10 dicas de desenvolvimento de liderança

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Quando falamos em desenvolvimento de liderança estamos nos referindo á realização de atividades, treinamentos e técnicas que melhoram as habilidades e a confiança daquelas pessoas que assumem posições de liderança.
 
Um líder é quele profissional que busca cumprir suas funções enquanto, ao mesmo tempo, está tentando entender quais resultados que seu time deve alcançar na empresa para que os objetivos traçados sejam alcançados.
 
Ou seja, eles são os responsáveis por realizar todo o gerenciamento das equipes. Para que essa pessoa esteja qualificada para lidar com as diversas situações e funções que um líder precisa enfrentar, é fundamental que ela esteja preparada para tal.
 
A liderança é uma soft skill que é difícil de ser desenvolvida e praticada sem a ajuda da empresa ou organização em que a pessoa está inserida. Dessa forma, encontrar pessoas que tenham o perfil adequado para liderança é algo muito complicado no mercado de trabalho.
 
Dessa forma, incentivar o desenvolvimento de liderança é tão importante. Você pode se diferenciar do restante do mercado de trabalho ou, no caso de uma empresa, você consegue desenvolver aqueles funcionários que possuem perfil para liderança.
 

Qual a diferença entre líder e chefe?

Quando falamos em desenvolvimento de liderança, uma dúvida frequente que aparece é a diferença entre líder e chefe. Apesar de parecer a mesma coisa, eles não são. Por isso, vamos apresentar a diferença entre essas duas funções para que você saiba exatamente o que cada uma delas faz.
 
O chefe é aquela pessoa com um papel de dedicar-se à busca de lucros e de resultados e, não necessariamente, às pessoas envolvidas no processo para o alcance desses resultados. Dessa forma, ele enxerga os integrantes do time como subordinados, e não como colaboradores.
 
Já o líder é exatamente o oposto, aquele que se preocupa com as características e capacidades de cada colaborador, tentando sempre extrair o máximo de cada um. Um líder deve criar estratégias para que a empresa consiga usar os pontos fortes de cada colaborador, de maneira que eles cubram os pontos fracos dos outros.
 
Um bom líder sabe ouvir sua equipe, oferece feedbacks construtivos e reconhece quando erra, tudo isso gera uma conexão maior com a equipe e, essas atitudes, geram mais engajamento e motivação para a rotina corporativa.

Características de um bom líder

Como falamos, um líder é aquele que busca conciliar as características e habilidades de cada colaborador com as necessidades e objetivos da empresa. Mas não é apenas isso que um bom líder deve realizar.
 
Além das próprias funções que ele deve exercer no dia a dia no trabalho, eles devem levar em consideração os valores e a missão da empresa, para traçar quais são as ações e as estratégias necessárias para os colaboradores alcançarem os resultados que a organização espera.
 
Um bom líder também determina o papel de cada profissional, sempre com base nos seus perfis comportamentais. Ou seja, o líder é aquele que realiza uma ponte entre os colaboradores e a gestão da empresa.
 
Para que esse trabalho seja realizado corretamente, é necessário que o líder passe sentimentos como: confiança, segurança, resiliência e organização para seus colaboradores.
 
Outras características necessárias para a liderança são: boa comunicação, empatia, trabalhar sobre pressão e gestão de pessoas.
 

10 dicas de desenvolvimento de liderança

Agora, se você chegou até aqui, é porque está querendo saber mais sobre o desenvolvimento de liderança e quer colocar isso em prática para desenvolver essa habilidade em você ou na sua equipe.
 
Por isso, separamos 10 dicas incríveis que irão ajudar a alcançar o desenvolvimento de liderança de maneira mais assertiva.

1- Entenda seu estilo de liderança

A primeira coisa que você precisa fazer é entender qual o seu estilo de liderança. Pense em quais são os seus pontos fortes e quais os pontos fracos que podem ser melhorados e desenvolvidos.
 
Existem diversos testes na internet que você pode fazer para entender qual o tipo de líder que você é. Após realizar o teste, faça uma análise de suas qualidade e se elas estão ajudando ou atrapalhando na sua liderança.

2- Incentive a criatividade

Incentivar a criatividade é uma das qualidades de liderança que definem a liderança transformacional. Os funcionários precisam ser encorajados a expressar sua criatividade, principalmente se estamos falando de áreas mais criativas, como marketing. Líderes eficazes devem oferecer novos desafios com amplo apoio para atingir esses objetivos.

3- Sirva de modelo para os outros

A influência entre sua equipe é um dos pilares da liderança transformacional. Líderes transformacionais exemplificam os comportamentos e características que eles encorajam em sua equipe.
 
Para que sua equipe respeite e siga sua liderança, é importante que você dê o exemplo e sirva de modelo para eles. Quando um líder trabalha próximo aos colaboradores, maiores as chances deles quererem seguir o modelo de liderança.

4- Seja apaixonado

Um grande diferencial de um bom líder para um líder ruim é o quanto ele se importa com o time. Grandes líderes não estão apenas focados em fazer com que os membros da equipe terminem suas tarefas. Eles precisam ter uma genuína paixão e entusiasmo pelos projetos em que trabalham.
 
É importante mostrar que você gosta e aprecia a participação dos colaboradores, ou demostrar o desenvolvimento que aquela pessoa está tendo na função. Tudo isso auxilia na criação de uma equipe mais motivada e engajada com a empresa.

5- comunique-se efetivamente

Outra característica fundamental para um bom líder é a comunicação. Se você está pensando em começar o desenvolvimento de liderança, é essencial que tenha uma comunicação clara e objetiva para com os outros.
 
Porém, mais do que isso, é importante ter cuidado na maneira como falar. Cada colaborador tem suas características e, talvez, você não possa falar da mesma forma com todos.
 

6- Tenha atitudes positivas

O objetivo de um líder é inspirar e levar a equipe para os objetivos da empresa, sempre da melhor maneira possível. Por isso, é extremamente importante que os líderes tenham atitudes positivas, para que essas atitudes passem para os colaboradores e os inspire.
 
Quando o líder passa desanimo ou irritação, esses sentimentos começam a se espalhar pela equipe, deixando um clima ruim para a realização do trabalho.

7- Incentive as pessoas a fazer colaborações

Deixe que os membros da sua equipe saibam que você aceita suas ideias. Líderes que incentivam o envolvimento de membros do grupo são frequentemente chamados de líderes democráticos ou participativos.

8- Motive sua equipe

Líderes transformacionais também fornecem motivação inspiradora para encorajar seus seguidores a entrar em ação. Claro, ser inspirador nem sempre é fácil. Felizmente, você não precisa de discursos motivacionais para despertar os membros do grupo.

9- Ofereça recompensas e reconhecimento

Outra qualidade importante de um bom líder envolve saber que oferecer reconhecimento e recompensas eficazes é uma das melhores maneiras de ajudar os seguidores a se sentirem valorizados e felizes. Também pode não ser surpresa que pessoas felizes tenham um desempenho melhor no trabalho.

10- Continue tentando novas coisas

Não é porque você é um líder que não pode errar. Esse tipo de coisa acontece com todos, independente de cargos, tempo de experiência ou setor. O importante é entender o erro e procurar maneiras de melhorar.
 
Ao trabalhar para desenvolver algumas dessas qualidades de liderança, não se esqueça de olhar para seus seguidores em busca de feedback e inspiração. Se alguma coisa não está funcionando, pergunte para eles qual a opinião deles sobre isso e como você poderia mudar.
 

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