam outras possíveis interrupções em 2021, a função de automação e casos de uso de IA no local de trabalho aumentarão. Isso pode incluir a possibilidade de comunicação diária entre trabalhadores realizando seus trabalhos em casa e automatizando faturamento e despesas para manter parceiros valiosos pagos e preservar orçamentos. Também veremos mais empresas apoiadas em algoritmos de IA para tomar decisões rápidas apoiadas pela transparência financeira em tempo real para atender às necessidades empresariais trazidas pela pandemia. Isso inclui o gerenciamento de gastos quase em tempo real para melhorar a gestão de orçamento e liquidez, aumentar a conformidade e eliminar erros e maximizar a rentabilidade. 

O uso mais amplo de IA e machine learning para adicionar inteligência aos aplicativos e eliminar processos manuais também dá às empresas um impulso competitivo muito necessário, melhorando sua produtividade. Um estudo recente encomendado pela SAP Concur, por exemplo, descobriu que até 38% dos funcionários na região Ásia-Pacífico enviam despesas manualmente preenchendo um formulário e envolvendo recibos físicos. As empresas podem economizar dezenas ou até centenas de milhares de dólares a cada ano – e aumentar a satisfação da equipe – automatizando seus processos financeiros e administrativos. 

Andy Watson, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da região Ásia-Pacífico Japão e Grande China, SAP Concur 

 

 Progressos em matéria de diversidade, equidade e inclusão crescerão 

Foi uma reviravolta para a cultura do local de trabalho em 2020. A pandemia levou a um declínio na saúde mental dos funcionários e ao aumento do desemprego mundial - incluindo um grande número de mulheres deixando a força de trabalho. Os Estados Unidos também têm tido restrições ao treinamento de diversidade. Essas circunstâncias anularam os esforços de D&I das empresas, criando mais desconforto para os funcionários. 

2021 trará uma nova onda de políticas para além do RH. Mais representantes em toda a organização serão envolvidos. Os líderes financeiros farão a sua parte para informar a justificativa de negócio para diversas contratações e evitar as repercussões financeiras do volume de negócios, que era estimado em US$ 223 bilhões em 2019. Essas mudanças culturais em toda a empresa também incluirão departamentos de viagens que estão sob maior pressão do que nunca para garantir a saúde e a segurança dos funcionários viajantes. A pesquisa da SAP Concur identificou problemas de segurança e assédio para mulheres e viajantes LGBTQ e o potencial de viajantes de ascendência asiática enfrentarem discriminação à medida que as viagens de negócios retomam. Podemos esperar que algumas políticas de viagem legadas, como a priorização de tarifas mais baixas, passarão a abordar mais medidas de segurança e centradas no colaborador em 2021. 

Amy Padgett, Diretor Sr., Comunicações de estratégia de produtos, SAP Concur 

 

 A viagem do consumidor será diferente 

 

Estadias mais longas se tornarão comuns. Da mudança das políticas de quarentena para um significado recentemente ampliado de WFvH (trabalho de casa de férias, alguém?), as viagens rápidas não serão mais acessíveis aos viajantes consumidores da forma como eram pré-COVID. Os dados do TripIt mostram um aumento na duração da viagem, abrangendo voo, hospedagem e aluguel de carro, indicando que os viajantes estão planejando viagens com intenção. E sem os limites físicos do trabalho ou da escola, estadias mais longas em aluguéis de curto prazo continuarão a ser uma escolha popular para os viajantes de negócios e de lazer. 

Sustentabilidade sustentável. A pandemia atingiu efetivamente o botão de pausa sobre as emissões, que se prevê ser 8% menor em 2020 do que em 2019. Os viajantes estão cada vez mais exigindo que qualquer recuperação em viagens seja reconstruída de forma sustentável, desde layouts de assentos mais eficazes até combustíveis de aviação sustentáveis de baixo carbono. Em 2021, procurem que os viajantes de consumo passem mais tempo em seus destinos; utilizem soluções de bilhete de embarque e itinerário sem papel; recomendem restaurantes que ofereçam alimentos de origem local; e permaneçam em hotéis que são mais ecológicos, possuindo artigos de higiene até a conservação da água como uma comodidade. Espere que os consumidores busquem cada vez mais soluções que rastreiem e compensem facilmente as emissões. 

Passaportes de saúde digital se tornarão comuns. As vacinas estão chegando, o que aumentará globalmente a confiança do viajante, dos fornecedores de viagens e do governo. Viajar de países altamente vacinados para países menos vacinados poderia, portanto, ser problemático. Espera-se que os testes rápidos se tornem mais precisos e prevalentes, permitindo que as viagens e o setor de hospitalidade continuem a reabrir. Passaportes digitais de saúde, com status de vacina ou teste negativo de um viajante, surgirão à medida que passarmos para um novo normal em viagens globais.  

Fiona Ashley, VP de marketing de produtos e soluções, SAP Concur 

 

 Pequenas empresas aproveitarão o momento 

 

Com a ajuda financeira federal dos EUA em fluxo, as pequenas empresas continuarão se afastando dos custos de fazer negócios. A distribuição de vacinas pode não vir o suficiente, pois muitas pequenas e médias empresas lutam para sobreviver aos efeitos econômicos da pandemia. O corte contínuo dos custos operacionais e a limitação de despesas não essenciais ajudarão. Mas, barraro acesso a uma vacina, infelizmente, não vai ser suficiente para alguns. Outros terão espaço para respirar e muitos deles terão algo em comum: a capacidade de criar e apoiar a demanda sustentada por investimentos em soluções tecnológicas que permitam economia de custos e negócios. Essas soluções automatizarão e digitalizarão processos essenciais para administrar seus negócios com orçamentos mais rigorosos. Os líderes explorarão igualmente os termos de negociação sobre os seus empréstimos e pagamentos recorrentes para preservar o dinheiro, especialmente no início do ano. As pequenas empresas também estarão em busca de fornecedores e parceiros que possam suportar a incerteza econômica e estender o valor para além dos seus serviços tradicionais, como as ofertas de cartão de crédito de juros mais baixos da sua instituição bancária preferida. Essas etapas ajudarão as pequenas empresas a minimizar a interrupção do fluxo de caixa à medida que gerenciam incertezas persistentes no mercado. Ou seja, os governos e as grandes empresas podem continuar a apoiar as PMEs, uma vez que as economias dependem das pequenas empresas para o emprego e a atividade econômica. 

Novos empreendimentos, e formas de fazer negócios, misturarão coisas no mercado. Muitas pequenas empresas fecharam permanentemente devido às consequências econômicas da COVID-19. Ao mesmo tempo, a pandemia criou um novo contexto para o comércio — lacunas no mercado criaram oportunidades para novos negócios. Os picos nas novas aplicações empresariais indicam que mais empreendedores explorarão microsserviços e "obstáculos laterais" para atender às demandas emergentes de produtos e serviços. À medida que as novas empresas entram, seus líderes aproveitarão as soluções digitais e os modelos de negócios híbridos para acelerar o crescimento e a resiliência em um mercado revolucionário. Veremos que mais pequenas empresas abraçam o comércio digital, mudando o ponto de venda e/ou mudando de vendas físicas para online por completo ou em parte. Isso criará novas opções para as pessoas "comprarem localmente" para apoiar as pequenas empresas e permitir que as pequenas empresas preencham lacunas nas cadeias de suprimentos cruciais. 

Val Blatt, gerente geral, divisão global de pequenas a médias empresas, SAP Concur