Sua empresa tem uma gestão estratégica de negócios? Coloque em prática em 7 passos

18/08/2021

É normal que os gestores pensem em desenvolver práticas mais eficientes, inteligentes e estratégicas para as empresas, mas não saibam como colocar isso em prática. Por isso, a gestão estratégica de negócios tem um papel bastante relevante.
 
Afinal, esse gerenciamento estratégico envolve desde o planejamento e a elaboração de projetos até o acompanhamento das ações, processos e estratégias, análise dos resultados de acordo com as metas de negócios, revisão e ajuste das operações. Com isso, é possível otimizar a gestão empresarial e tornar a empresa mais eficiente, contribuindo para aprimorar o planejamento, obter melhores resultados e alcançar o crescimento. 
 
Vale destacar que a gestão estratégica de negócios deve abraçar todas as áreas da empresa, com sua metodologia sendo aplicada nos departamentos financeiro, administrativo, de vendas, RH, TI e outros. Ou seja, a ideia é englobar todos os processos internos que são relacionados com a estratégia e os objetivos do negócio.
 

Quais os principais benefícios da gestão estratégica de negócios?

Na prática, os principais impactos positivos são tornar a empresa mais lucrativa e bem-sucedida. Mas, além de conquistar esses resultados, é possível atingir outras inúmeras vantagens com a implementação de uma gestão estratégica de negócios adequada, como por exemplo:
  • Padronização e otimização de processos;
  • Planejamento mais assertivo das ações;
  • Ganho de tempo e maior produtividade;
  • Redução de custos;
  • Melhora da alocação de recursos e investimentos;
  • Análise dos problemas internos;
  • Identificação de oportunidades;
  • Melhor controle e visibilidade dos processos e estratégias;
  • Adesão de tecnologias e inovações que vão ajudar nas operações e gestão;
  • Digitalização e modernização da empresa, tornando o negócio mais inteligente.
Tudo isso permite que os gestores tenham dados completos sobre os diferentes setores e possam tomar decisões embasadas. Como consequência, você consegue garantir maior competitividade frente ao mercado.
 

7 passos para desenvolver uma gestão estratégica de negócios

Para alcançar todos esses objetivos, é fundamental começar a implementação da gestão estratégica. Por isso, separamos aqui um passo a passo. Confira:

1. Definir a visão

Em primeiro lugar, é preciso entender a visão da empresa para o futuro com objetivo de direcionar as atividades, estratégias e planejamentos, de olho no posicionamento de mercado e com foco nos clientes.

2. Estruturar o planejamento da estratégia

A partir das informações coletadas acima, o responsável pela gestão estratégica pode analisar a situação atual da empresa, os problemas enfrentados, o que precisa ser mudado e os recursos necessários para atingir aquele objetivo de longo prazo. Com isso, é possível iniciar o planejamento da estratégia.

3. Implementar os processos e operações

Depois de olhar para o macro com o planejamento, é hora de ir para o micro. Ou seja, a gestão estratégica de negócios deve delimitar os processos e operações eficientes, produtivos e adequados a cada setor e cada colaborador para realizar os projetos e/ou serviços com máxima qualidade, agilidade e economia.

4. Comunicar a estratégia e engajar a equipe

Com o desenho da estratégia, é importante que todas as ações, atividades e processos relacionados estejam claros para todos os colaboradores. Além disso, não se esqueça de comunicar tal planejamento e objetivos para todos, mostrando inclusive suas responsabilidades individuais para ajudar a atingir a meta da organização.
 
Com essa transparência na comunicação, certamente, os colaboradores se sentirão mais envolvidos, engajados, comprometidos e motivados para alcançar os resultados. O que cria uma sólida cultura de participação.
 

5. Estabelecer os indicadores de desempenho

Não adianta ter todos os processos dentro da estratégia e não monitorar sua execução. Assim, você não saberá se deu certo ou não os esforços realizados. Por isso, é fundamental ter indicadores de desempenho para mensurar todas as atividades, tempo dedicado, esforços, produtividade e resultados.
 
Dessa forma, é possível enxergar se a empresa está no caminho certo ou se os gestores devem revisar os planos.

6. Avaliar as atividades da equipe e dar feedback

Do mesmo jeito que os indicadores de desempenho podem mostrar os resultados principais das estratégias estipuladas, eles também podem ajudar a acompanhar as atividades diárias executadas pela equipe. Desse modo, a gestão consegue se manter próxima das operações e dar um feedback para os colaboradores, identificando se tudo está ok e fazendo os ajustes e correções necessárias.

7. Investir em tecnologias e inovação

Independentemente de quais sejam os objetivos na empresa, uma gestão realmente estratégica preza pelo uso de ferramentas que vão impulsionar os resultados.
 
Então, tanto para o controle de RH, TI e Vendas, como para a gestão financeira, de despesas dos colaboradores, de viagens corporativas e outras, as tecnologias são um investimento necessário para organizar a casa. Por meio delas, é possível obter maior automação, eliminação de desperdícios, erros e atividades manuais, minimização de riscos, manutenção de despesas dentro dos limites e diversos benefícios.
 

Como a SAP Concur pode ajudar na gestão estratégica de negócios

Como falamos, são diversas as soluções que podem e devem ser adotadas pelas empresas de olho na gestão estratégica, nos resultados alcançados e no retorno do investimento. Neste sentido, a SAP Concur é uma ferramenta indispensável para o seu negócio.
 
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