Isso nem é assustador. 

Há alguns anos, publicamos um artigo técnico intitulado “Os robôs estão chegando”. O artigo atraiu atenção significativa porque, embora tenha sido sobre o avanço da inteligência artificial e do machine learning (aprendizado de máquina) e sua capacidade de separar oceanos de dados, automatizar processos de negócios manuais e informar instantaneamente as decisões de negócios, o artigo explorou o medo do ser humano de ser substituído (ou, você sabe, superado) por máquinas.  

Bem, os robôs estão aqui.  

No artigo técnico mais recente Os robôs estão aqui, agora exploramos a onipresença da inteligência artificial e do machine learning nos negócios. E a notícia não é apenas boa, está ficando ainda melhor. Então não, não é assustador.  

A tecnologia inteligente não está apenas abastecendo nossos smartphones e aprendendo a dirigir nossos carros, está funcionando nos bastidores dos negócios – gerenciando práticas de back-office de maneiras que dificilmente poderíamos ter imaginado há apenas alguns anos.  

 

A inteligência artificial não está assumindo nossos trabalhos, mas sim assumindo riscos.  

Digamos que você tenha 10.000 colaboradores. Provavelmente, você tem 10.000 interpretações diferentes de suas políticas de gastos. No entanto, essas pessoas estão lá todos os dias, gastando o dinheiro da sua empresa. Estão viajando (ou voltarão a viajar em breve), estão acumulando despesas e, embora suas políticas mantenham as coisas (na maior parte) sob controle, há inúmeras maneiras de colocar a sua empresa em risco inadvertidamente. Isso nem inclui os processos de faturamento e a infinidade de oportunidades para erros.  

Agora imagine se tudo fosse manual e a única maneira de revisar fosse ler tudo fisicamente.  

Muito bem, esse é um pensamento muito assustador. É por isso que é bom saber que certas soluções têm inteligência artificial e machine learning integrados e incorporados para evoluir junto com sua empresa. Porque os “robôs inteligentes” que trabalham para você não precisam piscar, eles não tiram folga e não perdem nada. Eles apenas destacam o que você precisa saber sobre seus gastos, para que você possa agir. E como eles se aprimoram continuamente, é mais fácil melhorar continuamente sua empresa.  

 

Os robôs não enganam.  

É claro que os auditores podem amar seus trabalhos (e certamente não os culpamos por isso), mas ninguém – ninguém – vai olhar cada item de linha, examinar cada transação e verificar todas as coisas quanto a erros e fraudes diretas. Ninguém tem tanto tempo. Em vez disso, eles fazem amostras de 10-20% das transações e esperam o melhor. Então, quando alguém comete fraude, as probabilidades estão a favor dele. Na verdade, uma fraude de despesas normalmente continua por dois anos completos antes de ser percebida.  

Quanto você acha que isso custa para você?  

A auditoria manual de 100% de suas despesas e faturas não é viável. Mas com a solução certa, a tecnologia inteligente pode analisar tudo em um instante. Dessa forma, seus auditores e outros tipos de profissionais credenciados têm tempo para resolver os problemas descobertos pela inteligência artificial, em vez de se desfazerem aleatoriamente deles.  

 

Você simplesmente não é tão bom com os impostos quanto eles são.  

Claro, você pode ser um especialista em impostos. Até mesmo um dos melhores. Mas com impostos sobre bens e serviços, impostos harmonizados sobre vendas, impostos sobre valor agregado afetando você de diferentes maneiras em diferentes países em diferentes dias, é impossível acompanhar. As empresas muitas vezes têm equipes inteiras para acompanhar as mudanças nas regras e regulamentos, mas bilhões ainda são desperdiçados (54% do IVA não reclamado aumenta rapidamente).  

E com tanto dinheiro em jogo, a última coisa que você quer fazer é se descuidar de seus impostos.  

Tecnologias inteligentes, quando incorporadas com conhecimento fiscal, podem digitalizar todo o processo de conformidade, verificando automaticamente as transações em relação às regulamentações fiscais locais para encontrar oportunidades significativas de recuperação. 

Então sim, os robôs estão aqui. Eles podem já estar trabalhando para você. E a única coisa que deve deixar você nervoso é como você viveu sem eles. Obtenha os detalhes ao fazer download do artigo técnico.