Modelo de recibo: o que é e como emitir?

08/06/2022

O modelo de recibo é um documento que comprova pagamentos e ajuda a área de contabilidade a se organizar. O controle interno é muito importante para que a empresa mantenha o financeiro sem prejuízos.

Enquanto a digitalização de recibos não for adotada pela instituição, o modelo de recibo deve ser feito à mão ou em um arquivo escrito no computador.
 
No blog de hoje, explicaremos o que é o modelo de recibo e como emitir. Acompanhe!
 

O que é modelo de recibo?

O modelo de recibo é a comprovação de que houve uma transação financeira. Ele garante os direitos de quem prestou ou vendeu serviço. Essa é uma das maneiras mais práticas de registrar entrada e saída de dinheiro. E por ser tão usado pelas empresas, o recibo precisa de controle por parte da área financeira. Por isso, com um modelo padrão, as instituições ganham em tempo e em organização para gerenciar esses gastos.
 
No tópico a seguir, saiba como emitir modelo de recibo.
 

Como emitir modelo de recibo?

Para que a sua empresa possa ter um modelo de recibo padronizado, é preciso seguir algumas dicas de criação para evitar falhas.

1- Dê um nome ao documento

A primeira etapa é nomear o documento. Algumas opções são: “Recibo”, “Recibo de Pagamento” ou “Declaração de Pagamento”.

2- Descreva o recebimento

O segundo passo é descrever todo o recebimento, com informações precisas como o exemplo abaixo: Eu, (nome da pessoa ou empresa que receberá o pagamento), recebi de (nome da pessoa ou empresa que fez o pagamento) a importância de (valor pago, sempre na forma de R$ xxx,xx), pelos serviços de (liste todos os serviços prestados, produtos adquiridos ou a razão pela qual está sendo pago, incluindo detalhes de parcelamento)

3- Escreva os valores por extenso

É sempre recomendável que o valor número seja escrito por extenso. Exemplo: R$100,00 (cem reais) pois, de acordo com a lei, em casos de haver problemas na leitura, ou divergência entre os valores, o que prevalece é o que está por extenso.

4- Coloque data, local e assine

Os itens finais são data, local e a assinatura. Também pode ser colocado CPNJ da empresa, profissão e estado civil para a melhor identificação das partes. Esses são os conteúdos primordiais que deve ter em um modelo de recibo, mas a sua instituição pode adicionar outros pontos que sejam cabíveis a ela.

Conheça o SAP Concur Expense!

O SAP Concur Expense pode ajudar a sua empresa a como contabilizar ajuda de custo. Consistindo em um sistema de gestão de despesas, o SAP Concur Expense é intuitivo e responsivo, valorizando diretamente a experiência dos colaboradores e se adaptando a qualquer dispositivo.
 
Com recursos inovadores, o SAP Concur Expense simplifica a gestão dos gastos realizados, assim como digitalização dos comprovantes de despesas, elaboração dos relatórios e validação das solicitações de reembolsos.