Gerente de viagens corporativas: até onde você irá conduzir as viagens em um mundo pós-pandêmico?

11/11/2021

Você, gerente de viagens corporativas, ajudou a manter seu negócio em pé, enquanto assegurou que os colaboradores estivessem se sentindo seguros, felizes, saudáveis e produtivos. Você descobriu como trabalhar em casa e como transformar sua empresa com agilidade, quando as restrições da Covid-19 ameaçaram virá-la de cabeça para baixo. Você se engajou com sua força de trabalho itinerante e fez o melhor uso da videoconferência. 

Bom trabalho. Sério. 

Mas e agora? Como você está migrando da sobrevivência para a liderança do setor? Como você irá retornar às ruas para que possa estar à frente? 

O fato é que você irá colocar as viagens de volta no mapa e fazer as coisas de forma diferente. Por quê? Porque a maneira antiga de ir de A para B não funciona mais e – isso é especialmente importante – todos estão sabendo.

Seus executivos, seus viajantes, seus clientes, sua concorrência – todos eles estão esperando para ver como você se adapta à próxima era das viagens corporativas. Como você torna o processo mais seguro. Como você o torna mais eficiente e conveniente. Como você o torna sustentável. Como, em outras palavras, você restabelece a dinâmica dos negócios repensando as viagens de negócios. Então, o que você faz primeiro?

Leia também: Os processos das viagens corporativas continuam mudando: conheça os desafios e se adapte

O que pensa o gerente de viagens corporativas para o pós-pandemia?

Gerente de viagens corporativas, como você, que é adepto a arregaçar as mangas, dirá que isso se resume a dois elementos: conformidade e flexibilidade.

Flexibilidade

Você tem que dar aos viajantes espaço para que eles planejem as viagens da maneira que quiserem, para que possam se sentir seguros e, portanto, produtivos. Você também quer oferecer a liberdade de reservar viagens da maneira que funciona melhor para eles – nos aplicativos que eles amam e com os fornecedores que eles preferem. Isso melhora a experiência em trânsito e, novamente, resulta em viagens positivas e mais produtivas. 

Saiba mais: Como melhorar a experiência do colaborador nas viagens e deslocamentos

Conformidade

Mas a flexibilidade, mesmo agora, certamente deve ter seus limites. Você precisa ser capaz de otimizar o controle de custos, prever as despesas, supervisionar os itinerários e gerenciar o dever de cuidado

Esses elementos não mudaram e, na verdade, se tornaram ainda mais importantes à medida que deixamos a Covid-19 para trás. As regras, regulamentações e restrições que seguíamos antes são ainda mais restritivas agora, tornando a conformidade ainda mais crítica. 

Como unir conformidade e flexibilidade

Equilibrar a conformidade e a flexibilidade pode parecer uma corda bamba, mas as organizações que atingirem esse objetivo vão melhorar a confiança junto aos seus viajantes e podem gerar economias substanciais. 

E, para alcançar esse equilíbrio, você, gerente de viagens corporativas, pode seguir os passos apresentados nesta folha de dicas de conformidade, compilada recentemente. Os principais pontos que você deve considerar são:  

  • Adicionar pré-aprovações ao processo de viagens; 

  • Usar ferramentas para registrar reservas diretas; 

  • Observar mais de perto a quilometragem e trabalhar em colaboração mais estreita com a área financeira para garantir que as cobranças críticas estejam recebendo a análise correta, promovendo o compliance financeiro

  • Monitorar e relatar todas as despesas para que as empresas saibam onde estão em termos de controle do orçamento e cumprimento das várias regulamentações em constante mudança. 

As empresas que estão trabalhando no equilíbrio entre conformidade e flexibilidade estão tirando proveito da tecnologia para gerenciar as viagens de maneiras que nunca poderiam ter imaginado antes. Elas estão literalmente moldando o futuro e você está convidado a se juntar a elas. Até onde você irá? 

Conheça a SAP Concur

Para ajudar você, como gerente de viagens corporativas, a promover maior flexibilidade, segurança, dever de cuidado, sustentabilidade e conformidade nos deslocamentos, conte com uma solução completa de gestão de despesas e viagens.

A SAP Concur disponibiliza uma ferramenta inovadora que permite cuidar de todos estes aspectos, gerenciando os gastos, automatizando processos de reembolsos, facilitando o planejamento de viagens e garantindo a conformidade com as políticas.

O SAP Concur Travel & Expense é a plataforma que o seu negócio precisa para cuidar das viagens, despesas e da melhor experiência do colaborador viajante, tudo de olho no futuro pós-pandemia.

 

Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!