Tendências da gestão financeira: conheça os destaques do evento "Novos caminhos, novas soluções"

25/10/2021

Após um ano e meio da Covid-19, vimos a transformação na forma como as pessoas trabalham, viajam e se relacionam e agora já vislumbramos o futuro pós-pandemia com a retomada e o crescimento dos negócios. Para ficar alinhado e atualizado com essa nova era mais híbrida, flexível e sustentável, é importante conhecer as principais tendências da gestão financeira.
 
No pocket show “Novos caminhos, novas soluções”, realizado no último dia 20 de outubro, contamos com um super time de convidados para conversar sobre gestão financeira, tecnologia, sustentabilidade corporativa e diversidade.
A jornalista e apresentadora Valéria Almeida apresentou o evento abordando o cenário pós-pandemia, os desafios e as tendências da gestão financeira. Vamos aos highlights do pocket show!
 

Tendências da gestão financeira: nº1 - sustentabilidade

O primeiro aspecto trazido para o debate foi a sustentabilidade com a presença de Ana Oshiro, Business Advisor da SAP Concur, que destacou as duas vertentes desse tema: sustentabilidade empresarial e cultural.
 
“Hoje, estamos correndo atrás do prejuízo de ser mais sustentável e tem bastante incentivo das lideranças para ter redução de lixo, utilização de matéria-prima mais sustentável na linha de produção, entre outros. Então, a gente vê essa preocupação muito grande nas empresas pensando nos consumidores e investidores, já que as pessoas estão mais focadas em ter produtos de empresas que se preocupam mais com o meio ambiente”, comentou Ana.
 
Sobre a sustentabilidade cultural, ela acrescentou: “Quando temos um time totalmente diverso, podemos ter diversas informações e conhecimentos que geram uma mistura de características e proporciona o crescimento e desenvolvimento de habilidades na organização.”
 
Ana ainda falou sobre a importância de lidar com as diferentes gerações no trabalho. “Eu sou da geração millenial, meu chefe é da geração baby boomer e temos pessoas da equipe da geração Z. E isso traz desafios, porque as novas gerações querem trabalhar em empresas mais sustentáveis e as empresas também precisam se atualizar não só no lado da sustentabilidade empresarial, mas também no desenvolvimento de tecnologias. Afinal, essas gerações nasceram com a internet e necessitam dessas ferramentas.”
 

Tendências da gestão financeira: nº2 tecnologia e sustentabilidade

Ainda comentando sobre a tecnologia, a Business Advisor da SAP Concur explicou como a inovação auxilia para o mundo sustentável: “A tecnologia pode contribuir muito. Vimos o exemplo da pandemia em que muitas pessoas conseguiram trabalhar em home office e conseguimos ver um impacto sustentável em que tendo as tecnologias do computador e salas virtuais, a emissão de CO2 pelos carros no trânsito e a quantidade de poluição diminuiu.”
 
Ana também mostrou benefícios práticos das ferramentas tecnológicas. “Quando falamos sobre investimentos de digitalização e inovação, existe automação de processos, redução de custos, processo manuais passam mais digitalizados. Pensando para o lado da tecnologia em nuvem, segundo pesquisa da Accenture, organizações pequenas podem reduzir a emissão de carbono em até 90% e em grandes empresas, essa diminuição pode ser de até 30%. Ou seja, quando coloca na ponta do lápis, tem a redução do carbono e também a economia para os negócios”, afirmou.
 
E como a SAP Concur pode auxiliar neste cenário? Trata-se de uma ferramenta de gestão de despesas e viagens que integra processos como um todo, desde a solicitação de uma passagem de avião até a unificação com a parte de prestação de contas.
 
“Por exemplo, é possível fazer uma reestruturação de políticas de viagem. Em uma solicitação de voo, o funcionário pode ter a visibilidade de que determinado deslocamento pode não ser tão necessário, já que a ferramenta vai mostrar o quanto de CO2 está sendo emitido e quanto não sustentável é aquela viagem. Assim, pode-se instruir o funcionário por optar por uma reunião online”, destacou Ana.
 
“Além disso, é possível fazer a contratação de fornecedores verdes que tenham uma política ou foco em sustentabilidade. Com isso, engajamos os colaboradores nessa ideia de sustentabilidade e fomentamos essa mudança no dia a dia, trazendo muito mais reflexão na hora de tomar uma decisão”, completou.
 

Tendências da gestão financeira: nº3 mulheres na liderança financeira

Em um painel com mulheres líderes nas áreas financeiras, Julia Salgado, CFO da Buser Brasil, Magali Leite, CFO e Conselheira de Empresas, e Valéria Soska, Diretora da SAP Concur na América Latina, falaram sobre o momento das empresas nessa retomada pós-pandemia e os desafios e tendências da gestão financeira.
 
Magali comentou sobre a dificuldade do ambiente macroeconômico da gestão financeira no Brasil: “O principal desafio de fazer negócios no Brasil, independentemente da fase (esses dois anos foram só de maior turbulência), é o chamado Custo Brasil. É muito difícil fazer uma empresa dar resultado tendo uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem contar que a gente precisa lidar com um número excessivo de problemas, que só são resolvidos na esfera judicial.”
 
“Além disso, é um ambiente de instabilidade econômica, em que fazer orçamento empresarial, por exemplo, é muito complicado. Costumo dizer que o CFO brasileiro, as mulheres principalmente, são muito resilientes e provavelmente os mais eficientes do mundo. A gente é campeão de operar com tanta adversidade e ainda assim sair do outro lado, especialmente depois da pandemia, conseguindo gerar resultado para a empresa”, complementou.
 
Júlia, por sua vez, fez uma análise mais focada nos obstáculos enfrentados e gerados pela pandemia: “Uma dificuldade que não foi exclusiva da área financeira foi a gestão da equipe, com um time remoto. Também teve empresas que sofreram com retrações e precisaram se reestruturar, fazer acordos internos, com acionistas ou com credores.”
 
A CFO da Buser ainda falou sobre outros aspectos inerentes à gestão de equipe. “Os profissionais estão sofrendo com questões pessoais cada vez mais exigentes. Fora isso, no contexto de quem conseguiu empregar, tem a questão do alinhamento cultural, a necessidade de fazer engajamento e manter a equipe produtiva”, concluiu.
 
Valéria, por fim, enfatizou a importância de se adaptar e inovar: “Somado a todos os desafios da pandemia de mudança de hábitos, da maneira como interagir com sua equipe e com clientes, nós tivemos que nos reinventar em termos de oferta e eventos. Além disso, foi preciso cuidar da saúde mental da equipe e começar a combinar sobre como será o nosso futuro num esquema híbrido de trabalho”.

Conheça a SAP Concur

Para apoiar as tendências da gestão financeira, conte com uma solução inovadora de gestão de despesas e viagens fornecida pela SAP Concur, o SAP Concur Expense & Travel. Nossa ferramenta atua na gestão de gastos em todos os momentos, facilitando e otimizando os processos de prestação de contas, reembolsos e relatórios de despesas e dando maior visibilidade financeira para os gestores.
 
Também disponibilizamos ferramentas de auditoria para garantir maior transparência nos custos e identificar possíveis fraudes nos gastos corporativos. Em termos de viagens, ainda fornecemos funcionalidades para deslocamentos e viagens mais sustentáveis, e ferramentas para garantir o cuidado e a segurança dos colaboradores.
 
Quer conhecer mais detalhes sobre a solução da SAP Concur? Entre em contato agora mesmo!
 
E, para rever esse pocket show, sabendo tudo o que rolou em quase 2h de eventos, acesse aqui os “Novos caminhos, novas soluções”!