Transformação digital na saúde: quais os benefícios da SAP Concur na gestão de gastos?

19/10/2021
As instituições de saúde estão passando por um processo acelerado de mudanças e inovações em todos os departamentos. O que envolve desde os novos cuidados e tendências no atendimento médico até a necessidade de investir em novas tecnologias e ferramentas para modernizar e digitalizar as mais diversas operações. Por isso, a transformação digital na saúde é um assunto tão em alta atualmente.
 
Se antes da pandemia do coronavírus já era necessário atuar de forma efetiva em todo esse processo de transformação digital na saúde para incorporar as inovações que vão ajudar nos consultórios, clínicas e hospitais, agora então, isso se tornou ainda mais relevante.
 
De acordo com estudo da KPMG, 62% dos CEOs do setor de saúde já estavam realizando mudanças substanciais antes da pandemia. E, com a Covid-19, 97% desses executivos aceleraram a transformação digital na saúde.
 

O que ficar de olho na transformação digital na saúde?

Neste cenário da exigência por modernização e digitalização, muito se fala sobre tecnologias. Mas não é só isso que faz a transformação digital na saúde.
 
Ainda conforme a pesquisa da KPMG, 65% dos CEOs identificam a mudança tecnológica como a principal barreira à inovação. Porém, 67% deles reconhecem a necessidade de se concentrarem mais intensamente em talentos e recursos. E, além de conciliar tecnologias, pessoas e processos, é fundamental ficar atento às demandas do setor de saúde e da transformação que vem ocorrendo, como por exemplo:
  • Implementação da telemedicina;
  • Transferência dos documentos para prontuários eletrônicos;
  • Crescimento das empresas tecnológicas de saúde, conhecidas como healthtechs. Inclusive, este setor somou mais de US$ 90 milhões de investimentos em negócios somente no 1º semestre de 2021, segundo o relatório Inside Healthtech Report;
  • Investimentos em robôs para realização de cirurgias;
  • Adoção de ferramentas de inteligência artificial para realização de exames mais precisos;
  • Ferramentas para gestão financeira, automação de processos de gastos e reembolsos, gerenciamento de documentos e demais serviços operacionais;
  • Entre outros.
Para se ter uma ideia da importância dessas novidades acima, 84% dos líderes brasileiros do setor estão investindo em registros eletrônicos de saúde e 61% em telemedicina, revela pesquisa da Royal Philips. Além disso, 60% gostariam que a inteligência artificial fosse implementada para otimizar a operação e a integração de diagnósticos.

Transformação digital na saúde e segurança cibernética

Ao mesmo tempo em que crescem os usos de tecnologias e inovações, também aumenta o risco de ataque cibernético e essa é outra questão que as instituições precisam se preocupar. Até porque os hospitais, clínicas e laboratórios lidam com muitas informações de pacientes. E, caso ocorram violações desses dados, as empresas podem sofrer multas pela LGPD, além de outros impactos, como prejuízo de imagem.
 
Neste cenário, o setor de saúde é um dos principais alvos de hackers, que realizam ataques em busca de roubar essas informações para vender na dark web. Afinal, ao ter êxito em uma tentativa, é possível conseguir centenas ou até milhares de registros.
 

Por que investir em ferramentas de gestão de despesas no setor de saúde?

Em todo esse contexto de transformação digital na saúde, o uso de tecnologias e inovações passa também pela introdução de ferramentas que facilitem o trabalho do gestor financeiro na gestão de despesas, viagens e contas a pagar.
 
Assim, é possível ter maior eficiência, agilidade e produtividade na gestão financeira para garantir um fluxo de caixa mais saudável, maior lucratividade da operação e o crescimento do hospital, clínica ou laboratório. Ao mesmo tempo, as empresas de saúde podem se manter mais focadas em iniciativas centradas no paciente.
Mas como essa solução de gestão de despesas pode ajudar na prática? Imagine só todos os gastos dos funcionários gerenciados em uma ferramenta unificada. Isso acelera os processos de reembolso e gera visibilidade dos dados de despesas. Ou seja, os gestores podem:
  • Automatizar, conectar e simplificar seus processos de despesas, viagens e contas a pagar.
  • Acompanhar onde e quando as verbas são gastas e quais as fontes das despesas;
  • Analisar os gastos de acordo com suas políticas e aplicando auditorias nessas despesas;
  • Tornar os custos mais visíveis e mais claros, gerenciando com maior assertividade;
  • Identificar gastos ocultos e oportunidades de economia;
  • Reduzir o risco de fraudes e melhorar a conformidade.

Como a SAP Concur pode ajudar na transformação digital na saúde

Para impulsionar a transformação digital na saúde, conte com a solução inovadora da SAP Concur para gestão de despesas e viagens, o SAP Concur Travel & Expense. Nossa ferramenta está pronta para auxiliar na análise de despesas, nos processos de viagens e reembolsos, no controle dos gastos, na melhor visibilidade financeira e na redução de fraudes.
 
Temos todos os recursos necessários para automatização de operações de despesas, como reembolsos e relatórios, além da possibilidade de os profissionais tirarem fotos dos seus comprovantes de gastos e enviarem para aprovação via celular. Assim, ao facilitar esse gerenciamento de despesas, é possível aumentar a satisfação dos funcionários e ter mais tempo para o atendimento ao paciente.
 
Outro ponto importante é sobre os recursos para proporcionar um gerenciamento eficiente do orçamento, sem ultrapassar os limites e identificando potenciais fraudes nas despesas. Com isso, a empresa se mantém em conformidade com a política de gastos. Quer saber mais detalhes? Acesse aqui as aplicações da SAP Concur para serviços de saúde!