Crescimento e Otimização
7 passos para criar uma campanha de endomarketing efetiva
A divulgação da sua empresa não pode ser apenas para o seu público externo. Também é preciso desenvolver uma campanha de endomarketing efetiva. Ela tem se tornado uma estratégia importante para melhorar o clima organizacional, fortalecer a cultura interna e engajar os colaboradores em torno de objetivos comuns.
Porém, para obter os resultados esperados, você precisa combinar planejamento, consistência e conhecimento profundo do seu time. Então, vem a dúvida: como criar ações efetivas?
Entenda mais sobre esse assunto e confira alguns passos importantes para criar suas campanhas de endomarketing. Confira!
O que é uma campanha de endomarketing?
Uma campanha de endomarketing é formada por uma série de ações voltadas para o público interno da empresa, ou seja, os seus colaboradores.
Nisso, já é possível perceber a primeira diferença dela em relação ao marketing tradicional: ela é voltada para valorizar o seu time como parte essencial do negócio.
Por isso, elas podem ter diferentes formatos, sempre com o mesmo objetivo: melhorar a experiência do profissional na empresa. Entre as principais ações adotadas, estão:
- comunicados internos;
- eventos;
- treinamentos;
- brindes personalizados;
- vídeos motivacionais;
- ações de confraternização, entre outros.
Para o que serve o endomarketing?
As campanhas de endomarketing ajudam a fortalecer a cultura da empresa, aumentar o engajamento, melhorar a comunicação interna e reforçar o sentimento de pertencimento. Elas também colaboram para o alinhamento de valores e objetivos estratégicos de maneira coesa, como um time, além de auxiliar em momentos importantes, como mudanças organizacionais, lançamento de projetos, campanhas de metas ou ações de integração.
Qual é a sua importância?
Com o mercado cada vez mais competitivo, manter um time engajado e motivado é um dos maiores desafios das organizações. É aí que as campanhas de endomarketing agem de forma estratégica. Isso é possível porque ações bem planejadas permitem:
- reduzir o turnover;
- melhorar o clima organizacional;
- reforçar os valores da organização;
- promover senso de pertencimento;
- aumentar a produtividade;
- criar uma experiência positiva para o colaborador.
Quando desenvolver uma campanha de endomarketing?
A resposta é: sempre. Manter esse tipo de ação constantemente cria um ambiente de sinergia nas equipes. Porém, alguns momentos exigem ações mais estruturadas, tais como:
- processos de mudança cultural ou estrutural;
- lançamento de novos produtos ou serviços;
- fusão ou aquisição de empresas;
- integração de novos colaboradores;
- novas campanhas de metas e resultados;
- datas comemorativas e eventos internos.
Como criar uma campanha de endomarketing efetiva?
Para ter os benefícios listados anteriormente e fazer com que a campanha de endomarketing seja efetiva, é importante seguir alguns passos para obter melhores resultados. Confira a seguir!
1. Defina os objetivos
Um primeiro passo é começar respondendo: por que essa campanha está sendo criada? Cada objetivo vai demandar uma estratégia diferente.
Afinal, o endomarketing pode ser utilizado para melhorar a comunicação, reforçar valores da cultura da organização, apresentar uma nova política interna ou celebrar conquistas. Quanto mais claro for o objetivo, mais fácil será medir os resultados depois.
2. Conheça bem seus colaboradores
Tal como as ações de marketing para seu público-alvo, também é preciso conhecer o perfil do seu público interno. Por isso, antes de começar a pensar em uma estratégia, responda às seguintes perguntas:
- quais são as preferências de comunicação do time?
- que temas mobilizam essas pessoas?
- como eles se comportaram em ações anteriores?
Isso é importante, pois cada perfil pode demandar uma estratégia diferente. Por exemplo, uma campanha voltada para equipes administrativas pode ter uma abordagem diferente daquela voltada para profissionais da linha de frente, por exemplo.
3. Atente-se para a cultura organizacional
A campanha deve refletir a cultura da empresa e respeitar seu tom de voz, seus valores e sua identidade. Isso cria coerência e fortalece a conexão com os colaboradores. Por exemplo: se a empresa tem um DNA inovador, a estratégia precisa ter um viés moderno.
4. Determine os canais de comunicação
Há diversas possibilidades de canais de comunicação para campanhas de endomarketing — e cada um será mais eficiente para determinadas estratégias.
Por exemplo, se você atua com trabalho híbrido e revezamento de times, pode ser mais interessante utilizar ações em canais digitais. Escolha as opções mais acessíveis e eficientes para o perfil do seu time e evite sobrecarga de mensagens.
5. Crie conteúdos que engajam
O conteúdo é o coração da campanha. Por isso, invista tempo para criar algo único que seja, de fato, direcionado para seus times. Um erro comum é utilizar textos genéricos, que não criam aproximação com o público. O importante é que a mensagem seja clara, relevante e envolvente.
6. Envolva lideranças
O endomarketing só é efetivo quando os líderes estão engajados e ajudam a comunicar a campanha. Afinal, eles são referências para as equipes e esse comprometimento ajuda a reforçar a importância das mensagens.
7. Planeje o cronograma e acompanhe as etapas
Aproveite datas importantes para fazer campanhas de endomarketing. Lembre-se de enviar materiais em momentos como festas de fim de ano, aniversário de cada colaborador, Páscoa, entre outros.
Ter esse calendário de conteúdos ajuda a organizar as etapas para garantir fluidez, consistência e acompanhar os resultados de perto.
Como mensurar os resultados?
Além das dicas que mencionamos, também é importante avaliar se as campanhas de endomarketing estão sendo efetivas. Para saber se os objetivos foram atingidos, você pode contar com:
- pesquisas de clima organizacional e engajamento;
- taxas de abertura e interação com conteúdos;
- feedbacks espontâneos;
- entrevistas internas;
- comparativos de produtividade;
- verificação de índices de turnover.
Com essas informações em mãos, você consegue ajustar a estratégia, otimizar campanhas futuras e perceber o impacto efetivo do endomarketing nos resultados da empresa.
A campanha de endomarketing é mais do que forma de comunicação interna: ela é uma ferramenta poderosa para valorizar seus times, alinhar a cultura organizacional e criar conexões genuínas na empresa. Seguindo o passo a passo que mostramos neste artigo, os resultados aparecerão e poderão ser sentidos por um longo tempo.
Um dos resultados de uma boa campanha de marketing interno é a melhoria da produtividade e fidelidade dos colaboradores. Quer saber como as viagens e despesas otimizadas também colaboram para isso? Baixe nosso e-book e saiba mais!
