Sustentabilidade cultural nas empresas: o que significa e qual sua importância?

04/08/2021

Quando o termo sustentabilidade surge, logo pensamos em meio ambiente e na preocupação dos negócios com questões ecológicas e desenvolvimento sustentável. No entanto, existem diferentes aspectos relacionados aqui, como a sustentabilidade cultural nas empresas.
 
Não é tão comum ouvir falar sobre essa questão nas culturas organizacionais. Mas este pode ser considerado o quarto pilar da sustentabilidade, junto com a economia, o meio ambiente e a área social. Por isso, é fundamental conhecer de forma mais detalhada do que se trata a sustentabilidade cultural nas empresas, seus benefícios e como colocar em prática.
 

O que é a sustentabilidade cultural nas empresas?

Em geral, a sustentabilidade cultural corporativa é classificada como uma abordagem interdisciplinar. Esse requisito é voltado para destacar a importância das atividades atreladas à cultura dentro das empresas, aumentando o significado da cultura.
 
Vale lembrar que a inclusão da cultura como parte da sustentabilidade ocorreu somente em 2001. Essa implementação começou com o australiano Jon Hawkes, por meio do lançamento e divulgação do livro “The Fourth Pillar of Sustainability – Culture’s essential role in public planning” (em tradução livre, “O Quarto Pilar da Sustentabilidade – o papel essencial da cultura no planejamento público”).
 
Nesta obra, o autor ressalta o valor da cultura para ‘enriquecer’ as pessoas e melhorar a sua qualidade de vida, além de fortalecer as empresas, as políticas públicas e ajudar até no planejamento de um futuro melhor para a sociedade.
Inclusive, esse assunto passou a integrar a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável. O documento foi concluído em setembro de 2015, em Nova York, com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas complementares.
 
Essa agenda atingiu os pilares econômico, social e ambiental, mas envolveu também a cultura e a educação como estratégias elementares para alcançar essas metas.

Impacto da sustentabilidade cultural nas empresas

Com o investimento em práticas de sustentabilidade cultural nas empresas, é possível contribuir para a evolução e aprimoramento dos colaboradores. Uma vez que as pessoas ganham acesso a novas informações e recursos, possuem maior liberdade de expressão e podem desenvolver novas ideias e pensamentos. Dessa maneira, os profissionais podem aplicar esses conhecimentos, qualificações e novas aptidões adquiridas tanto em sua vida pessoal, como na sociedade e até nos aspectos profissionais.
 
Então, a cultura serve como ferramenta de educação e capacitação e pode trazer retornos em forma de maior inovação nas organizações, além obviamente do compartilhamento de ideias e informações. Ao mesmo tempo, com tais incentivos culturais das empresas, os colaboradores se sentem mais valorizados, motivados e satisfeitos. O que pode auxiliar na retenção dos funcionários. E ainda é possível melhorar a imagem do negócio no mercado, junto a clientes, fornecedores, acionistas, investidores e demais stakeholders, atraindo mais talentos e investimentos.
 

Principais aspectos relacionados à sustentabilidade cultural nas empresas

Apesar da cultura estar muito associada no imaginário popular a livros, exposições, teatro, cinema e afins, suas atividades podem ser desenvolvidas e aplicadas dentro da realidade empresarial. Então, de olho em todo esse cenário, as empresas podem adotar algumas ações de sustentabilidade cultura, como por exemplo:
 
  • Diversidade cultural: selecionar e contratar colaboradores com diferentes conhecimentos, formações, gerações e aptidões culturais.
  • Incentivo de ações sociais: é possível unir as atividades culturais com a comunidade no entorno das empresas, incentivando a promoção de ações e exposição de trabalho das pessoas da comunidade dentro da organização. O que pode gerar uma grande troca de conhecimento e experiências entre todos.
  • Educação e desenvolvimento de habilidades: a cultura pode funcionar como instrumento educativo para relacionar novos conceitos e conhecimentos com as diversas áreas e setores do negócio.
  • Consumo responsável e preocupação ambiental: as práticas culturais podem servir de conscientização, apoio e reforço sobre o consumo responsável, que permite minimizar os impactos ambientais.

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